Arquivo

Clássico de Avellaneda: Hilario Navarro garante supremacia do Independiente

O aniversário podia ser do então goleiro titular Gabbarini, mas o estreante técnico Antonio Mohamed resolveu colocar o camisa 1, Hilario Navarro, para defender a meta do Independiente no Clássico de Avellaneda. Conseguiu: Independiente 1 x 0 Racing, onze jogos sem perder (6 vitórias, 5 empates) e uma estreia monumental diante de sua torcida no Libertadores de América.

O Racing começou a partida melhor com amplo fluxo de jogo. No entanto, as tentativas começaram a ser repelidas por um raçudo Navarro, que se arriscava ao tirar de soco as bolas cruzadas na área do Independiente.

Com a garantia de segurança na meta, o Rojo começou a aproveitar a várzea instaurada no lado direito defensivo do Racing para armar jogadas. Gracián, jogando de enganche, não fazia uma partida espetacular, mas conseguia manter o turno e uma efetividade diante do goleiro de Academia, De Olivera.

O Independiente teve até mesmo um lance claro de gol anulado por um impedimento marcado de forma errônea pelo auxiliar nº 2. Esse lance motivou a hinchada del Diablo colocar uma frase pouco amistosa (e logo retirada) em uma bandeira nas tribunas do estádio.

Só que em uma boa retomada de jogo, o Racing quase marcou com Hauche em duas oportunidades: aos 37 e aos 41 minutos do primeiro tempo. O gol não saiu porque a infelicidade da finalização do atacante encontrou a destreza do arqueiro rojo.

No finzinho do primeiro tempo, o Independiente conseguiu um escanteio. Mal armada a defesa do Racing, Gracián conseguiu cobrar a bola na cabeça de Báez que marcou o tento antes do apito final. Independiente 1 a 0, placar do intervalo.

O segundo tempo não é muito digno de comentário. O Independiente até foi melhor na primeira metade da etapa, mas sem nada extraordinário. Já a dificuldade do Racing em bater Navarro se tornava patética diante da boa partida do goleiro rojo.

O 1 a 0 final marcou a supremacia do Independiente no clássico. Agora, além dos cinco anos sem perder, o Independiente possui uma vantagem de 22 vitórias em jogos profissionais contra o Racing.

Dessa forma, pelo menos até 2011, o Racing terá que aguentar a famosa frase do Independiente: “Racing, hijo nuestro” Filho esse que tem um padrinho hoje: Hilario Navarro.

Rafael Duarte Oliveira Venancio

Em 2010, na primeira versão desse texto, Rafael Duarte Oliveira Venancio escrevia para o Futebol Portenho, era professor do Senac e doutorando na USP. Em 2014, era professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia e mantinha o blog Lupa Esportiva no Correio de Uberlândia. Agora, em 2020, é pós-doutor pela ECA-USP, além de escritor e dramaturgo com peças encenadas em 3 países e em 3 línguas. Nestes 10 anos, sempre tem alguém comentando este texto com ele, seja rindo, seja injuriado...

One thought on “Clássico de Avellaneda: Hilario Navarro garante supremacia do Independiente

  • thiago xeneize

    eu falei q ia da ind racing nao aguenta com eles!!!rsrsrsrsrsrs vergonha p/racing isso nossa mae e igual riv## com boca q nao aguenta com a gente rsrsrsrsrsrsrs tal do fregues existe mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 9 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.