Arquivo

Gimnasia Jujuy perde em La Plata e novamente não ultrapassa River Plate

No Bosque, em La Plata, o Gimnasia local recebeu o Gimnasia de Jujuy e venceu por 1×0 com um gol do contestado uruguaio Vargas. O resultdo fez justiça à equipe que procurou mais a vitória, principalmente no segundo tempo, quando o espírito lutador do Lobo platense parece ter sido recuperado por seu treinador estreante, Pedro Troglio. Com o resultado, o Lobo local aliviou bem seus péssimos promédios. Já o outro Lobo, o de Jujuy, perdeu a oportunidade de novamente ficar à frente do River,na tabela de posições.

Embora a hinchada do Lobo platense se recuse a abandonar a equipe, o que se pode ver na cancha é um conjunto de atletas que não consegue de modo algum assumir o protagonismo. No encontro contra o Lobo da vez, o de Jujuy, o conjunto local foi totalmente dominado na primeira etapa. Pouco produziu e foi dominado justamente no setor em que mais congestionou jogadores, o meio-de-campo. Atuando com um 4-2-3-1 o ideal era que o elenco agora comandado por Pedro Troglio barrasse o assédio do visitante à sua área. Conseguiu em parte, já que o jujuños não conseguiram a devida penetração à área de Monetti. Mas o custo disso foi alto. Além dos dois homens que ofereciam proteção à zaga, também os três mais à frente recuavam para a mesma função. Resultado: a equipe ficou sem saída para o ataque. Ficou refém de sua proposta altamente defensiva e até covarde diante de sua torcida.

Ainda assim quem chegou primeiro foi o Lobo local. Aproveitando-se da boa chegada pelo flanco esquerdo, Víttor concluiu com perigo para o arco de Crivelli. A resposta do Visitante ocorreu aos 17 e 30 minutos com Ferreyra, que em ambas as situações se aproveitou da boa articulação e condução de Jorge Luna. Porém, apesar do domínio dos visitantes, o placar ficou igualado em zero.

Na volta do intervalo, deu para perceber que os visitantes explorariam mais o setor direito do ataque, pouco explorado no primeiro tempo. Assim, chegou bem, antes mesmo do primeiro minuto. Porém, foi só uma impressão. Os visitantes não somente não exploraram o flanco direito quanto se esqueceram também do esquerdo. Óbvio nessas situações que a equipe fique sem saídas, quando encontra uma linha de praticamente seis homens à frente da área.

Já a equipe conduzida por Pedro Troglio realmente retornou melhor para o segundo tempo. O treinador estreante aproximou um pouco os dois atletas que protegiam a zaga dos três homens que ocupavam o balão do meio-de-campo. Assim, o conjunto local ganhou articulação e tirou as ações do jogo das mãos dos jujeños. O resultado foi o gol que saiu logo aos 14 minutos com Vargas. Após recebe a pelota dentro da área, o atacante uruguaio fez boa jogada individual e guardou a pelota no arco de Crivelli: 1×0

O placar poderia ser ampliado aos 19 com boa jogada entre Vargas e Chaves. Cinco minutos depois o Lobo visitante chegou bem com Minici, que em rara jogada pelo flanco esquerdo recebeu a pelota e depois de excelente jogada individual chutou para a boa intervenção de Monetti. Aos 24, Capurro acertou a trave direita de Crivelli e quase ampliou o marcador. Mas o resultdo final foi mesmo 1×0 para o Gimnasia La Plata. Na próxima rodada, o Lobo platense vai a Puerto Madryn encarar o Guillermo Brown, enquanto o Gimnasia Jujuy vai receber em sua cancha o instável conjunto do Atlanta.

Formações:

Gimnasia de La Plata: Fernando Monetti, Cristian Piarrou, Damián Macaluso, Lisandro Magallán e Matías García; Sergio Vittor e Alejandro Capurro; Milton Casco (Quiñones), Pablo De Blasis e Jonatan Chaves; Gonzalo Vargas (Mendoza). Técnico: Pedro Troglio.

Gimnasia de Jujuy: Federico Crivelli; Diego Chitzoff (Triveiro), Sebastián Díaz, Guillermo Franco, Nicolás Minici; Leonardo Ferreyra, Daniel Ramasco, Pablo Saucedo (Díaz), Sergio Sagarzazu; Jorge Luna (Magno) e Marcos Pirchio. Técnico: Salvador Ragusa.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.