Primeira Divisão

Argentinos, San Martín e Rafaela: um deles será rebaixado

1564413_3_2012429_2_24_33

A última rodada do Torneio Final ainda reserva muitas emoções e dramas às equipes envolvidas com o descenso. Após o histórico rebaixamento do Rojo à B Nacional, três clubes ainda lutam pela última vaga na elite. Tratam-se de Argentinos, San Martín e Atlético de Rafaela. Várias coincidências os marcam, como o fato de que serão visitantes, além de outra difícil realidade: a de que todos terão verdadeiras pedreiras pela frente. Vejamos.

A 19ª rodada do Torneio Final não poderia ser mais dramática para três clubes na Argentina, Atlético de Rafaela, San Martín de San Juan e Argentinos Juniors. O mais confortável nos promédios é o Rafaela, que acumula 1.240 e que precisa apenas de um empate para se salvar do descenso. O pior caso é do famoso Bicho do bairro de Paternal. O clube apresenta promédios de 1.212 e precisa vencer para não ficar na dependência do Verdinegro de San Juan.

O San Martín era um clube que caminhava em queda livra para o inferno do descenso. Foi então que o técnico Forestello conseguiu oferecer um padrão de jogo à equipe e ela pouco a pouco foi se recuperando na competição. Ainda assim, foi necessário uma calculadora para apontar a vantagem do Verdinegro, nos seus promédios, em relação ao Argentinos. Com 1.213, o Verdinegro também precisa vencer para não ficar na dependência do Bicho.

Inusitada é a situação que marca essas duas última equipes. Caso Argentinos e San Martín vençam seus jogos, o conjunto de San Juan permanece na elite e o Bicho cai. Caso ambas empatem, uma partida será disputada por elas para definir o último rebaixado. Porém, se tanto Argentinos quanto San Martín perderem seus embates, quem vai à B Nacional será o Verdinegro. Só que além disso, todas as três equipes têm problemas semelhantes para a última rodada do Torneio Final.

Todos serão visitantes para clubes de peso. O Argentinos visitará o Newell´s, no Coloso Marcelo Bielsa; o San Martín vai ao Monumental de Núñez, encarar o River Plate, enquanto o Rafaela será o convidado do Vélez Sarsfield, no Amalfitani. Os três jogos ocorrerão no domingo, dia 23 de junho, às 15h15. Todos os confrontos serão televisionados para a Argentina.

Dessas equipes, o Rafaela é um clube que passa por vários questionamentos internos, desde que o antigo presidente, Ricardo Tettamanti, deixou o cargo, alegando a mudança de norte da instituição, que abandonava outros esportes para priorizar somente o futebol. Sua honestidade foi tocante, mas deixou La Crema nas mãos justamente de cartolas oportunistas. O San Martín ainda luta pela elite desde que deixou a B Nacional, em 2011. Já o Argentinos vive a maior briga interna, entre os três.

De um lado está a ala mais jovem, e que reclama de Luis Segura o seu abandono à política de valorização da base, responsável por elevar o patamar futebolístico do clube, além de revelar nomes históricos para o futebol do país. A crise se intensificou recentemente e deve provocar a saída de Segura do cargo, ao fim de seu mandato. A queda do Bicho marcaria outra derrota para o futebol argentino, no sentido de que seria o segundo clube campeão da Libertadores a ser rebaixado na mesma temporada.

O Bicho foi campeão em 1985, além de acumular o título da Copa Interamericana, em 1986. O time que assustou o mundo em 1985 só não foi campeão mundial porque de certa forma a Fortuna direcionou seus olhares à Juventus, da Itália. O que a ala jovem alega é que em nome daquela esquadra o clube jamais deveria mudar sua política de revelação, de contratação de nomes pouco afeitos à camisa do clube, além da venda muito cedo das promessas que ainda saem das canteiras da Paternal.

Entre as promessas que se foram recentemente estão Nícolas Navarro, Gonzalo Prósperi, Ciro Rius, Matias Laba, entre outros. Dos 37 atletas que hoje estão à disposição de Caruso Lombardi, 17 são das canteiras, mas poucos deles entre os titulares. Desta forma, a “guerra” interna nos bastidores do clube é da mesma estirpe da que os atletas travam no campo de jogo, com os rivais.

Veja a situação dos promédios de todos os envolvidos com o rebaixamento

Argentinos Juniors
Promédios atuais: 1.212
Com vitória: 1.228
Com empate: 1.210
Com derrota: 1.201

San Martín de San Juan
Promédios atuais: 1.213
Com vitória: 1.236
Com empate: 1.210
Com derrota: 1.197

Atlético de Rafaela
Promédios atuais: 1.240
Com vitória: 1.263
Com empate: 1.236
Com derrota: 1.223

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + onze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.