Arquivo

B Nacional: Aos 50 do segundo tempo, e com agonia, Central vence Desamparados e encosta no River

Com um gol agônico aos 50 minutos da segunda etapa, o Central vence o Desamparados no Gigante de Arroyito

Com o Gigante de Arroyito entupido de gente, o Rosário Central venceu o Desamparados de San Juan por 2×1 e voltou a se igualar com o River na segunda posição, ambos com 34 pontos. Porém o duelo em Rosário foi qualquer coisa de traumatizante para os hinchas do Canalla. A equipe tem se notabilizado por vencer seus últimos adversários nos últimos minutos e na base de muito sofrimento. Foi assim pela Copa Argentina, diante do Brown Madryn, foi assim hoje em Rosário diante do valente Desamparados. A equipe de San Jun apostou nos erros do Central e por pouco não leva ao menos o empate. Mas essa estratégia não foi suficiente diante da incendiada alma canalla. Aós fazer o primeiro gol aos 30 da segunda etapa, os hinchas canallas viram o visitante empatar aos 45. Então, o árbitro Diego Ceballos deu justos 5 minutos de acréscimos. Tempo suficiente para o Desamparados perder o gol da virada, e tempo suficiente para Castillejos, aos 50, fazer o gol da importante vitória canalla. Um pouco antes, em Quilmes, o Cervecero goleou o Guillermo Brown por 6×0 e ficou somente a um ponto de River e Central na briga pelo acesso.

Desde os primeiros minutos de jogo, o Central tratou de ir logo para cima do rival, como é de costume, quando o Canalla atua no Arroyito. Contudo, a equipe parecia perdida em campo e com erros de deslocamento pela cancha que dificultavam o passe principalmente no setor de meio-de-campo. E foi por este sertor que o visitante logrou levar a melhor nos primeiro minutos. Exemplo disso foi que chegou com perigo por três vezes ao arco de Broun. Não fez o gol e viu o conjunto dirigido por Juan Antonio Pizzi se recuperar pouco a pouco na partida. Aos 19 minutos, chegava pela primeira vez. Chegou mais vezes como prova definitiva de que não desejava oferecer o protagonismo do jogo para o rival de San Juan. A partir daí só deu Central. Por quê?

Porque em razão do bom trabalho de marcação da primeira e segunda linhas do Desamparados, o elenco canalla se deu conta de que precisava abrir o jogo pelos flancos. Teve várias chances de abrir o marcador, mas não o fez até por que o peso da intertemporada parece incomodar justamente a definição das jogadas. E assim, se foram os primeiros 45 minutos com o placar igualado em zero.

O reinício do jogo deu a impressão de que o mesmo cenário do inicio do cotejo se repetiria. O Desamparados apostou na dispersão do Central e quase abriu o marcador. Não o fez por duas vezes por causa do atento porteiro Bron. Mas o conjunto comandado por Pizzi pareceu ter aprendido com os acontecimentos do primeiro tempo e reagiu rápido. Logo se fez dono das principais ações dentro dentro da cancha. Para isso, ajudou o ingresso de dois jogadores: do recuperado Rick Gómez, que entrou no lugar de Ramiro, e do recém-contratado Leonardo Monje, a mais cirúrgica aquisição de um clube da B Nacional na retomada da Temporada. Os dois atletas injetaram mais mobilidade no ataque do Canalla.

Ainda assim, o cotejo não estava nada fácil para o Central. Isso porque claramente a equipe ainda precisa de ritmo de jogo e do melhor posicionamento de seus atletas durante a partida. O péssimo deslocamento é resultado da perda da noção de espaço pelos atletas. E o efeito disso é que uma razoável marcação se faz suficiente para dar conta de bloquear a chegada da bola aos principais homens do ataque. Por isso, o Desamparados estava bem: se antecipava em sua marcação e propunha um jogo no qual sua boa compactação lhe facilitava o domínio, posse de bola e articulação das jogadas nos costados da zaga canalla. O cotejo ficava perigoso para o Central e contaminava de nervosismo também aos seus torcedores.

Às chegadas do Canalla eram compensadas pela poucas mas perigosas estocadas do visitante, notadamente pela bola parada. Contudo, o desespero pareceu chegar ao fim aos 30 minutos com o gol de Leonardo Monje. Biglieri fez boa jogada pelo flanco direito e na saída do arqueiro Giordano deu a pelota açucarada para Monje empurrar para as redes: 1×0 Central.

Longe de oferecer tranquilidade, o gol colocou o elenco canalla em um estado de nervos acirradíssimo. É que o time não conseguia jogar com a vantagem e continuava com sua proposta extremamente ofensiva, que oferecia o contragolpe para o atento e aplicadíssimo conjunto de San Juan. Monje teve a chance do segundo, mas desperdiçou. Logo depois, o Desamparados quase empatou com Ariel Barth. Era o aviso do que aconteceria ao 45 minutos do segundo tempo. Depois de uma falha incrível da zaga canalla, Nahel Valletini igualou em 1×1.

O placar era injusto para o futebol aguerrido e ofensivo do Canalla no segundo tempo. Nas arquibancadas do Arroyito, “estupidamente” lotadas, a hinchada parecia não acreditar no que via. Mas, no fim, o coração canalla falou mais alto. Após assistência novamente de Biglieri, Castillejos fez 2×1 para o Central, aos 50 minutos da etapa complementar. Um triunfo incrível do Central, que volta a se igualar em pontos com o River, na segunda posição. Na próxima rodada, o Desamparados vai a Paraná, se deparar com o Patronato; enquanto o Rosário Central será novamente anfitrião, mas diante do Defensia y Justicia.

Formações

Rosario Central: Jorge Broun; Paulo Ferrari, Leonardo Talamonti, Matías Lequi, Guillermo Rivarola; Federico Carrizo (Santiago Biglieri), Jesús Méndez, Julio Mozzo, Ramiro Costa (Rick Gómez); Antonio Medina (Leonardo Monje) e Gonzalo Castillejos. Técnico: Juan Antonio Pizzi.

Sportivo Desamparados: Matías Giordano; Fernando Fontana, Ariel Barth, Federico Rosso (Lisandro Beratz), Omar Díaz; David Drocco, Hernán Lamberti, Diego Cálgaro, Augusto Alvarez; Jonathan Artura (Emanuel Reinoso ) e Gonzalo Parisi. Técnico: Ricardo Dillon.

Quilmes 6×0 Guillermo Brown

Fernando Telechea anotou quatro dos seis gols da goleada cervecera

Em Quilmes, a equipe local atropelou o Brown de Madryn e com 33 pontos ficou a apenas um ponto de River e Central. O destaque foi Fernando Telechea, que anotou 4 gols para o Cervecero (os outros foram de Mansilla e Cauteruruccio). Ajudou ao Quilmes o fato de Telechea ter anotado o primeiro gol logo aos três minutos de jogo, o que deu tranquilidade ao conjunto dirigido por Caruso Lombarid. Porém, o segundo gol saiu somente aos 33 minutos com Mansilla, e quando o cotejo não estava tá fácil para o Quilmes.

Na segunda etapa, a história se repetiu, pois Telechea anotou o terceiro gol logo no primeiro minuto, o quarto aos sete e Cauteruccio o quinto, aos nove. Depois disso, o visitante tratou de se resguardar para não sofrer mais gols. Atitude que de certa forma foi correta, já que o sexto e último gol ocorreu somente aos 29 minutos. Com o resultado, o Cervecero mostra que vai brigar por uma das vagas do acesso. Já o conjunto de Puerto Madryn foi parar na zona da promoción e terá de reagir rapidamente, antes que a situação afete o estado de ânimo da equipe. Na próxima rodada, o Quilmes fará um duelo de seis pontos com o Boca Unidos, novamente em casa; enquanto o Brown será visitante na cancha do Deportivo Merlo.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.