Arquivo

Boca Unidos vence Instituto e coloca River Plate na liderança da B Nacional

Jogadores de "La Glória" abandona campo de cabeça baixa

Em ótimo jogo em Corrientes, o Boca Unidos foi um péssimo anfitrião para o antigo líder da B Nacional. Fez 3×2 em “La Glória” e praticamente tirou a equipe cordobesa da liderança da B Nacional. Mais que isso, tirou também da zona de acesso direto à elite argentina. Desde os primeiros minutos de jogo, “La Glória” parecia atuar em Córdoba, já que sua proposta era a de atacar o conjunto local até chegar ao gol. Os correntinos então se armaram na defesa e deram campo para “La Glória”. Em compensação exigiram espaço para os contra-ataque e souberam utilizá-los quando eles apareceram. Assim, aos cinco minutos da segunda etapa, já ganhava por 2×0. Chegou ao terceiro ainda antes de ver a reação tardia do visitante. Os cordobeses ainda fizeram dois gols, mas ficaram mesmo na derrota. Assim estão fora, desde a inúmeras rodadas, da zona do acesso direto. O River agradece. O Rosário Central também.

O jogo em si

Tentando demonstrar resistência à forte pressão que sofre, pelos últimos resultados e pelas vitória de River e Rosário Central, o Instituto tratou de pressionar o rival desde o início da partida. Adiantou suas duas primeiras linhas e compactou o ataque para pressionar e chegar logo à marcação do gol. A proposta parecia a mais correta no início, tanto é assim que foi “La Glória” quem chegou primeiro com perigo.

Só que pouco a pouco o astucioso time local se encontrou na partida justamente apostando nos contra-ataques. E as chances de chegar ao gol ocorreram numa quantidade assustadora. De início, o porteiro Chiarini salvou o conjunto visitante com intervenções assombrosas. Porém, aos 28 minutos, não teve jeito e César González abriu o placar para os xeneizes de Corrientes.

A proposta de “La Glóra” continuou a ser a de forçar o jogo a partir de suas linhas avançadas e da aposta na criatividade de Dybala. Não teve sucesso, pois “La Joya” também não parecia estar em uma grande jornada.

Na segunda etapa, a história se repetiu desde o início. Os correntinos atuando tranquilos e com a arapuca armada para atrair “La Glória”. E logo aos cinco minutos saiu o segundo gol com Danelon. Nem mesmo a partir daí o Instituto deixou de buscar o resultado. Porém, sua proposta carecia de um melhor trato da pelota na meia cancha e de atacantes mais atentos à definição das jogadas.

Aos 23 minutos, Aldo Visconti fez o terceiro gol e a partida deu indícios de que já estava resolvida. Contudo, o futebol do ex-líder da B Nacional começou a aparecer. A pressão de repente se foi e a trama das jogadas passou a ser mais calma, embora nem um pouco menos intensa. Ao mesmo tempo, os correntinos recuaram ainda mais, talvez não acreditando no poderio do rival. Aos 27 Damiani foi o nome do gol para os cordobeses.

O gol motivou ainda mais o visitante e fez os correntinos deixarem o campo à sua disposição. Foi então que apareceu a figura de Gastón Sessa para salvar o Boca Unidos. No entanto, por muito pouco a preciosa ajuda de seu arqueiro não teria sido suficiente. Aos 41 minutos Fileppi fez o segundo gol para o Instituto. No final, Dybala teve a bola do empate, mas desperdiçou. Apesar do sufoco de “La Glória” o resultado ficou mesmo no 3×2 e a equipe de Córdoba sai da zona de acesso direto pela primeira vez, depois de inúmeras rodadas. Dentro de campo o resultado foi justo e credencia a equipe de Corrientes a brigar ainda por uma vaga na “promoción” pelo acesso.

Formações
Boca Unidos: Gastón Sessa; César González, Alejandro Donatti, Matías Moisés; Alexis Danelón (Devallis), Darío Ferreira, Pablo Retamar, Leonardo Baroni; Gonzalo Ríos (Friedrich), Guillermo Tambussi (Toledo) Aldo Visconti. Técnico: Hernán Ortiz.
Instituto: Julio Chiarini; Raúl Damiani, Osvaldo Barsottini, Juan Ignacio Sills; Alejandro Gagliardi, Maximiliano Correa (Coronel), Marcelo Bergese (Fileppi), Franco Canever; Hernán Encina (Moreno), Paulo Dybala e Diego Lagos. Técnico: Darío Franco.

Quilmes x Defensa y Justicia

Atuando no Centenário de Quilmes, e diante de sua massa torcedora, o Cervecero não deu mole para o Defensa y Justicia e venceu por 2×0. Uma vitória que convenceu pelo bom futebol apresentado pelo Quilmes e também pela capacidade defensiva de bloquear as ótimas jogadas criadas pelo meio-de-campo do Halcón.

O gol de abertura saiu logo aos 19 minutos de jogo, através de Facundo Diz. Tampouco o tento cervecero desanimou o visitante, que seguiu criando em alto nível boas jogadas para o seu anímico ataque. Fato é que a defensiva local se armava bem, com o recuo de pelo menos dois homens do meio para proteger o arco local, tais como típicos zagueiros. Mas impressionava a desatenção do ataque do Defensa, que perdia a maioria das pelotas ou definia mal diante de Trípodi.

Aos 24 minutos do segundo tempo, Rescaldini fez aquilo que Cauteruccio deixou de fazer por mais de uma vez, ampliou o placar para o Quilmes e praticamente decidiu o destino das duas equipe no cotejo. Com a vitória, o Quilmes se mantém na quarta colocação e afasta o fantasma do Boca Unidos, que teria tudo para se incorpar ainda mais, caso vencesse o Instituto. Justamente o que aconteceria um pouco depois.

Almirante Brown 2×0 Atlanta

No Fragata Sarmiento o Almirante Brown venceu o Atlanta e encaminhou o Bohemio para a última colocação nos promédios. Aos 22 minutos Diego Cisterna abriu o placar para o Brown e tranquilizou a equipe local na partida. De dominado nos primeiros minutos, o Fragata passou logo a dominante e encurralou o Bohemio no seu campo de defesa.

Na segunda etapa até que o Atlanta tentou sair para o desconto, mas sem a devida organização tática que precisava. Além disso, o Atlanta estava mais preocupado em lidar com sua defesa irregular do que com a possibilidade de reverter o marcador. Desta forma, o Bohemio arriscava nas situações em que não colocasse em risco a sua meta. Isto diminuía as chances do empate e facilitava a vida do Fragata. E aos 20 minutos, Vega deu números finais ao encontro: 2×0 Almirante Brown. Com o resultado a equipe de Isidro Casanova chega aos 48 pontos na tabela. Já o Atlanta divide com o Sportivo Desamparados a última posição nos promédios. O que já faz o Bohemio colocar um dos seus pés na terceira divisão argentina.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 12 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.