Primeira Divisão

Mudanças de treinadores viram rotina no futebol argentino

O Campeonato Argentino de 2016/2017 da Primeira Divisão possui 30 equipes, pelo menos 10 a mais do que os maiores campeonatos disputados do mundo. Mas dessas 30, somente 4 conseguiram manter o mesmo treinador desde o início da temporada até agora. O River Plate com Marcelo Gallardo, Lanús com Jorge Almirón, Patronato com Rubén Forestello e o Estudiantes com Nelson Vivas foram as únicas equipes que passaram o ano com o comando técnico intacto. O quinto treinador que está no cargo desde o começo do ano é Frank Kudelka do Talleres de Cordoba, porém com a ressalva de que o time subiu para a primeira divisão no meio deste ano.

Em 14 rodadas disputadas no segundo semestre de 2016 já aconteceram 18 trocas de treinadores, sendo quatro delas na última rodada do campeonato no domingo dia 18: Gabriel Milito (Independiente) Ricardo Zielinski (Racing), Sebastián Mendez (Godoy Cruz) e Lucas Bernardi (Arsenal). Os números podem aumentar, já que Omar de Felippe do Vélez Sarsfield balança fortemente no cargo e já teria se colocado a disposição da diretoria para conversar. 

Lucas Bernardi começou e terminou o ano da mesma maneira: deixando o comando técnico.

 

No torneio de transição no início do ano foram 17 mudanças, sendo 12 durante o campeonato e mais 5 após o término. A primeira mudança do ano foi no Newell’s Old Boys com a saída de Bernardi em 15 de fevereiro, após a derrota da equipe de Rosario para o rival por 2-0 na abertura do Torneio Transición. Bernardi seria substituído por Diego Osella, que seis dias depois deixaria o Olimpo de Baía Blanca na derrota de 1-0 para o Gimnasia.

Neste campeonato que se iniciou no final do mês de agosto as 18 mudanças foram:

Rodada 1: Claudio Úbeda (Racing, interino)

Rodada 4: Eduardo Domínguez (Huracán) e Christian Bassedas (Vélez)

Rodada 8: Fernando Quiroz (Aldosivi), Leonardo Madelón (Unión) e Gabriel Schurrer (Sarmiento)

Rodada 9: Sergio Rondina (Arsenal) e Carlos Mayor (Temperley)

Rodada 10: Juan Manuel Azconzábal (Atlético Tucumán), Ariel Holan (Defensa y Justicia) e Esteban González (Belgrano)

Rodada 11: Pablo Lavallén (San Martín de San Juan)

Rodada 12: Ricardo Caruso Lombardi (Huracán) e Christian Díaz (Olimpo)

Rodada 13: Eduardo Coudet (Rosario Central)

Rodada 14: Ricardo Zielinski (Racing), Gabriel Milito (Independiente), Sebastián Méndez (Godoy Cruz) e Lucas Bernardi (Arsenal).

Mudanças

Lucas Bernardi saído do Arsenal já assumiu o comando do Godoy Cruz e terá a missão de conduzir o time de Mendoza na disputa da Libertadores, além de melhorar a campanha da equipe, atualmente na 20ª colocação da tabela.

Mais uma mudança aconteceu nesta semana com a saída de Paolo Montero que pediu demissão do Cólon de Santa Fe e deve ir para o Rosario Central, substituir Eduardo Coudet. O Racing já anunciou o substituto de Zielinski que será Diego Cocca que treinou o time no ano passado e pediu demissão do Millionarios da Colômbia.

Racing anunciou o retorno de Cocca para 2017

 

Alexandre Silva

Quase ex-jornalista. Apresentador e repórter na Rádio Transamerica BH, mineiro e torcedor da Seleção Argentina desde a Copa de 98. @AlexandreSilva8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 10 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.