Arquivo

Barras-brava ameaçam elenco do Instituto: “temos balas para todos”

Cabeça baixa do elenco, ao sair de campo, antecipava o pior

Após a derrota para o Boca Unidos, e a perda da liderança da B Nacional, os barras-brava do Instituto interceptaram o ônibus que levava o elenco ao aeroporto de Resistência e disseram: “se a equipe não subir todo mundo vai morrer”.

Com a derrota para o boca Unidos, em Corrientes, o Instituto de Córdoba perdeu a liderança da B Nacional, após inúmeras rodadas como líder e como a equipe que demonstrava o melhor futebol da competição. A derrota tirou também a equipe da zona do acesso direto, mas ter ficado barato. É que “La Glória” ainda pode perder justamente aquilo que foi essencial para a construção da estabilidade e até do futebol apresentado na temporada: a tranquilidade.

Quando a equipe se dirigia ao aeroporto de Resistência, parte dos torcedores que foram a Corrientes interceptaram o ônibus e ameaçaram os jogadores. “Temos balas para todos”, disseram aos gritos. E aprofundaram a ameaça: “se a equipe não subir todo mundo vai morrer, e nós mesmos iremos matá-los”. Os torcedores conseguiram parar o ônibus e deram pancadas nas janelas, enquanto ameaçavam o elenco. Segundo o jornal “A Voz do Interior”, a situação só não se agravou pela pronta ação dos policiais que escoltavam o veículo.

Parte do sucesso do Instituto, na atual temporada, se deve ao fato de que a direção e principalmente o técnico Darío Franco brindaram o elenco de seus torcedores barras-brava. Em Córdoba, a torcida do Instituto é uma espécie de exceção na Argentina, já que historicamente agride sua própria equipe. Nos meios esportivos locais, muitos são unânimes em apontar que na temporada anterior a equipe só não ascendeu à elite argentina por causa das ações dos torcedores.

E o mais absurdo é que “La Glória” está em terceiro lugar e ainda mantém chances reais de ser o campeão da B Nacional. Após o evento em Resistência, o técnico Franco mandou um recado à torcida do clube: “Ainda estamos na luta e com muita gana de seguir brigando pelo acesso”. Com essa mensagem, espera reverter o clima tenso para o cotejo de domingo diante do Almirante Brown, em Córdoba.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.