EstudiantesPrimeira Divisão

Estudiantes anuncia contratação de lateral brasileiro

Após cinco anos, um jogador brasileiro irá jogar na primeira divisão do Campeonato Argentino. O Estudiantes de La Plata anunciou nesta sexta-feira a contratação do lateral esquerdo Diogo Silvestre de 26 anos que atuava pelo Peñarol-URU. Natural de Paranavaí-PR, Diogo foi revelado nas categorias de base do São Paulo e teve passagens por Goiás, Anderlecht-BEL e Sporting Braga-POR até chegar ao Peñarol onde foi campeão nacional na temporada 2015-2016.

O lateral chegou ser titular da Seleção Brasileira sub-20 no Mundial da categoria disputado no Egito em 2009, onde a Seleção foi vice-campeã com jogadores como Oscar, Paulo Henrique Ganso e Douglas Costa, hoje no futebol europeu.

0,,23588917-EXH,00
Na Seleção, Diogo foi vice-campeão Mundial sub-20. (Foto: Reuters)

Diogo foi apresentado pelo presidente Juan Sebástian Verón em City Bell e falou de sua alegria em atuar em um clube como o Estudiantes. “Quando essa possibilidade surgiu dias atrás fiquei animado, pois será uma experiência muito interessante. Sei que tenho que brigar pelo meu lugar aqui, mas estou disposto e venho mostrar meu trabalho”, declarou. Diogo será o terceiro brasileiro a vestir a camisa do Estudiantes. Antes, Paulinho de Almeida em 1961 e Aguirregaray (nascido em Porto Alegre, mas naturalizado uruguaio) atuaram pelo León.

O Estudiantes estréia no Campeonato Argentino no domingo, 28 diante do Tigre fora de casa. E o time já tem vaga garantida na Libertadores de 2017.

diogosvl
Após passagem frustrada na Europa, Diogo virou ídolo no Peñarol, onde foi campeão na última temporada

 

Brasileiros na Argentina

Desde 2011 a Primeira Divisão da Argentina não conta com um jogador brasileiro sequer. O último foi o atacante Emilson Roberval que atuou pelo San Martín de San Juan e que deixou o clube após problemas na justiça argentina. Roberval, como é conhecido, continua no futebol argentino e hoje atua pelo Juventud Alianza de San Juan do Torneo Federal B, equivalente a quarta divisão do campeonato nacional.

Cp16MrbWcAALaMI
Roberval (camisa 7) hoje no Alianza de San Juan, da quarta divisão argentina.

O futebol argentino já recebeu diversos atletas brasileiros durante a história, sendo o Boca Juniors o destino principal. Na última década jogadores como Iarley, Baiano, Jorginho Paulista e Luiz Alberto integraram o elenco Xeneize. Talvez a passagem mais marcante de um brasileiro seja a de Silas, campeão argentino no San Lorenzo quando marcou 24 gols em 95 jogos.

Alexandre Silva

Quase ex-jornalista. Apresentador e repórter na Rádio Transamerica BH, mineiro e torcedor da Seleção Argentina desde a Copa de 98. @AlexandreSilva8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.