Arquivo

Independiente: As últimas palavras de Menotti

Menotti: "Independiente tem un plantel competitivo e se tivesse bom resultados, Garnero seria Gardel, eu seria Deus"

Após ter renunciado ao seu cargo de manager do Independiente em solidariedade ao ex-técnico Daniel Garnero, César Luis Menotti, campeão do mundo com a Argentina em 1978, soltou o verbo para definir sua passagem pela equipe de Avellaneda

Os jornais argentinos derão diferentes destaques a entrevista de Menotti para a Rádio Rivadabia, mas todos destacaram que ele foi pouco autocrítico com o seu projeto no Independiente.

Essa não foi a primeira passagem de Menotti no Independiente. Em 1996, conseguiu o 2º lugar no Apertura e sai em 1997. Após uma rápida passagem pela Sampdoria, El Flaco volta para o Rojo no mesmo ano, ficando até 1999. Além disso, assumiu a equipe brevemente em 2005.

Confira as declarações de Menotti:

“Independiente tem un plantel competitivo e se tivesse bom resultados, Garnero seria Gardel, eu seria Deus e Comparada seria o melhor presidente do mundo. O técnico debe ter suas razões (para estar em último) e eu também. O projeto era se fortalecer e não trazer jogadores que custem fortunas e nem que só joguem nem dez minutos”.

“Deixamos uma linha, oxalá a registrem e alguma vez a utilizem. Eu não creio que nós nos equivocamos”.

“Do Independiente se foi Falcioni, Troglio, Borghi e eles saíram campeões. Tão maus treinadores eles não eram. [Independiente] é um clube especial, muito politizado. Tem que ter uma autoridade e economia para respaldar um monte de coisas. Eu não creio que se deve hipotecar um clube e trazer jogadores de milhões de dólares, que não sabemos se podem jogar ou não. Havia a necessidade de sermos prudentes. Havia um esforço em seu momento”.

Rafael Duarte Oliveira Venancio

Em 2010, na primeira versão desse texto, Rafael Duarte Oliveira Venancio escrevia para o Futebol Portenho, era professor do Senac e doutorando na USP. Em 2014, era professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia e mantinha o blog Lupa Esportiva no Correio de Uberlândia. Agora, em 2020, é pós-doutor pela ECA-USP, além de escritor e dramaturgo com peças encenadas em 3 países e em 3 línguas. Nestes 10 anos, sempre tem alguém comentando este texto com ele, seja rindo, seja injuriado...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.