Arquivo

Instituto vence e se isola na liderança

Com uma atuação convicente contra um adversário duríssimo, o Instituto venceu o Boca Unidos por 3 a 0 em casa e chegou à liderança isolada da B Nacional. Lagos, Gagliardi e Coronel marcaram para La Gloria, que agora tem a impressionante marca de 29 pontos em 14 jogos, 3 à frente de River Plate e Rosário Central, empatados em 2o. A equipe de Corrientes está em 4o, com 23.

Desde o primeiro minuto de partida o Instituto fez valer sua posição de líder do campeonato e dono da cancha. A equipe vermelha e branco dominou a partida desde o início, ainda que com dificuldades de criar jogadas agudas. Mas logo ficou claro que com uma defesa aurirroja mal posicionada nas bolas aéreas e o veterano goleiro Sessa com atuação confusa, os escanteios e faltas laterais eram o mapa da mina para La Gloria.

Aos 33 minutos Damiani escorou um escanteio da esquerda, deixando Lagos absolutamente livre para abrir o placar. Dez minutos depois, em outro escanteio, desta vez da direita, foi Gagliardi quem subiu, absolutamente livre, para marcar. Em duas jogadas aéreas, a equipe cordobesa abria uma vantagem dificílima de ser revertida pelos aurirrojos.

No segundo tempo a equipe da casa não diminuiu o ritmo: desde o início pressionou, criou jogadas de perigo, mandou bola na trave e exigiu boas defesas de Sessa. Quanto o atacante Lagos foi expulso, ficou claro que dificilmente o Boca Unidos conseguiria reagir. Mas a valente equipe correntina não esmoreceu, e seguiu lutando, conseguindo ainda exigir duas defesas do goleiro Chiarini, do Instituto.

Mas o Instituto era melhor e tinha um a mais. Ao fazer valer essa vantagem chegou ao gol que sacramentou a vitória. O gol veio aos 32 minutos, quando Lopez Macri centrou para Coronel, que havia acabado de entrar, marcar o terceiro.  La Gloria garantia os três pontos e a liderança isolada, em um grande momento para a equipe cordobesa, que chegou a quase 70% de aproveitamento.

Instituto: Chiarini, Damiani, Erpen e Bustos; Gagliardi, Videla (Gaitán), Fileppi e Canever (Coronel); Lopez Macri, Dybala (Burzio) e Lagos.

Boca Unidos: Sessa, Ayala, Donatti e Baroni; Devallis (Gomez), Paredes, Danelón, Fredrich e Rios (Mustachi); Visconti (Ferreira) e Nuñez.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.