Sul-Americana

Independiente elimina o atual campeão nacional da Sul-Americana

A única vitória após a pré-temporada argentina rendeu ao Independiente a classificação na Copa Sul-Americana. Apesar de sair em desvantagem em La Paternal ante o Argentinos Juniors, o Rojo conseguiu um empate graças a Gracián e garantiu a vaga para as oitavas de final da competição. O resultado deixa o técnico do Bicho em situação delicada.

Pelo início avassalador por parte dos jogadores do Argentinos Juniors, tudo indicava que o primeiro tempo teria ao menos um gol. Logo nas duas primeiras jogadas, em menos de um minuto e meio, o Bicho quase marcou. A primeira num cabeceio a queima roupa de Niell, que Gabbarini salvo. Logo na sequência, Blandi mandou no travessão, um minuto depois.

Contudo, depois das ofensivas do Argentinos Juniors, o jogo caiu um pouco de ritmo, deixando a partida sonolenta. Até que o Independiente conseguiu um breve lampejo na partida e conseguiu um ataque. Silvera arriscou de longe a foi a vez de Navarro ver a bola bater no travessão.

A partir daí a partida voltou a ter um ritmo mais forte e o Argentinos voltou a dominar a partida. E num lance polêmico, o arbitro Sergio Pezzotta viu a bola tocar na mão do Tuzzio e marcou pênalti. O oportunista Ortigoza, que nunca perdeu um pênalti jogando na Argentina, bateu bem e abriu o marcador para o Bicho. 1×0.

Com a vantagem no placar, mas necessitando de mais um gol para evitar a disputa por pênaltis, o Argentinos Juniors manteve no ataque diante de um assustado Independiente. E em uma cobrança de falta aos 38 minutos, o Bicho quase amplicou. Bogado cobrou falta, Gabbirini rebateu nos pés de Prosperi, que voltou a chutar sobre o arqueiro Rojo.

Já nos acréscimos da primeira etapa, o meia Gracian perdeu uma chance incrível de ir para o intervalo com o empate. Após uma boa jogada com Silvera, Gracian viu o gol vazio, somente com Gentiletti fazendo a proteção em cima da linha, mas mandou pra fora, para desespero da torcida do Diablo.

Na segunda etapa, os ataques de Argentinos Juniors e Independiente não conseguiam chegar a meta de seus adversários justamente pelo bom posicionamento de Gabbarini (Indepediente) e Navarro (Argentinos), que se antecipavam nas jogadas. Desta maneira, o jogo ficava morno, sem muito alento aos torcedores que estavam em La Parternal.

Até que aos 25 minutos, o Independiente decidiu colocar fogo no jogo. Depois de ter perdido um gol praticamente dentro da pequena área, Leandro Gracián, em um sem pulo após um cruzamento de Patito Rodríguez, mandou para as redes e praticamente garantiu a classificação para o Rojo, principalmente porque o Argentinos Juniors teriam de marcar dois gols para garantir a classificação.

Até por isso, o Independiente aproveitou o desespero do rival e se manteve atrás, jogando apenas nos erros do adversário para tocar a bola e fazer a festa da torcida do Rojo, que gritava olé nos minutos finais da partida. Na próxima fase, o Independiente enfrenta Defensor Sporting (URU) ou Sport Huancayo (PER), que farão suas partidas pela Sul-Americana nos dia 16 e 22 de setembro.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.