Arquivo

Grupo de equipes, liderado por San Lorenzo, articula plano para suspender descenso em 2012

Prova de que o futebol argentino está longe de voltar aos seus anos de glória é a atitude corriqueira de tentar modificar as regras do jogo a fim de acomodá-lo aos interesses particulares de um ou outro cartola. A bola da vez é a decisão do San Lorenzo de articular com outros clubes a suspensão do descenso ao fim do Clausura 2012. Como mafiosos da pior espécie, os cartolas se reuniram escondidos, com a finalidade de elaborarem um projeto e apresenta-lo à AFA. A notícia vazou e a própria Associação se antecipou em chama-los a uma reunião. À frente da tramoia está o San Lorenzo, junto dele, vários outros; de comum, o fato de que todos eles correm riscos com o rebaixamento.

Terminasse hoje o Clausura 2012 e o San Lorenzo disputaria a “promoción” com um clube da B Nacional. Diante dessa realidade e do pavor de seguir o exemplo do River Plate, o presidente do San Lorenzo de Almagro, Carlos Abdo, propôs aos dirigentes de Banfield, Olimpo, Tigre, Unión e Newell´s que se articulem em prol de um projeto que suspenda o descenso em 2012. Além disso, propõem que a próxima temporada seja composta por 24 clubes, no lugar dos 20 atuais.

A reunião ocorreria em um local no bairro de Ezeiza, próximo à sede da AFA. Porém, a informação vazou antes que os cartolas configurassem o projeto que seria enviado à AFA. Então, os dirigentes da Associação de Futebol Argentino fizeram o inusitado: convidaram os cartolas para que se apresentem na próxima terça-feira, 30 de janeiro, na tradicional reunião dos dirigentes da associação máxima do futebol argentino.

Bastou o tema ser publicado na mídia para que diversas vozes se manifestassem contrárias. Desde a sede do Independiente, seus dirigentes fizeram questão de afastar o clube desse intuito. Nas redes sociais, os torcedores do San Lorenzo se posicionaram com a frase: “prefiro ir à B Nacional do que me salvar por um decreto”.

Apesar da inclusão do tema na próxima reunião da AFA, o presidente do Lanús, Nícolas Russo, qualificou o tema de “papelão”, e garantiu que ele só entrou na pauta da AFA por uma questão de cordialidade com os envolvidos. Além dos torcedores, e de vários cartolas da oposição a Abdo, no San Lorenzo, outras personalidades também se manifestaram contrárias. Eis algumas delas:

Germán Lerche (Colón)
“Estamos dispostos a analisar algumas modificações no futebol argentino. Contudo, é muito difícil bancar a suspensão dos descensos”.

Nicolás Russo (Lanús)
“Vejo como muito complicado que se retirem os descensos, pois o futebol argentino é muito sério. Isto é mais um engodo daqueles que veem complicada sua permanência na Primeira Divisão

Juan Carlos Crespi (Boca Juniors)
“Somos totalmente contrários à suspensão dos descensos”.

Miguel Calello (Vélez)
“Existe um monte de situações que pede solução antes que se falem em modificar o tema do descenso”.

Sergio Marchi (Futebolistas Argentinos Agremiados)
“Que Abdo vá para um psicólogo que o possa ajudar. É um absurdo suspender os descensos. Esses dirigentes já levantam, pela manhã, tomando álcool. Uma manobra desse tipo e sequer teremos o início da próxima temporada”.

Javier Cantero (Independiente)
“Independiente não apoia nenhum projeto dessa natureza”.

As vozes contrárias aí estão. Como sempre, aquelas que são favoráveis a algo dessa natureza pouco falam. Algumas sequer aparecem nesse momento. No silêncio parcial ou total de algumas vozes mora a neutralidade típica dos oportunistas que esperam o melhor momento possível para se posicionar. Na grande maioria das vezes, de forma reacionária.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

5 thoughts on “Grupo de equipes, liderado por San Lorenzo, articula plano para suspender descenso em 2012

  • carlos eduardo

    “Como mafiosos da pior espécie, os cartolas se reuniram escondidos, com a finalidade de elaborarem um projeto e apresenta-lo à AFA.”

    o texto disse tudo, não passam de mafiosos. é uma pena para o futebol argentino contar com essa gente no comando, é muito triste.

  • Márcio Pereira

    Ridículo. Como torcedor do San Lorenzo, sou mais um que prefere ver meu time na B Nacional, e quem sabe voltando mais forte, do que não cair no canetaço.

  • Lucas Prates

    Avisem eles que os mafiosos do Fluminense já conseguiram isso por aqui uma vez! Aliás 2 vezes!

  • ronaldo

    desse jeito o campeonato argentino vira uma um torneio de varzea

  • fabio

    Devem estar aprendendo com o Brasil de uns tempos atrás.
    Por isso que só me ligo em futebol como entretenimento.
    Ontem, por exemplo, conheci o Zé Galinha, no Anacleto Campanela.
    Confiram em http://futeboldecampo.net

    abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − seis =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.