Arquivo

Torcedores do Independiente protestam contra as “barras”

Em um ato sem precedentes na história do futebol argentino, cerca de 800 torcedores do Independiente que não têm nenhum vínculo com os “barra-bravas” se mobilizaram ontem para um ato a favor do presidente do clube, Javier Cantero. A crise entre a diretoria do Independiente e as “barra-bravas” do clube tem aumentado consideravelmente depois que Cantero decidiu acabar com as regalias dos torcedores organizados, que revidaram invadindo o gabinete do presidente e enviando falsas ameaças ao colégio que se situa no clube.

Os torcedores se reuniram em frente ao prédio da sede social do clube, em Avellaneda. Com cantos de que o clube pertence aos sócios, os manifestantes também insultaram “Bebote” Alvarez, líder histórico dos “barras”, que comentou que poderia ir à sede do Independiente para conversar com Cantero. Quando se soube que o líder não apareceria mais, os torcedores festejaram e apareceu até um torcedor do Racing que, aplaudido, veio externar seu apoio pelo protesto.

Javier Cantero veio para agradecer o apoio e avisou que continua firme na luta contra os “barras”: “Desta vez eles não vão ganhar de nós. Julio Grondona me disse que quer sair da AFA com esse assunto encerrado. Somos o primeiro clube que enfrenta esse flagelo que todos dizem que é impossível. Tenho um papel para cumprir e não vou deixar de fazê-lo por medo. Nunca esqueceremos esse ato por amor ao clube”.

Tais palavras inflaram ainda mais os torcedores, que passaram a gritar e cantar: “Não à barra”, “Nós somos Independiente” e “Força Cantero”. O protesto terminou pacificamente e nem o anúncio de que outra manifestação estava sendo feita em paralelo pelos “barras” desanimou os torcedores. Para o jogo de hoje contra o All Boys a segurança será reforçada. Será aplicado o direito de admissão contra os “barras” do clube e grande efetivo policial será enviado para as cercanias do estádio Libertadores da América.

Alexandre Leon Anibal

Analista de sistemas, radialista e jornalista, pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Neto de argentinos e uruguaios, herdou naturalmente a paixão pelo futebol da região. É membro do Memofut, CIHF, narrador do STI Esporte (www.stiesporte.com.br ) e comentarista do Esporte na Rede, programa da UPTV (www.uptv.com.br ).

3 thoughts on “Torcedores do Independiente protestam contra as “barras”

  • Diogo Terra

    Mobilização popular e não-orquestrada por interesses excusos sempre é bem-vinda.

    Cantero precisa desse contrapeso mais do que nunca, sobretudo diante do chefão-mor dessas quadrilhas, que lhe prometeu ajuda – mas que todos sabem que ela jamais virá…

  • Douglas

    Engraçado que aqui eles falam e falam em extinguir as torcidas organizadas, a imprensa fala e fala, mas não é capaz de oferecer outra opção minimamente real dentre o que acontece hoje e mesmo os torcedores que não fazem parte desses grupos não agem contra eles, encaram como algo normal e quando se incomodam, não são capazes de fazer algo contra ou mesmo reclamar… É muito fácil utilizar um microfone e falar merda pela imprensa sem capacidade ou iniciativa de tentar mudar tal situação…

  • Douglas

    Parabéns aos torcedores do Independiente pela iniciativa de protestar nas ruas contra o que acontece de errado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.