Arquivo

B Nacional: Instituto vence Almirante Brown e volta a encostar no River Plate

Foi difícil; muito difícil, mas La Glória soube vencer o Almirante Brown e muitos outros adversários

Em Alta Córdoba, o Instituto recebeu o Almirante Brown para um duelo dos mais difíceis. Não porque o adversário fosse um bom time, mas porque La Glória jogava também contra a pressão, após os últimos resultados; contra as ameaças e insanidade de parte de seus torcedores e contra um histórico que aponta que o elenco de fato sente a pressão de momentos como esse. Apesar disso, e da dificuldade do jogo, a equipe cordobesa soube ganhar o cotejo e dar um basta ao contexto de coisas que insiste em persegui-lo e em denegrir sua atual imagem vencedora. Resultado final foi 3×1 para La Glória, o que permite à equipe que volte a encostar no River Plate.

Nos primeiros minutos, foi o Almirante Brown que tomou o campo de ataque, numa clara demonstração de que a equipe local estava sentindo a pressão das arquibancadas. Com uma linha de quatro homens avançado em bloco para o ataque, a Fragata acuava o Instituto no campo de defesa e levava enorme perigo ao arco de Chiarini. E para materializar o domínio, Vega foi o nome do gol logo aos nove minutos. Almirante 1×0.

Após o gol, o Instituto pareceu se tranquilizar um pouco. Ao mesmo tempo, o visitante passou a defender sua vantagem, recuando seu meio-de-campo para ajudar o trabalho defensivo. Porém, o cotejo estava longe de ser uma espécie de ataque contra defesa. O Almirante Brown era perigoso nos contra-ataques e não estava longe de ampliar o marcador.

Com o passar dos minutos, a proposta de La Glória foi ficando mais eficiente. Encina e Coronel controlavam bem a pelota no meio e distribuíam o jogo com rapidez e eficiência. O problema é que Fileppi e Lagos não estavam bem, no ataque, e Dybala apenas era regular, já que precisava recuar muito para buscar o jogo e batia cabeça com so homens da meia cancha. O duelo ficava perigoso, pois o Fragata tinha as suas chances e já cobrava de Chiarini uma boa apresentação no jogo. Porém, aos 43 minutos, apareceu o gênio de Paulo Dybala. Ao recuar para buscar o jogo, “la Joya” fez excelente jogada e serviu “el Sapito” Encina para empatar.

No segundo tempo, as chances de gol foram muitas no início. Mas para os dois lados. Também o conjunto de Isidro Casanova aprontava das suas. Não fosse novamente por Chiarini e o visitante chegaria ao segundo gol logo no começo da segunda etapa. Com o passar dos minutos, o jogo total de La Glória voltou a aparecer em Alta Córdoba. Para isso, contribuiu a intervenção de Franco, que tirou o zagueiro Sills e colocou Fernández, um atacante de área, em seu lugar.

O jogo novamente ficava perigoso e, uma vez mais, Franco interviu com eficiência. Tirou Dybala e colocou López Macri aberto pela direita. A pressão aumentou e ficou excessiva para o Almirante Brown. Aos 31 minutos, Barsottini foi o nome do gol, que valeu a La Glória a virada no jogo.

Depois do gol, o meio-de-campo local passou a tramar o jogo a partir do passe curto e refletido. A proposta era a de controlar o ímpeto do rival e, ao mesmo tempo, chegar ao terceiro gol, mas a partir do jogo cerebral e eficiente que a equipe apresentou em toda a temporada. E foi o que aconteceu aos 46 minutos. López Macri fez ótima jogada e cruzou para Fernández ampliar: 3×1 para o Instituto. Com o resultado, a equipe de Córdoba volta a encostar no River e espera ansioso pela próxima rodada, quando as duas equipes à sua frente vão duelar no Gigante do Arroyto. Lá Glória tem tudo para sair da próxima rodada novamente como líder.

Formações

Instituto: Julio Chiarini; Raúl Damiani, Osvaldo Barsottini, Juan Sills (Fernández ) e Alejandro Gagliardi; Leandro Coronel, Claudio Fileppi (Moreno), Franco Canever e Hernán Encina; Paulo Dybala (López Macri), Diego Lagos. Técnico: Darío Franco.
Almirante Brown: César Monasterio; Federico León, Jesús Nievas, Hernán Ortíz e Oswaldo Centurión; Mauro Marrone (Gutiérrez), Héctor Daniel Olmedo, Ezequiel Garré e Facundo Melivillo (Giménez); Diego Cisterna (Chavarri), Daniel Vega. Técnico: Blas Giunta.

Desamparados 0x2 Ferro Carril Oeste

Em San Juan, o Sportivo desamparados recebeu o Ferro para um cotejo fundamental para as suas pretensões de não retornar para o Torneio Argentino A. Porém, no fim da partida, o 2×0 para o Verdolaga disse muito sobre a ilusão de “La Víbora” em continuar a frequentar a B Nacional.

Ciente de que não poderia deixar de vencer, o Desamparados partiu para a pressão sobre um Ferro Carril anêmico e preocupado apenas em defender nem que fosse um empate. Como faltava profundidade e poder de decisão para a Víbora, o resultado do primeiro tempo foi um zero a zero que sinalizava uma segunda etapa pouco animada.

E o cenário do primeiro tempo se reproduziu no segundo. Ou seja, a Víbora no ataque o o visitante apenas se defendendo no campo de defesa. O contra-ataque do Ferro não saía, apesar do vasto campo que tinha à sua disposição. Dessa forma, o Desamparados jogava no campo de defesa do Ferro e perdia uma chance após a outra. Já a equipe do Oeste de Buenos Aires se preparava para o contra-ataque.

Como o Desamparados não era eficiente, o Ferro chegou ao gol aos 20 minutos com Matías Zaninovic. Como a equipe local foi ainda mais para o ataque, levou o segundo aos 37 minutos, com Jorge Pereyra Díaz. O resultado final de 2×0 foi péssimo para a Víbora. Porém, Atlanta, Chacarita e Guillermo Brown estão felizes, pois brigam diretamente com o Desamparados pela permanência na segunda divisão argentina.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

One thought on “B Nacional: Instituto vence Almirante Brown e volta a encostar no River Plate

  • Carlos

    Grande time esse Instituto, precisa subir para a primeira divisão. E merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.