Arquivo

Vélez é campeão do Clausura 2009

Após 4 anos, o Vélez é campeão
Após 4 anos, o Vélez é campeão

Aconteceu de tudo na partida. Três gols anulados, chuva de granizo, gol irregular, briga, 14 minutos de acrésimo e o que muita gente não esperava. O Vélez conseguiu superar a bela equipe do Huracán, com um gol polêmico no final do segundo tempo e sagrou-se campeão do Clausura 2009.
A partida começou com as duas equipes muito bem, mas aos 8 minutos aconteceu o lance chave, que podia ter mudado toda a história da final. Após uma cobrança de falta, Domínguez apareceu sozinho na área, em condição legal, e abriu o marcador. Mas o gol foi mal anulado pelo bandeirinha, causando irritação por toda equipe do Huracán.
Após o golpe, o Vélez confundiu velocidade com afobamento e não conseguia armar jogadas, sempre se precipitava no ataque. Já o Huracán sentia muita falta de uma maior participação de seus dois principais jogadores, Pastore e Defederico.
E aos 19 minutos de jogo, o granizo interrompeu a partida por 30 minutos, as equipes tiveram que se retirar do gramado e aguardar a chuva acalmar. Na volta ao jogo, o Huracán se mostrou mais concentrado e armou melhores jogadas. Mas em uma bela jogada ofensiva, Carlos Araujo derrubou Brazenas na área e o árbitro marcou pênalti para o Vélez. López teve a chance de colocar a equipe na frente ainda no primeiro tempo, mas desperdiçou nas mãos do belo goleiro Monzón.
Logo em seguida, o Vélez teve outra oportunidade de abrir o marcador, López cabeceou firme ao gol, mas Leandro Díaz estava embaixo da trave e salvou o gol do Vélez. Esta bela sequência ofensiva deu moral ao time da casa, que passou a pressionar cada vez mais o Huracán.
O Globo não se intimidou e aos 41 minutos de jogo, Domínguez cabeceou uma bola na trave e no rebote Federico Nieto desperdiçou mais uma chance para o Huracán, que jogou muito bem um primeiro tempo muito aberto e com chances claras para ambas as equipes.
No segundo tempo, o Vélez tomou a iniciativa do jogo, necessitava vencer para sair com a Taça, e por isso foi para cima do Huracán. Diversas oportunidades para todos os lados foram sendo disperdiçadas ao longo do jogo, Martínez de um lado e Pastore do outro.
O tempo ia passando e o desespero do Vélez aumentando, o que possibilitava uma maior posse de bola do Huracán, que controlou boa parte do segundo tempo. O Vélez ainda teve mais um gol anulado, após a bola sobrar para Vélazquez que estava sozinho na área, mas o bandeirinha marcou impedimento, desta vez com razão.

moralez_campeon Só que a poucos minutos do final da partida, Moralez chutou, Larrivey dividiu com Monzón, fez falta no goleiro que o árbitro não marcou, e Moralez fez o gol do título do Vélez.
Um gol polêmico que desestabilizou a equipe do Huracán, manchou o titulo mais que merecido do Vélez e criou muita polêmica e discussão no final da partida. Restava muito pouco para o final da partida, os jogadores do Vélez começaram a retardar o início o jogo. E uma confusão foi armada, até o calmo Angel Cappa perdeu a cabeça e reclamou da situação.
O árbitro da partida deu 14 minutos de acréscimo devido a confusão armada em campo, mas não foi o suficiente. O Vélez conquistou seu sétimo título e é o novo campeão do Clausura 2009.

5 thoughts on “Vélez é campeão do Clausura 2009

  • Fiquei impressionado com a falta de organização do futebol argentino. O que era toda aquela gente em campo que nada tinha a ver com o jogo e que por vezes entraram no gramado? E o jogo ficar paralisado por 10 minutos com o sumiço das bolas? Sem falar nos quase 25 minutos de intervalo, na interminável comemoração do gol e nas brigas não coibidas por uma arbitragem desastrosa. O jogo levou quase 3 horas! Inaceitável acontecimentos deste tipo num jogo decisivo de campeonato profissional, parecia várzea. Por incrível que pareça, o Brasil está anos-luz à frente em termos de organização. De se louvar apenas a raça dos jogadores, que não caem em qualquer esbarrão e lutam o tempo inteiro, só que por muitas vezes a garra beira a violência. O jogo foi emocionante, apesar do baixo nível técnico, mas teve seu brilho ofuscado por todo aquele tumulto. A Argentina tem muito a corrigir!

  • welliton junior

    realmente a argentina tem muito a melhorar, a começar pelo rebaixamento, nunca vi um campeonato que ajudasse tanto os times grande, a formula de campeonato por media de ponto é ridicula, não entendo porque os hermanos não fazem um rebaixamento normal,onde os piores do campeonato caem pra 2° divisão, pois é inaceitavel river e depois o boca junios ficarem entre os ultimos do campeonato e não cairem pra serie b!

  • Wagner Bordin

    Infelizmente o modo como as coisas são feitas no campeonato argentino é muito ruim. Não podemos negar que foi uma bela final, emocionante do começo ao fim. E que infelizmente foi decidida por erros de arbitragem.
    Quanto a catimba, faz parte do futebol argentino, não podemos negar. E até certo ponto eu gosto disto.
    Mas as duas equipes estão de parabéns, por deixarem grandes clubes para trás e realizarem esta bela campanha.

  • Sem dúvidas Fábio. É triste ver um campeonato no qual é tido como um dos dez melhores do mundo ter uma desorganização como esta. Não só triste como lamentável. Desde os regulamentos esdrúxulos que beneficiam os times grandes (promédios) como tudo isso que você falou. E pensar que, nada será feito contra o Vélez para a próxima temporada. Se fosse no Brasil, tudo isso pararia no STJD e com razão. O futebol argentino tem muito, mas muito mesmo para se corrigir, realmente. Não tem como não contradizê-lo.
    Abraços!

  • mas é justamente para isso, Welliton. Para que River e Boca não caiam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.