EspeciaisExteriorLibertadores

Todos os Especiais do Grêmio no Futebol Portenho

A intenção era redivulgar o Especial dos argentinos do Grêmio, publicado na ocasião dos 110 anos do Tricolor, em 2013, pelo saudoso Tiago de Melo Gomes. Mas há tanto conteúdo especial alusivo ao clube no site que foi preferível compila-lo em um único lugar. Gremistas, parabéns e apreciem!

A ordem é a cronológica:

Almagro: paixão em três cores – em 2012, visitamos pessoalmente as instalações do Almagro, cuja torcida desenvolveu amizade com a gremista em função “das mesmas cores imortalizadas”, nas palavras da placa entregue em 2011 pelo Grêmio por conta do centenário do time argentino.

110 anos de argentinos no Grêmio – em 2013, nos 110 anos do clube, relembramos os argentinos presentes até então na história do Grêmio, incluindo vencedor de Copa do Mundo (Oscar Ortiz), o então técnico da seleção (Alejandro Sabella) e um certo Néstor Scotta.

Elementos em comum entre Grêmio e Newell’s – os dois clubes se enfrentaram na primeira fase da Libertadores 2014. Dentre as interseções, muitos brasileiros, incluindo até mesmo Jardel (que participou brevemente do campeão do Apertura 2004!), abaixo.

GreNOB-01

Elementos em comum entre Grêmio e San Lorenzo – ambos também se enfrentaram na Libertadores 2014, nas oitavas. O hoje ídolo tricolor Walter Kannemann, um dos campeões ontem, é um nome mais recente e por isso não aparece na nota. Levou a melhor na época, jogando pelo oponente, que adiante foi campeão. Dentre os outros nomes, novamente o de Ortiz, que seria homenageado pelas duas diretorias antes da partida em Buenos Aires.

Há 30 anos, o Independiente vencia a Libertadores pela última vez – sobre o Grêmio – nem tudo são vitórias. Em julho de 2014, foi necessário lembrar os trinta anos da última Libertadores vencida pelo recordista de títulos do torneio. Curiosamente, o Independiente foi campeão do continente em ano de segundona de seu rival, tal como vivenciado pelo Tricolor em 2017. Em 2019, publicamos versão revista e atualizada.

15 anos sem o gremista Néstor Scotta, autor do 1º gol do Brasileirão 71 – em janeiro de 2016, completou-se quinze anos do acidente automobilístico que vitimou o mencionado Scotta, por muito tempo considerado o autor do primeiro gol do Brasileirão. Marca que se mantém, ao menos para aqueles que se opõem à unificação com os torneios pré-1971. Curiosamente, brilhou em um dos rivais do Lanús, o Temperley, além de ser artilheiro das Libertadores de 1977 e 1978 – e um dos jogadores do Racing narrados no oscarizado filme O Segredo dos Seus Olhos.

scotta-01

Elementos em comum entre Grêmio e Rosario Central – ambos se pegaram pelas oitavas da Libertadores de 2016. Dentre os nomes, o de Mário Sérgio é certamente o mais festejado pelos tricolores.

Mário Sérgio e sua passagem menos conhecida: colega de Bauza no Rosario Central – após o acidente da Chapecoense, a vitimar também Mário Sérgio, recordamos a breve e tumultuada carreira argentina do imortal gremista.

Atualização em 2018: 65 anos de Oscar Ortiz, ponta da seleção de 1978, ex-Grêmio e ídolo de San Lorenzo e River – tantas vezes citados nessa nota, Oscar Ortiz teve sua carreira relembrada nesta, quando fez 65 anos.

Atualização em 2018: Elementos em comum entre Grêmio e Independiente – publicado em função da Recopa com o Independiente. Joãozinho Severiano é o personagem mais celebrado no Rio Grande em uma lista repleta de insucessos mútuos, incluindo o citado Oscar Ortiz.

Burruchaga em 1984 e em 1996

Atualização em 2018Elementos em comum entre Grêmio e Estudiantes – publicado em função das oitavas-de-final da Libertadores 2018. Três homens da vitoriosa Libertadores 2009 foram gremistas em algum momento da vida, incluindo o treinador da seleção de 2014 (Alejandro Sabella).

Atualização em 2018Elementos em comum entre Grêmio e River – publicado em função da semifinal da Libertadores com o River. Hugo de León é a figura tricolor mais chamativa em uma lista que inclui novamente Oscar Ortiz e também Maxi López, novamente o treinador da seleção de 2014 (Alejandro Sabella) e até dois brasileiros.

Atualização em 2019: Alejandro Sabella: um craque das antigas – enfim uma nota própria para Sabella (bicampeão estadual no Rio Grande após ter sido adversário na famosa “batalha de La Plata”), quando El Pachorra completou 65 anos. Em 2020, a republicamos diante do falecimento do ex-meia.

Atualização em 2021: Adeus a Alfredo Obberti, maior artilheiro estrangeiro do Grêmio no século XX – título auto-explicativo. Obberti, que calhou de ser tricolor na época do octa estadual do arquirrival, tinha o recorde até 2014, quando foi superado por Barcos.

Cambiasso e Ortega sofrendo um 4-2 dentro do Monumental na Copa Mercosul 2001

 

Caio Brandão

Advogado desde 2012, rugbier (Oré Acemira!) e colaborador do Futebol Portenho desde 2011, admirador do futebol argentino desde 2010, natural de Belém desde 1989 e torcedor do Paysandu desde antes de nascer

One thought on “Todos os Especiais do Grêmio no Futebol Portenho

  • Eduardo D Alascio

    Sobre o futebol portenho. Melhor site sobre futebol em geral, rico em informações e perceptivelmente há um grande trabalho de pesquisa. Sobre o meu Grêmio. Um clube com raízes portenhas, não só por atletas como Germinado ou Kannemam, mas por uma cultura cisplatina de sua torcida. Abraço a todos do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro − dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.