Arquivo

Marcha dos torcedores está mantida: agora pela saída de Grondona

Apesar de reviravolta na virada de mesa, anunciada ontem pela AFA, o movimento de protesto dos torcedores argentinos foi confirmado para a data de hoje, às 19h30, em frente à sede da entidade máxima do futebol argentino. Agora, o movimento pedirá também a renúncia de Julio Grondona.

Depois do anúncio de que se modificariam as disputas de dois dos principais campeonatos argentinos, para a temporada 2012/2013, a opinião pública, de forma generalizada, se manifestou contrária às medidas anunciadas. A partir daí, os hinchas da maioria dos clubes se uniram através das redes sociais para fazerem um protesto gigantesco hoje à noite em frente à sede da AFA.

A iniciativa do protesto surgiu por um grupo de amigos do Facebbok, que convidou todos os torcedores indignados a protestarem, e a mostrassem que a Sociedade não estava feliz com as alterações. O nome do protesto então era “Marcha contra o torneio de 38 equipes/OFICIAL”. Depois disso, a convocação se estendeu também ao Twitter, através do hashtag “2deagostoAFA” . Após o anúncio de Grondona, de que voltaria atrás na virada de mesa, os torcedores voltaram às redes sociais para rediscutirem a marcha de hoje à noite. Decidiram que manterão a manifestação e que agora, além de pressionarem para que não haja nova reviravolta dos dirigentes da AFA, ela vai clamar também pela consigna de “Fora Grondona”.

O encontro então acontecerá na noite de hoje e já conta com a presença confirmada de quase 50.000 torcedores. “Chegou a hora de dizer BASTA. Hoje vamos escrever uma página importantíssima na história do Futebol Mundial, contamos com cada um de vocês para que esta noite todos os hinchas do país nos escutem. Não importa de que clube sejamos, estão tirando de nossas mãos o nosso futebol. É preciso que parem de jogar e de lucrar com a nossa paixão. Por favor, que seja uma marcha pacífica, vamos dar um exemplo. Unidos, sem importar as nossas cores; unidos por uma marcha pacífica, unidos para fazer história”, foram as palavras do grupo hoje, no Facebook.

Vale destacar que embora o principal ponto da manifestação seja em frente à sede da AFA, ela também ocorrerá em diferentes pontos do país, como em Córdoba, Rosario, Santa Fe, Mendoza, La Plata, Mar del Plata, San Juan, Bariloche, Tucumán etc.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

3 thoughts on “Marcha dos torcedores está mantida: agora pela saída de Grondona

  • Willian Alves de Almeida

    O “Chau Grondona” sempre foi o principal objetivo da marcha, veja este site aqui, as datas aonde começam os comentários:

    http://www.chaugrondona.com.ar/

    Não se o “Bianchi a ala selección”, a segunda principal reivindicação faz duas semanas atrás ainda está forte, espero que sim.

  • Joza Novalis

    Sim, você tem razão, Willian; mas em especial a marcha de hoje era contra o novo Torneio, embora a intenção do movimento era de um bota-fora ao Grondona. Isto até pelo fato de que essas manifestações, em geral, gostam de reduzir as chamadas consignas, com o objetivo de fortalecê-las, o que significa que uma coisa não impede a outra e que caminham juntas. De qualquer forma, obrigado pela dica e pelo site, já que eu conhecia o movimento, mas não havia visitado esse site ainda. Abs

  • Se or hemanos estão conseguindo ta mais do que na hora de faser algo asim aqui tanbém , mais com o #forateixeira no facebook já ten !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.