Primeira Divisão

Pekerman na albiceleste: a especulação do momento

pekerman01

Enquanto não se define a situação de Alejandro Sabella com a AFA, rumores não param de aparecer. Muitos nomes já foram ventilados como possíveis “plano B” de Julio Grondona. Na ausência de informações da entidade máxima do futebol argentino, nomes aparecem e somem da lista de possíveis candidatos. O mais mais recente a aparecer na lista é José Pekerman.

Mas a AFA nega todos os rumores e garante não haver plano B. O certo é que o trabalho de Alejandro Sabella foi bem avaliado pela entidade, que investe tudo em sua continuidade. Alguns jornalistas argentinos asseguram que houve uma reunião no último fim de semana entre o treinador e Julio Grondona. Sabella teria dito que não pretende continuar. Está cansado da pressão de treinar a seleção, e sabe que após o vice no Brasil, teria de ser campeão na Russia. O presidente da AFA teria pedido para o treinador continuar, e Sabella ficou de pensar, segundo esses mesmos jornalistas.

O primeiro nome citado como “plano B” foi Gerardo Martino. Um cartola da federação paraguaia afirmou que Tata estaria já fechado com a AFA. Muitos deram como certo que o ex treinador do Barcelona seria convidado, caso Sabella declinasse do convite para seguir. Mas lentamente seu nome começou a sair do centro das especulações. Em seguida veio o nome de Ramón Díaz, em grande medida pela intensa movimentação de seu agente, que percorreu muitos meios de comunicação para informar que o Pelado aceitaria um convite da AFA.

Diego Simeone, um dos melhores treinadores da última temporada, chegou a ser mencionado, mas logo ficou claro que o Cholo não deixaria o Atletico. Assim, o nome de Miguel Angel Russo passou a ser o mais citado entre os possíveis substitutos de Sabella. Seu nome agrada a Julio Grondona, e principalmente a Carlos Bilardo, coordenador de seleções da AFA. Russo foi jogador de Bilardo no Estudiantes na conquista do Metropolitano de 1982. Mais que isso, o técnico do Rosário Central é discípulo declarado do Narigón. Todos esses elementos são comuns a Sabella, que também jogava naquela equipe e é um membro destacado da escola bilardista de técnicos.

O novo nome especulado é José Perkerman. O treinador da seleção colombiana treinou a seleção argentina entre 2004 e 2006, saindo eliminado de forma invicta do mundial da Alemanha. Fez ótimo trabalho com os cafeteros, levando a Colômbia pela primeira vez às quartas de final de um mundial. Sua situação com a federação colombiana é a mesma de Sabella com a AFA: sua continuidade é desejada pelos cartolas, mas ainda não houve definição do treinador. Por isso surgiram especulações sobre uma eventual negociação entre Grondona e Pekerman, mas a própria filha do treinador desmentiu veementemente a informação no twitter.

No entanto, é importante separar informação de especulação. O que há de seguro é: a AFA quer a continuidade de Sabella, e investe todas as suas fichas nisso. O treinador não pretende continuar, por estar cansado da pressão associada à função. O mais provável é que não fique, mas não há definições. Todo o resto é especulação, algumas fundadas em elementos sólidos, e outras parecem apenas balões de ensaio ou exercícios de advinhação.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.