Arquivo

Gimnasia x River: duelo de opostos

River Plate e Gimnasia La Plata começaram 2011 com a mesma preocupação: fugir da zona de promoción. Mas após 9 rodadas, a situação mudou muito. Os millionarios espantaram o fantasma do descenso e se preocupam em manter a liderança. Já o Lobo caiu para a zona do descenso, e passou a ver a Promoción como o objetivo do semestre.

A mudannça de objetivos não foi gratuita. O River já tem 18 pontos no Clausura, o dobro do Gimnasia, que só marcou 9. Outro elemento que merece ser mencionado é o fato de Angel Cappa ter sido o treinador do River na maior parte do Apertura 2010, e após ser demitido ter assumido o comando da equipe de La Plata.

Vale ainda destacar a situação particular dos goleiros das duas equipes. Pelo lado gallinero, Carrizo vive grande momento. É apontado como um dos grandes responsáveis pela boa fase de sua equipe, e superou o estigma de ter estado em campo na vergonhosa derrota da seleção argentina por 6 a 1 contra a Bolívia pelas eliminatórias do último mundial. Como resultado, voltou a ser convocado para a albiceleste, ao menos no selecionado montado a partir de jogadores que atuam na própria Argentina (a “Checholeta”).

Pelo lado tripero, Angel Cappa, insatisfeito com a má fase do goleiro Gastón Sessa, resolveu dar oportunidade ao jovem Fernando Monetti. E o jovem goleiro deu conta do recado, a ponto de assumir a posição de forma inquestionável, deixando para trás um nome histórico do futebol de La Plata.

Gimnasia: Monetti, Casco, Masuero, Magallán e Sapetti; Castro, Rinaudo, Capurro e Aued; Neira e Vizcarra.

River: Carrizo, Maidana, Ferrero e Román; Ferrari, Acevedo, Almeyda e Diaz; Lamela e Buonanotte; Pavone.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

One thought on “Gimnasia x River: duelo de opostos

  • Márcio Millo

    temos que vencer. é um partida muito importante. avante river!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.