Especiais

115 anos do primeiro título do Belgrano Athletic

Alianelli 2010
Belgrano Athletic em jogo de rúgbi contra o clube que destronou há 115 anos, o Lomas Athletic, que também retirou-se do futebol após rebaixamento no início do século XX para focar-se na bola oval

Fundado em 1896, o Belgrano Athletic Club é uma das mais tradicionais instituições esportivas da Argentina, e meteoricamente foi campeão argentino só dois anos depois da fundação. Esse primeiro dos seus três títulos no campeonato de futebol completou ontem 115 anos e quebrou a maior hegemonia até então já vista, a do Lomas Athletic. O Belgrano também seria a única equipe párea ao todo-poderoso Alumni, que despontou a partir do ano seguinte.

O clube surgiu na ferrovia que ligava Buenos Aires a Rosario, em empresa cujo time de futebol já havia competido no campeonato argentino, nas primeiras edições dele, em 1891 (quando ficou em terceiro) e 1893 (quando ficou em quinto e último, sendo desafiliado). A estreia do Belgrano Athletic veio já no ano de fundação, ficando em quarto. A evolução se fez notar em 1897: ficou em terceiro, a um ponto do campeão Lomas. Em 1898, de novo em terceiro, ficou a três dele. Os lomenses haviam chegado a um hexa seguido, se for contabilizado o título de 1896, obtido pela Lomas Academy, virtualmente o time B.

O campeonato de 1899 começou com crise. Três participantes da edição anterior não renovaram participação: United Banks, Palermo Athletic e o Banfield, que se inscreveu na segunda divisão, instalada a partir daquele ano. Dessa forma, só os outros quatro membros seguiram para a disputa: Belgrano, Lomas, Lanús Athletic (sem ligação com o atual Lanús) e Lobos Athletic, na que foi a edição mais vazia do Argentinão até hoje, algo acentuado por dois jogos em que Lanús perdeu por W.O. ao não se apresentar, contra Lobos e Lomas. Percy Hooton, jogador do Belgrano, foi artilheiro marcando só 3 gols, por exemplo.

Dentre outros jogadores do campeão, destaque também a A. Addecot, Eduardo Duggan e, sobretudo, Carlos Dickinson, que em 1902 teve a honra de marcar o primeiro gol oficial da história da seleção argentina. Contamos a respeito aqui. Os três estiveram no jogo-embrião da seleção, em 1901, que contou ainda com Jorge Dickinson (irmão de Carlos) e Harold Ratcliff, fazendo do Belgrano o clube mais representado nessa ocasião. E Carlos Dickinson, curiosamente, fez o primeiro gol argentino nesse jogo também.

Apesar dos poucos competidores, o amadorismo e a logística mais precária da época alargou relativamente a duração do campeonato, iniciado em maio e finalizada naquele 9 de setembro de 115 anos atrás. O Lobos continha um time com nomes importantes para os anos seguintes (detalhamos aqui); havia sido o vice para o Lomas no ano anterior. E novamente teve de se contentar com o vice. O Belgrano terminou invicto: em seis jogos, venceu os cinco primeiros e empatou o derradeiro, exatamente contra o Lobos, na rodada final. No primeiro turno, havia vencido-o em casa por 2-1 e no returno segurou o 0-0 do título.

Aquela “final”, curiosamente, tinha mando do Lobos, mas foi disputada no bairro portenho de Belgrano onde o campeão, como indicado no nome, se criara. Mas foi no campo da English High School, cujo fundador, o escocês Alexander Watson Hutton, é considerado também “o pai do futebol argentino” por ter sido personagem ativo na recriação do campeonato em 1893, após o insucesso de uma edição para 1892 decretar a extinção da primeira associação argentina. A escola já havia competido na liga.

A partir de 1900, a liga desafiliou o Lobos, cuja cidade era distante demais para a logística dos demais clubes amadores, segundo reclamação destes. O Lobos ainda existe, mas a medida atrofiou seu futebol. Muitos de seus jogadores passaram a jogar pela English High School e por ela enfim seriam campeões argentinos em 1900. A EHS passaria a se chamar Alumni em 1901 e venceria outros nove campeonatos até retirar-se das disputas, em 1911. Só o Belgrano (curiosamente, seu jogador-símbolo Carlos Dickinson era ex-aluno da EHS e seu irmão Alfredo defenderia o rival) conseguia brecar as sequências do vizinho; foi campeão em 1904 e em 1908, ano em que seu campo, ainda situado no mesmo endereço na rua Virrey del Pino, recebeu o primeiro jogo do Boca Juniors no campeonato argentino, mas pela segunda divisão: explicamos anteontem aqui.

Se o futebol da Grande Buenos Aires é caracterizado por formar rivalidades a partir da vizinhança de bairros, pode-se dizer que a primeira delas foi entre esses dois clubes do bairro de Belgrano. Alumni e Belgrano Athletic não competem mais no futebol – o Athletic desativou o seu após ser rebaixado em 1916 – e sim em outro esporte bretão, o rúgbi. O Belgrano, aliás, foi um dos cinco fundadores da União Argentina de Rúgbi, naquele mesmíssimo 1899, juntamente do mesmo Lomas a quem retiraria a soberania no futebol e também do Buenos Aires FC e do Rosario Athletic, e orgulha-se de ter revelado Lisandro Arbizu, o jogador mais vezes capitão dos Pumas, a seleção argentina da bola oval.

Outra importância histórica sobre o Belgrano Athletic no futebol é que ele foi o primeiro clube argentino campeão internacional, em torneio de 1900. Mas os detalhes dessa estória ficam para o ano que vem. Já escrevemos em outra ocasião sobre o clube auricastanho neste outro Especial.

belgrano
Campo do Belgrano Athletic, o mesmo desde o século retrasado, viu o primeiro jogo do Boca Juniors no campeonato argentino. À direita, o mencionado Lisandro Arbizu

Caio Brandão

Advogado desde 2012, rugbier (Oré Acemira!) e colaborador do Futebol Portenho desde 2011, admirador do futebol argentino desde 2010, natural de Belém desde 1989 e torcedor do Paysandu desde antes de nascer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.