Seleção

Argentina x Brasil: A rivalidade invade os números

Súmula dos confrontos de 68, quando a Argentina enfrentou combinados locais
Súmula dos confrontos de 68, quando a Argentina enfrentou combinados locais

‘Argentina e Brasil’ é para muitos, independente da nacionalidade, ‘o maior clássico do mundo’. E além de grandes rivais históricos em campo, também assumem a rivalidade quando se trata do histórico de confrontos. Há uma divergência de três confrontos entre as Seleções.

Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as duas Seleções já se enfrentaram 92 vezes, com 36 vitórias brasileiras (145 gols), 23 empates e 33 triunfos argentinos (146 gols). Do outro lado, a Associação de Futebol Argentino (AFA), afirma que houve 89 confrontos, com 33 vitórias para cada lado e 23 empates, com 143 gols argentinos e 136 brasileiros. 

A divergência fica por conta de três partidas, uma em 1923 e duas em 1968. Os jogos de 68, segundo a entidade rioplatense, não foram disputados contra a Seleção brasileira, e sim, contra combinados locais. O primeiro no Maracanã, dia 7 de agosto, a Argentina perdeu por 4 a 1 para o combinado carioca. E quatro dias depois, no Mineirão, diante do combinado mineiro perdeu por 3 a 2. Já a partida de 2 de setembro de 1923, que foi 2 a 0, para o Brasil, a Albiceleste não teria jogado com a Seleção oficial, pois no mesmo dia, a verdadeira Seleção perdeu do Uruguai por 2 a 0, em Montevidéu, pela Copa América. 

Atualmente, Messi e Kaká são as principais figuras de cada Seleção
Atualmente, Messi e Kaká são as principais figuras de cada Seleção

Atualmente, o Brasil está há quatro partidas sem perder para nossos hermanos, com um saldo de três vitórias e um empate, com 10 gols a favor e um contra. A última vitória da Albiceleste foi pelas Eliminatórias 2005, por 3 a 1, no último encontro como local.

Na Argentina, jogaram 31 partidas com 14 vitórias locais, 10 empates e 7 triunfos canarinho. A última vitória brasileira como visitante foi em 8 de novembro de 1995, pelo amistoso ‘da Copa Clarín 50 anos’, por 1 a 0.

Marcelo Montanini

Marcelo Montanini juntou-se ao Futebol Portenho no final de junho, e hoje é um dos principais colaboradores do portal. Atualmente cursa Comunicação Social/Jornalismo na Faculdade Maurício de Nassau, em Recife. Além do Futebol Portenho, Marcelo colabora em outros portais do futebol brasileiro. Também é fotógrafo amador, e pai de Nicole e produtor de curtas-metragens.

6 thoughts on “Argentina x Brasil: A rivalidade invade os números

  • Para aqueles que gostam de estatísticas, e assim, julga o melhor time pelos números fica a curiosidade – Brasil está há 4 jogos sem perder da Argentina, porém a Argentina não perde em casa para o Brasil há quase 14 anos.

  • Luciano

    Será que los hermanos irão colocar esses novos números (gols) na estatística deles? Viraram fregues mesmo!

  • se possível for , gostaria quecolocase todo os confrontos argentino em agum link da página, gosto d números principalmente deconfrontos direto, seráue na AFA tem

  • DAY

    ARGENTINA NAW IMPORTA O Q ACONTEÇA EU SEMPRE ESTAREI CONTIGO
    ENFRENTANDO A DISCRIMINAÇÃO (POR EU SER BRASILEIRA) EU AGUENTEI ATÉ AQUI E NÃO VOU PARAR AGORA
    COMO CANTO PARA O VASCO ”EU NUNCA VOU TE ABANDORA”
    te amo muito
    COPA DO MUNDO SEM A NOSSA PRESENÇA NÃO É COPA!!!!!!!!!!!

    E ENTRE NA LUTA PARA SER A CEDE DA COPA DE 2018

    OBRIGADO MARADONA POR EXISTIR( MEU SONHO É CASAR CONTIGO/+ ISSO NAW SERÁ POSSÍVEL)
    OBRIGADO POR VC’S JOGADORES QUE FAZEM PARTE DA MINHA VIDA!!!!!!!!!!

  • DAY

    SABE O QUE PRECISA MELHORAR NA NOSSA SELEÇÃO: A DEFESA
    ESQUIAVEZ QUASE NOS SALVOU CONTRA O BRASIL… +ELE É MUITO RUIM
    CONFESSO Q ELE JÁ FOI BOM,MAS…
    CHAMA O GATA FERNANDES, ELE JOGA BEM.E ALEM DE SER GOSTOSO, TEM UM JOGO DE CAÍ-CAÍ Q SE O JUÍZ NAW FOR ESPERTO ELE ERRA!!!!!!!!!!
    MARADONA AMO VC DE PAIXÃO,ADORO SEU FUTEBOL, SOU FÃ DE VC COMO TÉCNICO…+ARRUMA ESSA DEFESA PORQ O RESTO TÁ BOM!!!!!!!1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.