Arquivo

Arruabarrena, técnico do Tigre: “em duas semanas, jogaremos a vida contra o San Lorenzo”

Após o empate conseguido com muitas dificuldades com o Atlético, em Rafaela, a equipe do Tigre continua a viver as muitas emoções de dois mundos possíveis e simultâneos: ser campeão da Argentina ou cair para a segunda divisão. Difícil imaginar qual das duas situações o clube gostaria de descartar em prol da outra. O empate em Rafaela permitiu ao time que continue a sonhar com o título do Clausura, porém, foi muito ruim para os seus promédios, principalmente pela vitória do San Lorenzo sobre o Newell´s, o que fez a equipe de Victoria voltar à zona do rebaixamento direto. No entanto, o técnico Arruabarrena amenizou: “dependemos só de nós, e é isso o que importa”.

Vencer em Rafaela seria muito importante para o Matador continuar na briga pelo título do Clausura; uma derrota seria o fim do sonho, enquanto o empate o manteria, mas dificultaria um pouco mais as coisas. Porém, o Tigre disputa dois campeonatos simultâneos, sendo em um deles pode ficar com um título inédito em sua história; no outro, pode amargar o rebaixamento à segunda divisão. Neste sentido, o duelo com o Rafaela foi uma das duas finais que o time teria nas últimas quarto partidas do Clausura, a outra será na próxima rodada, contra o San Lorenzo.

O empate até poderia ser um bom resultado para o Matador e certamente ele estava nos planos do técnico Arruabarrena. Contudo, a heroica vitória do San Lorenzo contra o Newell´s relativizou a importância da igualdade em Rafaela. Isto poderia afetar profundamento os ânimos da equipe, já que foi com muito sofrimento que o Matador abandonou a zona do rebaixamento, poucas rodadas atrás. Contudo, o treinador da equipe de Victória minimizou o efeito disso no elenco. “Isto é normal, ficaria contente se o San Lorenzo tivesse perdido ou empatado, porém, o mais importante é que dependemos só de nós mesmos”, disse o treinador, fazendo alusão ao próximo duelo dos seus comandados, em Victoria.

“O resultado não foi de todo mal. Em que pese a vitória do San Lorenzo, seguimos de pé e com eles jogaremos a vida. Sabíamos que poderíamos ficar nessas condições”, completou o comandante do Tigre, deixando claro que em seu planejamento não descartava o triunfo do San Lorenzo no Nuevo Gasómetro.

Apesar de o treinador minimizar o empate com La Crema, o fato é que estava em seus planos retornar à Victoria com os três pontos. Agora, em razão de como ficaram as coisas, a partida contra o San Lorenzo ganhou em dramaticidade e será a mais importante da temporada. “Estamos confiantes em finalizar bem. Tudo pode acontecer com uma equipe ou com outra. Agora temos que meditar um pouco, descansar e nos prepararmos para o duelo. Eles ficaram ficaram um ponto à nossa frente, mas os receberemos em nossa e com a confiança da vitória”.

Em Rafaela o conjunto matador esteve longe de realizar uma boa partida. Porém, o incrível esforço do elenco compensou o fato. O treinador, que tem um elenco obediente e disciplinado taticamente, destacou esse esforço e a personalidade do grupo, que lutou muito pela vitória, contra um rival duro de ser batido em seus estádio. “É de se destacar o esforço e a personalidade dos meus jogadores. De modo geral, a partida foi parelha. Agora, temos de ficar tranquilos e conversar muito nesses 15 dias que teremos até a próxima partida”.

Para finalizar, Arruabarrena destacou que “está muito difícil que conseigamos vencer fora de casa. Estamos fazendo algo errado. Eles tiraram proveito de um contragolpe e pegaram nossa equipe com a retaguarda desprotegida”, disse o treinador, dando pistas sobre o que pretende melhorar no time.

Já o meia Martínez, ao analisar a partida, deixou claro que possui uma noção bem precisa sobre o momento do time. “Lamentavelmente o esforço que fizemos não ficou de acordo com o que esperávamos obter neste jogo. Porém, a nossa equipe está viva e tem muita personalidade”. Antes do gol de Echeverría, o meia arrematou de longa distância e obrigou o arqueiro Sara a fazer a defesa do jogo. “O chete saiu com muita violência e cheguei a pensar que seria gol. O goleiro fez uma intervenção fabulosa. Era o nosso melhor momento”, descreveu Martínez.

Para o tigre os dois campeonatos se resumem agora a um único objetivo: vencer e vencer até o fim do Clausura. Desafio que está colocado desde o início da Clausura e que somente agora tem a cara de duas competições simultâneas. Contudo, a briga pela permanência é a mais importante. Se ela ocorrer, não está descartados que o conjunto matador possa sonhar, no futuro, com um título na elite argentina. Agora, contudo, o seu grande título é permanecer na primeira divisão. Para tanto, das três finais que lhe resta, a próxima é sem sombra de dúvidas a mais importante.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.