Arquivo

Independiente: “Esperando Fossati”

Mais uma trecho da novela do Independiente. Mesmo com a equipe nos últimos postos da tabela do Apertura 2010, mesmo sem técnico e sem efetivar o interino Pavoni e mesmo próximo do Clássico com o Racing, o Rojo de Avellaneda acredita que pode esperar por um técnico.

Após receber o não de Américo Gallego – que foi treinador do Independiente do começo desse ano -, o clube continua a listar treinadores esperando por um consenso. Com isso, surgem os nomes de Nery Pumpido, Enzo Trossero, Jorge Da Silva, Diego Aguirre e Jorge Fossati. Atualmente, o último mencionado é o favorito ao cargo.

No entanto, Jorge Fossati tem um contrato com o Al Shabab, da Arábia Saudita, até maio de 2011. Caso perca em 20 de outubro nas semifinais da Copa dos Campeões da Ásia, Fossati poderia assumir o Independiente em novembro, daqui um mês. Só para relembrar, neste 1º de outubro começa a nona rodada do Apertura 2010, assim, no começo de novembro, por volta do dia 7, teremos a 14ª rodada (de 19) da competição.

A ideia da diretoria do Independiente é encontrar um consenso. O nome de Fossati parece criar isso porque ele tem a imagem de um técnico com bom trabalho de vestiário, versatilidade tática e dotes motivacionais.

No entanto, a demora para escolher e sempre nomear um técnico que nunca vem faz a crise do Independiente piorar. A diretoria parece se comportar tal como Estragon e Vladimir esperando o personagem – que nunca vem – que dá nome à peça de Samuel Beckett, Esperando Godot. Talvez seja uma lição do teatro do absurdo para um momento de futebol do absurdo.

Rafael Duarte Oliveira Venancio

Em 2010, na primeira versão desse texto, Rafael Duarte Oliveira Venancio escrevia para o Futebol Portenho, era professor do Senac e doutorando na USP. Em 2014, era professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia e mantinha o blog Lupa Esportiva no Correio de Uberlândia. Agora, em 2020, é pós-doutor pela ECA-USP, além de escritor e dramaturgo com peças encenadas em 3 países e em 3 línguas. Nestes 10 anos, sempre tem alguém comentando este texto com ele, seja rindo, seja injuriado...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − dezessete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.