Arquivo

Virada de mesa a caminho?

Segundo matéria realizada pela revista “Veintitrés”, o rebaixamento do River Plate poderá ser anulado e um novo campeonato poderá estar sendo criado nos bastidores. Segundo o que se planeja, o novo campeonato teria 40 clubes, os 20 da Primeira e os 20 da B Nacional. Além disso, os 20 clubes da Primeira não seriam os da atual temporada, mas os da anterior, o que anularia os rebaixamentos dos quatro clubes de Buenos Aires na temporada anterior. Dessa forma, se salvaria também a invencibilidade histórica do “Millo” em nunca ter ido à segunda divisão. Como se não bastasse, também terminariam os promedios.

Julio Grondona e dirigentes da AFA estariam analisando e trabalhando contra o tempo para modificar o modo de disputa dos campeonatos no futebol de elite da Argentina. A ideia é a de anular os descensos da temporada passada (River, Gimnasia, Huracán e Quilmes) para dar forma a um torneio composto por 40 equipes, os 20 da Primeira e os 20 da B Nacional. Os clubes seriam distribuídos em cinco grupos de oito patricipantes e os “grandes” seriam os cabeças-de-chave de cada grupo. Contudo, ainda não se sabe como se faria para manter todos os clássicos.

Dessa forma, os quatro primeiros colocados de cada grupo avançariam à próxima fase, e eles jogariam a chamada “Liga Superior”, cujos primeiros colocados se classificariam diretamente à Copa Libertadores da América. Porém, para a Copa Sul-Americana, os classificados sairiam da soma de pontos entre os conquistados nas grupos e os obtidos na Liga Superior. Por outro lado, do quinto ao oitavo de cada zona estariam os 20 clubes para jogar a chamada “Liga Inferior”, da qual seriam rebaixados os últimos quatro colocados na tabela.

Já os quatro ascendidos à disputa do mesmo campeonato no ano seguinte seriam os provenientes da B Metropolitana e do Torneio Argentino A. Também haveria modificação na nomenclatura de todas as Categorias, que passariam a se chamar Série A, B e C (os torneios do interior não sofreriam essa alteração).

O chamado “Fútbol para Todos” transmitiria todos os jogos e cada clube passaria a ter um aumento pela cessão de seus direitos televisivos. Um dos encarregados do projeto afirmou à revista: “Estamos estudando isso, mas não é fácil e há pouco tempo, porém veremos se conseguimos a tempo”.

Já se fala que ministros do governo que se envolvem com o futebol já possuem o projeto nas mãos e estão analisando-o com entusiasmo. Um dos pontos que mais apreciaram foi o da possível “federalização” da disputa do campeonato por clubes de todos os cantos do país. Algo que consideram que não existe na atual forma de disputa.

“Não estamos ajudando o River a se livrar do rebaixamento, estamos ajudando a 20 clubes a subirem à Primeira”, tentou explicar um dos “estudiosos” do projeto. O certo é que a ideia surgiu justamente depois do rebaixamento do “Millo”. O seu mentor é um dos advogados do River, que trabalha também para a AFA. A proposta chegou a Grondona na noite da abertura da Copa América.

Enquanto pessoas influentes do mundo inteiro questionavam, ainda incrédulos, Grondona sobre o “feito” do River, o advogado do River e outros dois “estudiosos” chamaram o mandatário da AFA para uma reunião e iniciaram as conversas sobre o projeto. De lá para cá, trabalham dia e noite para torná-lo viável antes do início do Apertura e da B Nacional, em 7 de agosto.

Uma das coisas que não explicaram, e que até agora não ficou claro, é porque os clubes da B Nacional não serão os representantes da categoria na temporada anterior. Quanto aos clubes da B Nacional, se mostram contrários à proposta por vários aspectos; o principal deles é que cairiam diretamente para a B Metro ou para o Argentino A, no caso de serem clubes do interior.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

9 thoughts on “Virada de mesa a caminho?

  • Willian Alves de Almeida

    Era só o que faltava. Uma copa João Havelange Argentina. FUERA GRONDONA!!!!!!!

  • Leandro Winkelmann

    ‘Não estamos ajudando o River a se livrar do rebaixamento, estamos ajudando a 20 clubes a subirem à Primeira”

    HAHAHAHAHAHA piada do século!

  • Daniel Santiago

    Argentina para Brasil: “Eu sou vc amanha!”

    Lamentavel =/

  • OLHA A CBF FAZENDO ESCOLA AÍ, GENTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • igor carter

    se ocorrer mesmo, e daí. o river já caiu, já ficou em último. isso ninguém esquece, principalmente nós xeneizes

  • Ns. Old Boys!

    O River de hoje é o Flominense de ontem que subiu da terceira para primeira sem escalas…

  • Elsio Liomeiro Filho

    Sou e sempre serei River, mas acho essa ideia ridícula.

  • MARCIO AZEVEDO PINHEIRO

    É pelo menos isso parece que aprendemos nos ultimos anos, e a criação de um novo campeonato com certeza é pra savar o River, ridiculo pois ele caiu sim com ou sem novo campeonato.
    Cairam no meu conceito.

  • jaisson alves de sousa

    RIDICULO essa ideia, tinha q mudar p melhor o campeonato argentino, igual os campeonatos europeu.
    Ja bastava o apertura e clausura, 2 campeonatoos em um ano, + o sistema de rebaixamento e orrivel..
    e tao querendo piorar mais…e foda meermo…FORA GRONDONA!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + dezenove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.