Arquivo

Vitória de campeão

 

De forma surpreendente o Estudiantes, com importantes desfalques, arrasou o River Plate em pleno Monumental de Nuñez. O 4 a 0 poderia ter dado ao Pincha o título antecipado, não fossem os gols salvadores de Cristaldo para o Velez. Mas o clube de La Plata chega à ultima rodada com jeito de campeão.

Ao contrário do que poderia se supor, o Estudiantes partiu para cima desde que a bola rolou no Monumental de Nuñez. Antes do primeiro minuto ser completado Gastón Fernandez bateu forte de fora da área sem chances para Carrizo, e a bola explodiu na trave.

Mas no segundo minuto a bola entrou: Leandro Benitez cobrou falta e Desábato subiu para marcar. O resultado favorável deu ao Estudiantes a calma para jogar como desejava. Marcava a saída de bola do River, que freqüentemente apelava para os chutões.

Lamela, totalmente anulado por Braña e Sanchez, foi o autor da única jogada de perigo de sua equipe na primeira etapa. Aos 9 minutos cobrou uma falta na trave, enquanto Orión só olhava. No rebote Pavone mandou para fora, perdendo grande chance.

O domínio Pincha era total. O River não conseguia jogar, e o 1 a 0 parecia barato para os millionarios, quando o Estudiantes marcou o segundo. Nos descontos do primeiro tempo, Maximiliano Nuñez centrou para Matias Sanchez ampliar.

Logo na volta para o segundo tempo a partida se definiu de vez. Maidana foi expulso por falta em Fernandez. Na cobrança da falta a bola sobrou para Rojo fuzilar Carrizo. Com 3 a 0 para o Estudiantes e o placar em branco em Liniers, o Estudiantes era campeão. Mas o anúncio do gol de Cristaldo não desanimou o Pincha, que logo depois marcou o quarto. Novamente cruzamento na área, e Mercado transformou a vitória em goleada.

Nos últimos 30 minutos, J. J. Lopez fez várias atuações tentando fazer com que sua equipe pressionasse o adversário, mas com a partida definida e o River com um a menos, não havia muito o que fazer. O Pincha se poupou e permitiu que o rival rondasse sua área, mas sem levar qualquer perigo.

Ao Estudiantes basta vencer o Arsenal em casa no próximo domingo para levantar a taça. O River encerra sua participação no torneio enfrentando o Lanus fora de casa na próxima segunda-feira.

River Plate: Carrizo, Ferrari (Diaz), Maidana, Ferrero e Roman; Acevedo (Lanzini), Almeyda e Pereyra; Lamela (Buonanotte); Funes Mori e Pavone.

Estudiantes: Orión, Federico Fernandez, Desábato e Ré; Mercado, Braña (Steffanato), Sanchez e Rojo (Iberbia); Benitez e Nuñez; Gastón Fernandez (Lopez).

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.