Especiais

Nos 65 anos da morte de Evita, conheça suas influências no futebol

Em 26 de julho de 1952, a Argentina “foi às ruas” e os hermanos “foram capa de todos os jornais do mundo” em função “da morte de uma atriz chamada Eva Perón”, “que decepcionou seu povo”: “esperava-se dela que fosse imortal”, pois “era o que queriam e não era pedir muito” – para usarmos os versos traduzidos de “Oh What a Circus”, uma das canções do musical Evita. Sua figura não deixou de se atrelar no futebol, desde o fomento de torneios infantis até mudança de nome nos rivais Estudiantes e Gimnasia LP. Vale adaptar este outro Especial, focado no marido Juan Domingo Perón.

Uma última homenagem em vida a Evita veio em 1951, com a inclusão do Sarmiento na Associação do Futebol Argentino. A AFA, apesar do nome, era restrita a clubes da Grande Buenos Aires e às cidades de La Plata, Rosario e Santa Fe. O Sarmiento é da cidade de Junín, bem afastada da capital federal embora seja da Província de Buenos Aires. O clube deixou as ligas regionais para ser incluído na segunda divisão e até hoje está diretamente afiliado, chegando à elite em 1981 e em 2014. Não se sabe onde Evita nasceu, mas havia sido em Junín que ela crescera e onde casou-se com Juan.

Já a homenagem póstuma que mais repercutiu no futebol foi renomear La Plata como Ciudad Eva Perón. Isso ocorreu nos dias seguintes ao falecimento, no circo de culto à personalidade, como ironizado pelo personagem de Antonio Banderas na citada “Oh What a Circus” (vídeo ao fim). A mudança afetou a dupla futebolística platense. O Estudiantes de La Plata virou “Estudiantes de Eva Perón”, assim como o Gimnasia y Esgrima La Plata virou “Gimnasia y Esgrima Eva Perón”.

Peron03
O Estudiantes e o Gimnasia passaram a ser da Cidade de Eva Perón, nome de La Plata entre 1952-55. Viraram o “Estudiantes de Eva Perón” e o “Gimnasia y Esgrima Eva Perón”

O Estudiantes se deu mal. Alinhava-se com a oposição: um mês antes da morte de Evita, o Pincha havia sido alvo de protestos por não distribuir os dois mil exemplares que recebera do livro autobiográfico dela, Razón de mi Vida. Sofreu intervenção governamental e seus melhores jogadores foram embora, como os artilheiros Pellegrina e Ricardo Infante. Com a sigla E. de E.P. no distintivo ao invés da clássica E. de L.P., os alvirrubros sofreram no ano seguinte seu primeiro rebaixamento. Já o Gimnasia, com a nova denominação, fez o caminho inverso, vencendo a segunda divisão daquele 1952.

Juan Domingo Perón precisou exilar-se na Espanha em 1955, ano em que foi tirado da Casa Rosada sob bombardeios, até poder regressar à terra natal em 1972. Afinal, o casal Perón tinha boas relações com esse país (o filme Evita também retrata o grande sucesso da visita da primeira-dama na Espanha), a ponto de haver uma “Copa Eva Duarte” a ser decidida o campeão espanhol e da Copa do Rei, tal como a Supercopa faz hoje. Duarte era o sobrenome de solteira de Eva Perón.

Já na Argentina, resquícios do peronismo foram imediatamente suprimidos, a ponto de a seleção de basquete campeã da primeira Copa do Mundo, em 1950, ser desmanchada e seus jogadores, boicotados; a delegação olímpica foi reduzida de 134 pessoas em 1952 para 37 em 1956, suprimindo o corredor Osvaldo Suárez, três vezes campeão da São Silvestre (“me tiraram a possibilidade de ser campeão olímpico. Estava fazendo em 2h23 e me proibiram de ir faltando cinco dias. Teria triunfado porque estava terminando dois minutos a menos que o que ganhou. Sofri e no dia de hoje sigo sentindo. Foi uma ferida muito profunda”).

Um pontapé inicial da Evita real, ao lado do marido Juan Domingo (à direita, de terno claro). Esta foto está em painel do museu dedicado à ex-primeira-dama, no bairro de Palermo

No futebol, por sua vez, La Plata voltou a ser La Plata. O que não acabou foram os chamados Torneos Evita. Quem já assistiu o filme estrelado por Madonna talvez não tenha notado a sequência que mostra a imagem que abre a matéria, em cena de fato bastante rápida. Mas que reproduz atos verídicos: a mais famosa primeira-dama argentina (talvez, do mundo) chegou a emprestar sua alcunha a torneios infantis de futebol. Que chegaram ser jogados por um Maradona pré-adolescente.

José Sanfilippo, o maior artilheiro da história do San Lorenzo e que passou no Brasil por Bangu e Bahia, também participou. Ali, chegou a ser colega do jornalista Enrique Macaya Márquez, mais ou menos a versão argentina de Léo Baptista. Ele cobriu todas as Copas do Mundo desde a de 1958 e, indagado sobre o que o Torneo Evita representava, declarou que “para mim, foi entrar em um campo de verdade, com traves e gramado, porque na várzea não existia o gramado, era vestir-se com uniforme, ser um mini jogador. Também te dava a chance de detectar doenças, porque se fazia uma revisão médica”. 

Dentre outros argentinos presentes em Copas do Mundo, jogadores de épocas díspares como o lateral Silvio Marzolini (eleito o melhor de sua posição no mundial de 1966) e o zagueiro Pedro Monzón (mais lembrado pela primeira expulsão em uma final, em 1990) também jogaram a competição. Assim como Jorge Griffa, ex-beque do Newell’s e do Atlético de Madrid nos anos 50 e 60 posteriormente celebrizado como olheiro de sucesso a captar diversas revelações do Newell’s na virada dos anos 80 para os 90, e depois do Boca desde meados dos anos 90.

Súmula de um Torneo Evita com os “Cebollitas” do Argentinos Jrs, incluindo Maradona. À direita, Jorge Griffa orgulhoso com a camisa usada na competição
A influência do casal Perón, para estudiosos, se impregnou até mesmo no estilo tático do futebol argentino, conforme explicado pelo saudosíssimo colega Tiago de Melo Gomes em diversas notas. Clique abaixo para conferir:

Peronismo futebolístico

Peronismo de arquibancada

O país da política e do futebol

Menottismo x Bilardismo: duas escolas de futebol argentino (I)

Menottismo x Bilardismo: duas escolas de futebol argentino (II)

Boca em 1952, com tarjas pretas em luto por Evita. À direita, ela ainda subcelebridade como atriz e com cabelos naturais pretos, ao lado do ex-vascaíno Bernardo Gandulla

Caio Brandão

Advogado desde 2012, rugbier (Oré Acemira!) e colaborador do Futebol Portenho desde 2011, admirador do futebol argentino desde 2010, natural de Belém desde 1989 e torcedor do Paysandu desde antes de nascer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.