Arquivo

Instituto e River duelam em Córdoba em “final antecipada” da B Nacional

No início da noite deste sábado, Instituto de Córdoba e River Plate duelam em partida que certamente é uma das finais da B Nacional. Um encontro entre o líder da competição e o vice-líder, além de ser o embate entre duas equipes que apresentam muito mais pontos comuns que o contrário. As duas defesas gostam de “grandes emoções”; os dois elencos possuem alguns jogadores muito experientes; ambos possuem bons arqueiros, e que desfrutam de boa fase. Os dois elencos possuem jogadores jovens, habilidosos e capazes de modificar o destino de uma partida a qualquer momento; ambos possuem jogadores que embora não sejam jovens pedem lugar no time pela capacidade de serem o donos da bola. Contudo, há ao menos três fatores que podem desequilibrar o embate, e eles são todos favoráveis a La Glória. É certamente um teste para cardíacos. Para arbitrá-lo foi convocado Germán Delfino.

Na Argentina é consenso de que o cotejo de hoje à noite será uma das finais antecipadas da B Nacional. O River é o líder da competição com todos os méritos possíveis e com muitos deméritos que ficam na conta de seus rivais. Dentre esses, podemos excluir o Instituto de Córdoba. Isto porque nas partidas em que não venceu, vendeu caro e jogou futebol. No grande embate com o Central foi prejudicado pela arbitragem; em confrontos como o diante do Desamparados a sorte pareceu não estar ao seu lado. De qualquer forma, a equipe de Alta Córdoba chega a esse confronto como o mais fiel e digno perseguidor do Millionario.

Os pontos comuns entre ambos são muitos. Um deles é a defesa. Em ambos os casos são fracas, embora apresentem erros diferentes. A do River sempre parece mal postada em campo e desguarnecida. A do Instituto morre de medo das jogadas de fundo de campo, sejam elas em bolas aéreas ou não. Seus jogadores são mais experientes que os do River, mas são mais fracos tecnicamente.

Jogadores experientes desfilarão nos dois elencos. Barsottini, Erpen e Damiani pelo Instituto; Cavenaghi, Domíngez e Sánchez pelo Millionario. No arco, tanto Chichizola quanto Chiarini são bons goleiros e vivem boa fase. A vantagem vai para o arqueiro de Núñez, pois a defesa de La Glória expõe ainda mais o seu arqueiro. Jovens atletas brilhantes também estarão no Mario Kempes. Em La Glória Canever, Gagliardi, Videla e López Macri; no Millionario: Chichizola, Ocampos, Cirigliano e Ríos. Deles se pode esperar uma surpresa a qualquer momento. Se não resolverem o embate, isto pode ficar a cargo de atletas não tão jovens mas decisivos, como Sáncheze e Aguirre pelo River e Fileppi pelo Instituto.

Todavía, três aspectos podem pender para o lado do conjunto de Alta Córdoba. A torcida. Nesse, nesse caso pode até pender para o lado do River, dependendo da circustância. O treinador Darío Franco. Com todo o respeito que Almeyda vem conquistando, ainda não é possível de comparar o seu trabalho com o desenvolvido por Franco. Este é mais experiente e sabe fazer as melhores alterações. Tem um banco melhor que o do River e sabe utilizá-lo bem. Se a equipe não estiver bem na partida de hoje, mudará o esquema ou irá reforçá-lo com a entrada do excelente Gastón Coronel. Paulo Dybala. Embora Ocampos e Cirigliano sejam grandes revelações, Paulo Dybala tem a vantagem de entrar na equipe com a proteção que os jovens do River não tiveram e não têm até agora. Além disso, Dybala tem a vantagem de ser mais goleador e atuar em um setor do campo que favorece mais a decisão de uma partida: o comando do ataque. Todos são grandes revelações, porém Dybala parece ter em potencial algo diferente que só os grandes jogadores da história possuem. Isto pode até não aparecer ao longo de sua carreira, mas ele o possui em potencial. Trata-se de um jogador competo, inclusive no quesito personalidade.

Para o confronto Almeyda não terá “Chori” Domínguez. Para compensar terá Cigliriano e Ferrero, que eram dúvidas para o embate. Já o Instituto, que vem de três vitórias consecutivas, e ainda está invicto atuando em Córdoba, Darío Franco repetirá a formação que humilhou o Bohemio em Villa Crespo. Dessa forma, se dará ao luxo de deixar o excelente Gastón Coronel no banco de reservas.

Prováveis formações:

Instituto Atlético Central: Chiarini; Damiani, Barsottini e Erpen; Gagliardi, Videla, Fileppi e Canever; López Macri, Dybala e Lagos. Técnico: Darío Franco.
River Plate: Chichizola; Vella, Ferrero, Maidana e Arano; Sánchez, Cirigliano, Aguirre e Ocampos; Ríos e Cavenaghi. Técnico: Matías Almeyda.

Árbitro: Germán Delfino.
Local: estádio Mario Kempes, Alta Córdoba, Córdoba, Argentina.
Horário e transmissão: TV Pública/Canal 7, Apurogol.com.ar; 18h30

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

One thought on “Instituto e River duelam em Córdoba em “final antecipada” da B Nacional

  • João Carlos Guilardas

    Pô, essa prévia me deixou bem apreensivo com o jogo do River. Não imaginava que um time do interior argentino fizesse um trabalho tão bom na base.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − oito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.