Arquivo

B Nacional: Instituto termina 2011 na ponta; Quilmes entra no G4

Na última rodada do ano de 2011 pela B Nacional, o Instituto de Córdoba venceu de virada o Merlo e terminou o ano na liderança da principal divisão de acesso argentina. Outro placar importante do domingo foi a vitória do Quilmes sobre o Gimnasia Jujuy, que levou os cerveceiros ao quarto lugar, aproveitando-se do mau resultado obtido pelo Boca Unidos.

Em Córdoba, o Instituto jogava por uma vitória para garantir a liderança isolada ao fim de 2011. No entanto, logo nos primeiros minutos saiu atrás no placar, com um gol de Bareiro para o Merlo. Mas La Gloria não se intimidou, e com gols de Dybala e Lagos virou o placar, e terminou o ano com 35 pontos em 18 partidas, uma campanha muito sólida que torna a equipe favoritíssima para o ascenso.

No extremo norte do país, Telechea marcou o gol da vitória do Quilmes sobre o Gimnasia Jujuy, levando a equipe comandada por Caruso Lombardi a terminar o ano entre os quatro primeiros, graças à inesperada derrota do Boca Unidos em casa para o Almirante Brown na sexta-feira. Surpreende a espiral de queda do lobo jujeño, que na primeira metade do turno disputou a liderança e agora, após uma sequencia incrível de nove derrotas, está na antepenúltima posição.

Nas outras partidas do domingo, o Defensa y Justicia perdeu para o Aldosivi em casa por 2 a 0, mesmo placar que o Brown aplicou ao Independiente Rivadavia em Puerto Madryn. O último placar mexe na luta contra o descenso, pois a equipe do sul conseguiu sair da zona do descenso direto com a vitória, e agora faz companhia ao Desamparados de San Juan na zona de promoción. Quem perdeu com isso foi o Chacarita Jrs. qeu agora está na zona do descenso direto ao lado do Atlanta, seu arquirrival. Assim, após ficarem 12 anos sem se enfrentar, os dois tradicionais rivais podem levar seu clássico para a B Metropolitana (3a divisão)

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − sete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.