Arquivo

Rosário Central empata com lanterna Brown e mantém River no ascenso direto

Em partida que teve um fraco primeiro e um ótimo segundo tempo de futebol, o Central perdeu a oportunidade de tirar o River Plate do ascenso direto ao empatar em 2×2 com o Brown de Madryn. Ficou claro que o Canalla não somente não contava com a boa apresentação do visitante como tampouco andou vendo as últimas partidas do rival, que nos últimos jogos andou perdendo embora não tenha atuado tão mal como revelam os seus números negativos. Também parece que não se prestou a devida atenção a alguns valores da equipe patagônica, como o habilidoso Benítez e o atacante Jara. Depois de fazer um primeiro tempo preguiçoso e sair vencendo por 1×0, o Canalla tomou a virada e precisou correr atrás do placar. Correu, mas não o suficiente para a virada. Com o resultado, a equipe de Pizzi frustrou os mais de 30 mil hinchas que lotaram o Gigante de Arroyto e viram seu time perder mais uma oportunidade de chegar à disputada liderança da B Nacional.

A mudança no comando do Brown de Madriyn ainda não ocorreu inteiramente, pois a saída de Siale recebe a cobertura de um de seus antigos assistentes. Contudo, foi possível ver algo diferente na equipe nos primeiros minutos. Tentava fecha a marcação com pelo menos 8 homens atrás da linha da bola. Contudo, ao contrário do que ocorreu nas partidas anteriores em que atuou como visitante, o conjunto patagônico também buscava o ataque. O que gerou certa instabilidade no Canalla no início. Porém, para a sorte da fanática hinchada local, o Brown demonstrou aos 11 minutos que seu principal problema ainda continua; a defesa. Em cobrança de falta na direita, a bola foi levantada para Salinas completar para o gol; a pelota desviada foi a corner. Na cobrança, a zaga visitante se atrapalhou e Giménez fez gol contra para o Canalla: 1×0.

A partir daí, contudo, nada mais aconteceu. O visitante ficou ainda mais acanhado e o Central ainda mais sossegado. Toque de bola para cá, toque de bola para lá e nada, Somente aos 40 minutos é que o Central chegou novamente em cobrança de falta de Gómez. Três minutos depois, a bola chegou às mãos do arqueiro Jorge Broun pela primeira vez na partida. E foi só.

Na segunda etapa o conjuno visitante voltou melhor que o Canalla. O técnico Nasta adiantou a marcação e aproximou Benítez e Galhardo principalmente de Tévez no campo de ataque. Ao mesmo tempo o artilheiro Jara recuou um pouco e também se aproximou de Tévez, de quem esteve muito isolado na primeira etapa. Rodando a bola de um lado para outro pouco a pouco o conjunto patagônico foi envolvendo o Canalla, que parecia não esperar pela reação do rival. Aos 11 minutos ocorreu uma falta frontal para o Madryn em uma clara demonstração de que ninguém sabia da habilidade de Benítez para esse tipo de jogada. Na cobrança perfeita o arqueiro canalla nem viu a bola, que foi colocada com maestria no canto esquerdo de Broun; 1×1.

A partida ficou aberta e bem movimentada. Aos 16 quase que o Canalla chegou ao segundo gol em outra demonstração da pouca intimidade que a defesa visitante mantém com as jogadas de bola aérea. Pizzi deslocou Ferrari para o meio-de-campo e reforçou com qualidade a articulação das jogadas. Também retirou o lateral Delgado e colocou o meia avançado Medina. Ficou jogo de ataque contra defesa e contra-ataque.

Aos 28 Jara acertou um chutaço de fora da área e a bola passou por sobre o arco de Broun. Este foi o aviso de que minutos depois o Brown chegaria ao gol da virada. O arqueiro canalla realizou uma péssima saída de bola e Giménez ganhou fácil do único zagueiro canalla que lhe dava combate e fez um gol de craque: 2×1. Restavam 16 minutos para o fim.

Cinco minutos depois, as substituições de Pizzi resultaram no empate. Apoveitando-se de um ótimo lançamento de Gómez, do meio-de-campo, Medina apareceu nas costas de Ruíz e diante do arqueiro apenas escolheu o canto para fazer 2×2. A partida continuou aberta e motivada. Isto ocorreu sobretudo pela presença de vários homens no campo de ataque do conjunto rosarino, foi para a pressão e só não conseguiu o gol da vitória porque o arqueiro Pereyra estava em boa jornada e fez grandes defesas no Gigane de Arroyto. Depois disso, o Rosário teve outras chances, mas não conseguiu chegar ao terceiro gol. Com o empate frente ao lanterna da competição o Canalla ficou com 11 pontos. Ou seja, além de não chegar à liderança da competição ainda perdeu a oportunidade de tirar o River do ascenso direto.

Formações:

Rosario Central: Jorge Broun; Paulo Ferrari, Nahuel Valentini, Matías Lequi, Delgado (Antonio Medina); Federico Carrizo, Julio Mozzo, Reinaldo Alderete, Gómez; Rodrigo Salinas (Ramiro costa) e Gonzalo Castillejos. T: Juan Antonio Pizzi.

Guillermo Brown (Puerto Madryn): Sebastián Pereyra; Gabriel Ruiz, GustavoCaamaño, Gastón Stang, Carlos Del Giorno; Fabio Giménez (Diego Giménez), Omar Gallardo, Sebastián Aciar, Leandro Benítez; Juan Manuel Tévez e Matías Jara. T: Gabriel Nasta.
Árbitro: Luis Álvarez

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.