Arquivo

Instituto perde do Quilmes, em Córdoba, e mantém River na zona de acesso direto

A visão dos jogadores em campo diz muito sobre o momento de La Glória

Em Alta Córdoba, Instituto e Quilmes abriram a 36ª rodada da B Nacional. Melhor para o conjunto cervecero, que fez valer sua maior tranquilidade e se impôs sobre um Instituto completamente refém de seus próprios nervos. No fim, a vitória de 2×0 recolocou o Quilmes na briga pelo acesso direto, enquanto os Gloriosos apenas aprofundam uma crise no time e na sua relação com a torcida. E a felicidade é do River, que seguirá na zona do acesso direto ainda que perca para o Boca Unidos, no Monumental.

Desde os primeiros instantes o Instituto foi para cima do visitante e tratou de fazer logo o gol de abertura do placar. Não conseguiu e logo ficou refém da pressão interna que assola o elenco e que vem forte das arquibancadas. Os primeiros passes no jogo encontravam a profundidade e a equipe assustava o Quilmes, que se recusava a sair para o ataque sem que tivesse uma boa condição para isso.

A partir dos 10 minutos, o Cervecero começou a sair um pouco mais, pois sabia que seu rival já manifestava certa dificuldade em permanecer com a bola no pé. O jogo ficou mais aberto e foi o visitante quem pareceu dominar a situação. Pareceu também que chegaria ao gol, como na jogada em que Cauteruccio quase marcou aos 28. Mas o resultado da primeira etapa ficou igual, e no zero. O que justificou o pouco futebol apresentado pelas duas equipes.

Na segunda etapa, Franco colocou López Macri no lugar de Encina. A equipe ficou mais ofensiva, mas perdeu a retenção da bola na meia cancha. O esquema com Dybala como enganche funcionava pouco e ainda ficou pior com a saída do “Sapito”. Embora López Macri tenha entrado bem no jogo, o fato é que o esquema ficou completamente ineficaz. Não se tinha mais o 4-3-1-2 e tampouco alguma outra coisa parecida. Era todo mundo no ataque e nada de alguém para segurar as coisas no meio. Dybala não via mais a bola e ninguém aparecia para ficar no seu lugar e carimbar a pelota que passava pelo setor. Além disso, Videla era outro que não apresentava metade do seu grande futebol.

O resultado disso foi que o Instituto teve lá uma ou outra chance. Porém, o domínio foi todo do Quilmes. Enquanto La Glória perdia o domínio da meia cancha, e dava sinais de que perderia o cotejo, era justamente por ali que o visitante fazia bem o seu trabalho.

Aos 16 minutos, Cauteruccio entrou como quis pelo centro da defesa e guardou a pelota no arco de Chiarini. O gol ocorreu justamente porque a primeira linha do time se despedaçava para tentar cobrir os vastos espaços que eram deixados pelos jogadores da meia cancha. E novamente Cauteruccio, quatro minutos depois, foi o nome do gol. E ele ocorreu porque os erros na zaga se acentuavam com o passar do tempo.

O desespero tomou conta do Instituto, que aos 23 minutos perdeu mais um homem da defesa, Sills, que foi substituído por Fileppi. O efeito imediato foi o aumento do domínio visitante. A partir disso, o que se tinha em campo era uma equipe de futebol e outra de amadores na qual ninguém guarda posição, ninguém combate a partir de um plano e na qual todos acreditam que no futebol o ataque é o único caminho para a “glória”. Disso resultou que o Quilmes esteve bem mais próximo de fazer o terceiro gol do que de levar o primeiro de La Glória. E ficou nisso: 2×0 para o Quilmes. O resultado coloca o Cervecero a um ponto do próprio Instituto. Já a equipe de Córdoba vai precisar jogar muito futebol para recuperar esses pontos perdidos em casa. Mas isso não é a prioridade agora. Neste momento, a preocupação é com a torcida, a mesma que disse que tinha uma bala para cada jogador do elenco, caso o clube não consiga o acesso à elite do futebol argentino.

Formações

Instituto: Julio Chiarini; Raúl Damiani, Pablo Barsottini, Juan Sills; Alejandro Gagliardi, Ezequiel Videla, Franco Canever; Paulo Dybala; Hernán Encina, Miguel Fernández e Diego Lagos. Técnico: Darío Franco.

Quilmes: Emanuel Tripodi; Jorge Serrano, Sebastián Martínez, Joel Carli, Ernesto Goñi; Leandro Díaz, Pablo Garnier, Jacobo Mansilla; Miguel Caneo; Ezequiel Rescaldani e Martín Cauteruccio. Técnico: Omar De Felippe.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

6 thoughts on “Instituto perde do Quilmes, em Córdoba, e mantém River na zona de acesso direto

  • Caso o 2º e o 3º colocados acabem o campeonato empatados em pontos os critérios de desempate valem ou será realizada uma partida extra?

    Quanto ao Instituto, depois de uma derrota assim geralmente se diz que “o time X não merece a torcida que tem”, mas nesse caso parece ser o contrário. Depois não sabem por que os jogadores acabam indo embora para outros clubes quando têm a chance…

  • Tiago de Melo Gomes

    1) Sim, empate leva a uma partida extra

    2) Isso que voce falou é o mesmo que eu e o Joza Novalis conversávamos durante o jogo. Um time desses com a torcida do Talleres seria outra coisa totalmente diferente. Infelizmente os barras do Instituto, como tantos outros, não sabem valorizar o que têm. Uma grande pena.

  • Maicon

    Esse time do Instituto, com a maior torcida do interior argentino, já teria conseguido o acesso com antecipação. O time mostra que está abalado e, se continuar assim, perderão uma grande chance de subirem à primeira.

  • Diogo Terra

    Essa torcida do Instituto é horrorosa. Porque intimidar os jogadores numa fase decisiva do campeonato? Muito ajuda quem não atrapalha…

    E o River sobe direto. Nunca tive a menor dúvida disso. Muito menos agora.

  • Matheus

    dps do resultado hoje, River está garantido na Serie A.
    á menos que consiga tropeçar de novo contra o Boca Unidos, Almeyda vai escalar 4 atacantes amanhã seguraaa

  • Matheus

    se bem que o Quilmes não tá morto ainda não hein

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.