Sul-Americana

Com novo empate, Independiente se classifica à semifinal da Copa Sul-Americana

Em uma partida fraca do ponto de vista técnico, o Independiente empatou sem gols no Cilindro de Avellaneda com o Tolima. Com esse resultado, a equipe vermelha garantiu a classificação à semifinal da Copa Sul-Americana e agora enfrentará a LDU do Equador. O primeiro jogo será realizado em Quito na próxima quarta-feira, às 17h45.

Tal qual aconteceu em Ibagué, a equipe visitante não se intimidou diante da torcida local, que compareceu em ótimo número. O time colombiano começou a partida mantendo a posse de bola no campo do adversário. Apesar do bom controle, o time colombiano pecava nas jogadas de finalização. Levou perigo ao gol de Navarro numa belíssima cobrança de falta de Marangoni, que foi muito bem defendida pelo ótimo goleiro do Rojo.

O Independiente reagiu e começou a criar boas jogadas de ataque, sobretudo pelo lado direito, com Cabrera. Patricio Rodríguez se movimentava pelos dois lados do campo e procurava servir a Parra e Silvera, que estiveram bem marcados. Aos 19 minutos, num escanteio cobrado da esquerda, o zagueiro Galeano subiu mais que todos e mandou a bola no travessão.

Apesar da pressão do time da casa, a postura do time colombiano não mudou. O time de Hernán Torres continuou mantendo a posse de bola e aguardando o melhor momento para concretizar suas jogadas ofensivas. Nas poucas vezes que conseguia chutar a gol, parava nas mãos de Navarro. Aos 34 minutos ocorreu o primeiro lance polêmico do jogo. Num levantamento para a área, o zagueiro Martínez subiu mais que Navarro e tocou para as redes. No entanto, a arbitragem impugnou o lance, marcando um duvidoso toque de mão do jogador colombiano.

Nos minutos finais do primeiro tempo, Anthony Silva quase imitou seu compatriota René Higuita ao falhar grotescamente numa saída de bola, perdendo uma dividida com Patricio Rodríguez. No entanto, o goleiro do Tolima deu sorte e o meia do Independiente não conseguiu concluir a jogada.

No segundo tempo o Tolima continuou melhor, mas por mais de uma vez não conseguia chegar ao gol de forma mais incisiva. O Independiente por sua vez procurava jogar nos contra-ataques e à medida que o tempo ia passando dava mostras de que estava satisfeito com o empate. Aos 31 minutos outra jogada duvidosa prejudicou a equipe colombiana. Num lançamento para Perlaza, a arbitragem marcou um impedimento inexistente, prejudicando o andamento da jogada e a marcação de um pênalti cometido por Navarro.

Com o empate, a torcida pôde ver o Rojo se classificando pela primeira vez em 15 anos à semifinal de uma competição internacional e deu início às cantorias e comemorações no estádio do arquirrival Racing. Dois grandes jogos entre dois gigantes sul-americanos vêm aí.

INDEPENDIENTE – Navarro, Julián Velázquez, Tuzzio e Galeano; Cabrera, Battión (Godoy), Fredes e Mareque; Patricio Rodríguez (Maxi Velázquez); Parra (Gómez) e Silvera.
Técnico – Antonio Mohamed

DEPORTES TOLIMA – Silva, Vallejo, Arrechea, Martínez e Aguilar; Bolívar, Chará, Marrugo (Ortellado) e Marangoni; Perlaza e Medina.
Técnico – Hernán Torres

Árbitro – Carlos Amarilla (PAR)

Estádio – Presidente Perón (El Cilindro)

Alexandre Leon Anibal

Analista de sistemas, radialista e jornalista, pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Neto de argentinos e uruguaios, herdou naturalmente a paixão pelo futebol da região. É membro do Memofut, CIHF, narrador do STI Esporte (www.stiesporte.com.br ) e comentarista do Esporte na Rede, programa da UPTV (www.uptv.com.br ).

2 thoughts on “Com novo empate, Independiente se classifica à semifinal da Copa Sul-Americana

  • Emanuel Fragoso

    O Independiente jogou mal, fez uma partida tecnicamente abaixo da crítica, mas valeu a classificação do “Rojo” para a semi-final da Copa Sul-Americana com um empate sem gols e com a “ajuda” do árbitro paraguaio Carlos Amarilla. O alvirrubro de Avellaneda pecou na criatividade do meio-campo e, sobretudo, careceu de qualidade no ataque, só investindo ofensivamente de forma desorganizada.

    Agora, o Independiente terá um páreo duro: a Liga Deportiva Universitaria de Quito, a atual campeã da competição e a maior favorita ao título. A equipe equatoriana é um adversário muito forte jogando em casa, sobretudo na altitude de 2.850 metros acima do nível do mar. Fora de casa, a LDU não é lá essas coisas.

    Em Quito, o Independiente terá pela frente 2 grandes adversários: a própria LDU e a altitude de Quito.

    AGUANTE ROJO!

  • o independiente vai ter que jogar muito mais para passar pela LDU,a atuação foi fraca e a vaga só chegou graças ao juiz do jogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.