Arquivo

B Nacional: resumo dos jogos de sábado

Foi na base do coração, mas La Gloria superou o Merlo, na cancha do Almagro

Rodada quente na B Nacional. Além de o River ter perdido do Patrón, dois de seus perseguidores jogaram hoje e venceram. La Glória bateu no Merlo por 2×0 e chegou à mesma pontuação do Millo. O Quilmes fez o que quis com o Gimnasia Jujuy e ficou a somente um ponto de River e Quilmes e na mesma pontuação do Central. Caso vença amanhã, o Canalla será a terceira equipe dos “quatro fantásticos” que vai tirar proveito do tropeço millonario. Assim, as vastas emoções da B Nacional ficam todas reservadas para a última rodada; como a competição merece. Afora isso, teve também resultados heroicos, como triunfo do Bohemio sobre o Ferro e o empate do Desamapados com o Tucumán. Vejamos.

Deportivo Merlo 0x2 Instituto de Córdoba

Embora ainda esteja distante da equipe que encantou a todos por quase toda a temporada da B Nacional, o Instituto venceu o Merlo, hoje, na cancha do Almagro. E foi na base das individualidades que chegou aos três pontos. Fez um gol com Damiani aos 31 minutos do segundo tempo e chegou ao placar final já nos acréscimos, com Fernández.

O primeiro tempo de La Glória foi para esquecer. Mais que isso, foi também para deixar claro que a equipe de Córdoba perdeu muito do seu bom rendimento. Embora tentasse jogar, sequer conseguia superar a defesa do Merlo nas poucas ocasiões em que chegava à área de Capogrosso. Por outro lado, o Merlo esteve bem mais próximo de abrir o placar e por mais de uma ocasião. Na principal delas, aos 15, Ramiro López perdeu uma grande chance para o Charro.

La Glória tinha campo para jogar, já que a proposta do Merlo era a de explorar o desespero e os espaços deixados pelo visitante. Porém, o próprio Charro exagerava na proposta do recuo, o que permitiu aos cordobeses que abrissem o marcador aos 26 minutos de jogo. Fernández foi derrubado por Manchot e Trucco apitou pênalti. Na cobrança, Dybala foi mal e tirou de La Glória a chance de construir tranquilidade.

Atacante Fernández chora, após fazer o gol do Instituto. Ele e o elenco sabem bem o que este ato significa

No segundo tempo, a visita pareceu bem mais insinuante no princípio. Só que Lagos não parecia estar em uma boa jornada e desperdiçou duas boas chances. A partir disso, o Merlo começou a se impor e levar perigo à meta de Chiarini.

Só que o Charro incorria no erro de centrar muitas bolas à área do arqueiro cordobês. Essa jogada do Merlo é bem eficiente, diga-se. Mas na partida de hoje excluía variações importantes para o time chegar ao gol. E foi justamente quando o conjunto local estava melhor que La Glória chegou ao gol. Na disputa de bola na área, o capitão Damiani apareceu para guardar a pelota no arco de Capogrosso. 1×0, aos 31 minutos.

O gol dos visitantes obrigou o Deportivo Merlo a buscar o ataque. Perdeu em organização, abandonou a marcação e cedeu espaços no meio. Isto permitiu a La Glória que tivesse inúmeras chances de matar a partida. Correu riscos ao desperdiçar a maioria delas, mas aos 46 minutos, Fernández foi o nome do gol: 2×0 Intituto. E ficou nisso. La Glória voltou a encostar no River e poderá decidir seu acesso diante de seus torcedores, contra o Ferro Oeste.

Quilmes 4×0 Gimnasia Jujuy

Quilmes passeou em campo. Fez 4x0. E poderia ter feito muito mais

No Centenário de Quilmes, o Cervecero não teve a menor cerimônia diante do Gimnasia Jujuy. Venceu com a autoridade de uma equipe que busca o acesso diante de outra que faz bem feio na categoria.

O destaque da partida foi, mais uma vez, Miguel Caneo, que abriu o placar com um golaço, aos 18 minutos. A partir disso, ficou bem mais fácil o serviço dos ótimos meias do Cervecero. Não que o visitante se animasse a sair de sua defesa. Bem no espírito de Mário Gómez, seu treinador, o Lobo jujeño se preocupava apenas em fechar os espaços e não deixar o Quilmes jogar. Só que o Cervecero tinha Miguel Caneo. E isso fez a diferença.

Corvalán chegou ao segundo gol aos 11 minutos da etapa complementar. Depois de várias chances desperdiçadas, Rescaldani ampliou aos 29 e Romero deu números finais, aos 34.

Uma vitória que foi justa e que poderia ter sido bem maior. Com o resultado, o Quilmes vai à última rodada com chances reais de subir sem as disputas da promoción. Só que tem uma parada difícil, vai a Puerto Madryn se deparar com o Guillermo Brown.

Ferro Carril Oeste 2×3 Atlanta

Em Caballito um jogo para cardíacos. Após estar vencendo o Ferro por 2×0, o Atlanta não suportou a pressão do Verdolaga e cedeu o empate. Porém, quando todos já davam o Bohemio como morto, eis que a equipe de Villa Crespo encontrou forças e chegou à vitória.

Sem tempo para recuperar eventuais prejuízos na competição, o Atlanta foi a Caballito para deixar o seu sangue bohemio dentro de campo. Partiu para cima do Ferro com uma tal personalidade que mais parecia uma equipe que briga pelo acesso à elite argentina. Assim foi que logo aos 13 minutos, Nícolas Mamberti chegou às redes de Di Giorgi.

A pressão continuou, pois o conjunto de Villa Crespo queria matar a partida, antes de se tranquilizar. Chegou ao segundo gol aos 39, com Nico Ramírez. Quando o primeiro tempo já acabava, eis que Matías Zaninovic descontou para o Ferro.

O Atlanta lutou, sofreu e precisou deixar um pouco de seu sangue bohemio na cancha do Ferro Oeste

A segunda etapa foi bem diferente. O conjunto do Oeste voltou disposto a empatar o cotejo, enquanto o Atlanta parecia perdido na ideia de qual plano deveria seguir. Bola para lá, bola para cá e o gol poderia sair para qualquer um. Nisso, vale destacar o baixo nível técnico das duas retaguardas. Todo mundo queria fazer gols; inclusive os zagueiros. O Bohemio precisava matar o jogo e não conseguiu em duas oportunidades. Tomou o castigo. Aos 26 minutos, Luis Salmerón empatou o jogo em Caballito.

Foi então que o Bohemio voltou a compreender que teria de jogar na cancha sua última gota de suor. Partiu para o tudo-ou-nada. Ignorou completamente a defesa e se mandou de vez para a borda da área de Di Georgi. Lutou, suou e quase deixou sua última gota de sangue boehmio no gramado. Chegou lá. Quando restava somente dois minutos para abraçar a B Metropolitana, o conjunto de Villa Crespo foi às redes com Diego Belkewicz. Uma vitória fundamental, mas que ainda não salva o Atlanta da ameaça de descenso direto à terceira divisão argentina.

Atlético Tucumán 1×1 Sportivo Desamparados

Em Tucumán, mas um duelo que envolvia um time condenado ao rebaixamento, o Desamparados de San Juan. Por um lado o Decano mostrou os mesmos erros de sempre na competição. Pouca efetividade, muitos erros no meio e pouca profundidade na frente. Quando chegava em condição de marcar, pecava nas definições, situação que tem levado os hinchas do Decano ao desespero.

Apesar disso, o Atlético chegou ao gol aos Aos dois minutos do segundo tempo, com Diego Barrado. Em vez de resolver logo a partida, recuou e deu campo para o incompetente Desamparados trabalhar. O resultado foi que, após perder algumas chances, o conjunto de San Juan empatou o cotejo. O relógio do árbitro marcava 46 minutos do segundo tempo. Um gol que embora tenha sido importante, não salva o Desamparados do descenso direto.

Aldosivi 0x0 Defensa y Justicia

Em Mar del Plata um empate sem gols dimensionou bem as pretensões das duas equipes na partida. Dois belos times, que já estão mais preocupados com as merecidas férias do que em continuar a brigar por alguma coisa na competição. O jogo foi o retrato disso. E não poderia ser muito diferente. No caso.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + onze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.