Arquivo

B Nacional: Rosário Central é o destaque do sábado; Quilmes perde

Se a bola parou na primeira divisão por conta dos jogos da seleção, as divisões do ascenso seguiram normalmente neste fim de semana. E hoje quatro partidas movimentaram a B Nacional, incluindo clubes de grande torcida, quatro deles com títulos nacionais no currículo. O grande destaque foi a vitória do Rosario Central, que parece candidato forte ao ascenso. Quilmes e Gimnasia não tiveram sorte.

Em uma partida muito movimentada e repleta de emoções, o Defensa y Justicia venceu o Quilmes por 2 a 1 em casa. Os cerveceiros chegaram a sair na frente com um gol de Corvalán, mas Piriz Alves empatou no minuto seguinte. E no segundo tempo o uruguaio marcou novamente para dar a vitória ao Halcón, que com 19 pontos vai se aproximando do alto da tabela. De quebra o clube de Florencio Varela voltou a ter o goleador do torneio, já que com os dois gols Piriz Alves ultrapassou Cavenaghi e chegou ao topo. A equipe comandada por Caruso Lombardi perdeu uma ótima chance de tentar entrar na zona de promoción.

Oposta foi a partida disputada entre Gimnasia La Plata e Independiente Mendoza na cancha do Bosque, que terminou sem gols. De baixíssimo nível técnico, o jogo teve pouquíssimos lances dignos de nota. No principal deles, ainda no primeiro tempo, Vizcarra desperdiçou um penalti, defendido pelo goleiro Ayala. O Lobo chegou a cinco partidas sem perder, mas desperdiçou uma grande oportunidade, já que em caso de vitória teria assumido (ao menos provisoriamente) a 5a posição. A Lepra mendozina segue na zona de promoción.

Mais interessante foi a partida entre Rosario Central e Aldosivi. Os canallas simplesmente não deram chance ao Tiburón, abrindo o placar logo aos 13 minutos com o artilheiro Castillejos e ampliando 5 minutos depois com Rivero. Aos 28 do segundo tempo Biglieri assegurou a vitória para o Central, enquanto Lentini descontaria logo em seguida para a equipe de Mar del Plata. O 3 a 1 garantiu que o Rosário Central durma empatado com River e Instituto na primeira colocação da B Nacional, e assegure a vaga entre os quatro primeiros colocados ao fim da rodada, independente dos demais resultados. Já o Aldosivi segue fora da zona de promoción, logo acima do Independiente Mendoza.

Fechando o dia, Chacarita Juniors e Ferrocarril Oeste ficaram no 1 a 1 no estádio de Villa Maipu. O verdolaga saiu na frente muito cedo, com um belo gol de Buffarini, e parecia que venceria sem maiores dificuldades a um rival em péssimo momento. No entanto, desperdiçou oportunidades de resolver a partida no primeiro tempo e acabou castigado, levando o empate no fim do primeiro tempo num chute espetacular de Ereros. Ao fim a equipe de Caballito perdeu a chance de dormir empatado com o Boca Unidos na quarta posição. Os funebreros seguem na zona do descenso direto, mas poderão ascender à zona de promoción, caso o arquirrival Atlanta seja derrotado pelo Almirante Brown neste domingo. Neste caso o Bohemio entrará na zona da degola.

Agenda da rodada (horários de Brasília):

DOMINGO

18:00 Atlanta x Almirante Brown

18:00 Gimnasia Jujuy x Guillermo Brown

20:15 River Plate x Atletico Tucumán

SEGUNDA-FEIRA

20:00 Instituto x Boca Unidos

22:10 Patronato x Huracán

TERÇA-FEIRA

22:30 Desamparados x Deportivo Merlo

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 6 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.