Sul-Americana

Independiente arranca empate e larga em vantagem rumo à semi-final da Sul-Americana

Silvera comemora seu gol na Colômbia

Antes do jogo, o atacante Parra chamava a atenção para a importância dos gols fora de casa na partida contra o Tolima. E a equipe de Antonio Mohamed conseguiu fazer dois gols, obtendo uma enorme vantagem para se classificar à semi-final da Copa Sul-Americana. Com o empate por 2 x 2, o Rojo se classificará à próxima fase vencendo ou empatando por 0 x 0 ou 1 x 1 o jogo de volta. Já a equipe colombiana deverá vencer ou empatar por três gols ou mais. Um novo empate em 2 x 2 levará a vaga para ser disputada nas cobranças de pênaltis.

Apesar do bom público presente, o estádio Manuel Murillo Toro não estava lotado. O barulho da torcida local não intimidou o Independiente, que enfrentou o Tolima de igual para igual. O jogo começou num ritmo alucinante: em 10 minutos os dois times já tinham criado duas boas chances de gol. Com o passar do tempo, o Independiente era melhor e ficava por mais tempo com a bola. Aos 30 minutos, numa boa descida pela direita, Fredes cruzou para Silvera que foi deslocado na área. Carlos Eugênio Simon, bem posicionado, marcou o pênalti que o próprio Silvera converteu.

Logo após o gol, o Independiente sofreu um “apagão”. Recuou demais e pegou caro por isso. Anteriormente havia recebido um aviso num lance mal anulado pela arbitragem, com a marcação de um impedimento inexistente. O Tolima aproveitou-se da fragilidade do time argentino nessa parte do jogo e chegou ao empate aos 40 minutos. Após cruzamento da direita, Medina escorou de calcanhar um chute de fora da área e empatou o jogo para o Tolima. Na etapa que o Independiente foi melhor, o Tolima conseguiu o empate no final.

A equipe colombiana voltou melhor para o segundo tempo e passou a criar chances seguidas de virar a partida. E, como no clássico contra o Racing, novamente Hilario Navarro foi o destaque do jogo. O jovem goleiro do Independiente fez ao menos três belas defesas demonstrando coragem e arrojo ao sair na frente dos atacantes colombianos. Mas aos 28 minutos nem Navarro e nem o melhor dos goleiros impediria o gol da virada do Tolima. Em magistral cobrança de falta, o argentino Eduardo Marangoni bateu com precisão a falta usando seu pé esquerdo, a bola passou pela barreira, pelo ângulo esquerdo do gol e morreu na rede.

O Independiente acusou o golpe e ficou perdido em campo. Poderia ter tomado o terceiro gol se não fosse outra bela intervenção de Navarro, que defendeu uma bola escorada de Perlaza. Quatro minutos depois do gol de Marangoni, quando o desespero já começava a tomar conta da equipe de Mohamed, uma bola levantada para a área encontrou a cabeça de Silvera. O atacante fez um passe para que o zagueiro Julián Velázquez fulminasse o goleiro Silva, empatando novamente o jogo. Desse momento em diante, a equipe colombiana tentou marcar o gol da vitória, ainda que de forma desordenada. O Independiente se defendeu e segurou o ótimo resultado até o apito final.

O jogo da volta entre Independiente e Deportes Tolima está marcado para a próxima quarta-feira, dia 10, no estádio do Racing. O vencedor desse confronto pegará o vencedor da série disputada entre Newell´s x LDU.

DEPORTES TOLIMA – Silva, Martínez, Vallejo e Díaz; Marrugo (Ortellado), Bolívar, Chará, Marangoni e Aguilar; Perlaza e Medina.
Técnico – Hernán Torres

INDEPENDIENTE – Navarro, J.Velázquez, Tuzzio, Galeano e Mareque; Battión (Godoy), Fredes, Cabrera e Rodríguez (M.Velázquez); Parra (Gómez) e Silvera.
Técnico – Antonio Mohamed

ÁRBITRO – Carlos Eugenio Simon (Brasil)

ESTÁDIO – Manuel Murillo Toro (Ibagué)

Alexandre Leon Anibal

Analista de sistemas, radialista e jornalista, pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Neto de argentinos e uruguaios, herdou naturalmente a paixão pelo futebol da região. É membro do Memofut, CIHF, narrador do STI Esporte (www.stiesporte.com.br ) e comentarista do Esporte na Rede, programa da UPTV (www.uptv.com.br ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.