Arquivo

Dybala: o jovem que desbancou as estrelas e é a mania da B Nacional

Nesta temporada a B Nacional ganhou um reforço histórico, o River Plate, com sua camisa, torcida, títulos e jogadores famosos. Mas um jovem do interior desbancou todas as estrelas milionárias e é a coqueluche do momento. Aos 18 anos, Paulo Dybala marcou seu segundo hat-trick no torneio e atraiu a atenção de todo o país.

É a primeira temporada profissional do jovem que desde os 10 anos integra as categorias de base do Instituto. E como não poderia deixar de ser diferente, aos 18 anos Dybala fala dos grandes jogadores argentinos com admiração, mais como fã do que como colega de profissão: “seria um sonho jogar com Messi. Me disseram que Sabella falou de mim, e isso quer dizer que tenho feito bem as coisas. Tenho de seguir como até agora. Obviamente que seria um sonho jogar com Messi, fazer parte do mesmo plantel, treinar com o melhor jogador do mundo, seria a realização de um sonho”, disse “La Joya”. Que todavia parece querer manter os pés no chão: “Mas enfim, agora só penso no Instituto. Se fala muito de uma possível ida para o futebol europeu, mas não penso nisso”.

Para o jovem jogador, o sucesso de sua equipe frente a rivais fortes se deve ao estilo de jogo implantado pelo treinador Dario Franco: “não temos jogadores de nome, mas há um conceito claro de jogo: jogar com bola no chão e sempre para frente. Se tocamos de lado, Dario nos faz tocar para frente. Por sorte a equipe tem um ‘bom pé’ e podemos concretizar as idéias do treinador, em um torneio em que pouco se vê esse estilo. Estamos jogando muito bem, atuamos igual em qualquer lugar, atacando e pressionando. É a forma de jogar do treinador, que faz as coisas muito bem”.

O insinuante atacante, que já é conhecido como “La Joya”, marcou contra o Desamparados, na última segunda-feira, seu segundo hat-trick na B Nacional (já havia conseguido o feito contra o Atlanta). É vice-artilheiro da B Nacional com 16 gols, um tento abaixo de Cavenaghi e empatado com Piriz Alves (Defensa y Justicia) e Castillejos (Rosario Central). Em outubro seus direitos foram vendidos (junto aos de Lopez Macri, seu colega de ataque) por 3,5 milhões de euros a um grupo investidor que pretende colocar as duas revelações no exterior. No entanto o clube, provavelmente ao se dar conta do mau negócio, está tentando reverter a transação, em função do atraso no pagamento das parcelas. Assim, é possível que o ataque de La Gloria esteja com os dias contados, já que clubes como Roma e Internazionale já estariam de olho em Dybala.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

3 thoughts on “Dybala: o jovem que desbancou as estrelas e é a mania da B Nacional

  • Douglas

    Esse garoto tem um belo potencial, e os dirigentes daqui são incapazes até para vê-lo jogar. Infelizmente não apenas os dirigentes, como a grande mídia (não todos) consideram algum jogador extrangeiro de qualidade somente aqueles que jogam contra times brasileiros em Copa Libertadores e Copa Sulamericana, e quando os mesmos joguem demais nessas partidas, ai o garoto já esta acertado com um clube europeu…

  • Lucas Castro de Oliveira

    Tô com o Douglas em tudo. Caberia no ataque de qualquer clube grande do Brasil. Depois poderia vender por uns 20 milhões de euros. Mas somos bons demais para ficar de olho no que acontece na America do Sul, fazer o que?

  • Tiago de Melo Gomes

    Concordo, e acrescento ao que voces disseram: 3,5 milhões de euros por Dybala e Lopez Macri seria o negócio do século para qualquer clube brasileiro ou argentino. Sinceramente não entendo: 1) como o Instituto vende tão rapido e tao baixo, sem nem esperar a valorização que viria ao longo do torneio; 2) como clubes argentinos e brasileiros deixaram isso passar em branco, inaceitavel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + nove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.