Arquivo

Tigre bate o Vélez, assume a ponta provisória e deixa a zona de promoción

Morales tenta escapar da marcação de Augusto Fernandez

Desde Buenos Aires – Vélez Sarsfield e Tigre fizeram um jogo digno da posição que as duas equipes se encontram na tabela que vale o título do Clausura 2012. Para os visitantes a partida valia um pouco mais do que apenas a liderança isolada do campeonato. Era a chance de sair em definitivo da temida zona da “promoción” e o gol de Chino Luna desatou a euforia em Victoria. Deu a primeira posição com dois pontos a mais que o Boca (jogará amanhã contra o Arsenal na Bombonera) e além do mais colocou o Banfield no 17 posto, salvando o Tigre de qualquer perigo de descender. Já o Vélez deu adeus a qualquer oportunidade de conquistar o campeonato.

O primeiro tempo foi jogado num ritmo intenso e muito equilibrado. Nos primeiros quinze minutos o Vélez era o dono da bola, mas o Tigre era muito perigoso quando se arriscava no ataque, principalmente com Morales e Luna. O Matador conseguiu mandar a bola para o fundo das redes, mas o gol foi corretamente anulado por impedimento. Em virtude de toda essa disputa, sobretudo na zona central do campo, nenhuma das duas equipes conseguiu se impor sobre o rival e o empate sem gols foi o mais justo no apito final dos primeiros 45 minutos.

Na volta do intervalo, a proposta dos dois treinadores ficou evidente: vencer. Realizaram uma partida de ataques e contra-atques de ambos os lados. Um jogo que ganhava em emoção e correria. O equilíbrio era total até que Cubero cometeu uma dura falta e depois ainda pisou no peito do jogador do Tigre caído no chão. Recebeu o amarelo e o vermelho no mesmo lance. Foi a peça que precisava ser movida para que a partida começasse a pender para o lado visitante.

Então surgia a figura indiscutível da noite; Barovero. O goleiro estava em uma noite espetacular e era o responsável da partida ainda estar sem gols. Em duas oportunidades, com poucos minutos de diferença entre elas, ficou cara a cara com Luna e conseguiu realizar duas grandes defesas. Quando todos se perguntavam até quando o arqueiro iria conseguir manter o arco em zero, veio a resposta. Aos 34 minutos, Chino teve uma terceira oportunidade e desta vez, preferiu tocar por cima de Barovero, que saiu do gol. Era indefensável e Luna mandou para o fundo das redes, Tigre 1 a 0.Foi o décimo primeiro gol do artilheiro da competição.

Os minutos finais foram de uma pressão desordenada de um desesperado Vélez contra um Matador que se defendia com dez homens atrás da linha da bola, apenas o autor do gol figurava no meio de campo. Final de jogo e grande vitória de um time que soube tirar 30 pontos de diferença para o Banfield e 18 do San Lorenzo na luta contra o rebaixamento. Grande temporada deste Tigre, que poderá ser coroada com um título.

Na última rodada o Matador receberá o Independiente enquanto o Vélez encerrará sua participação contra o Racing em Avellaneda.

Ficha da partida:

Vélez: Barovero, Cubero (expulso aos 22′ ST), Domínguez, Ortiz, Papa, Fernández (Tobio), Cerro (Peruzzi), Zapata (Pratto), Cabaral, martinez e Obolo.

Tigre: García, Paparatto, Echeverría, Orban, Galmarini, Castaño, Martínez (Escobar), Leone, Morales (Casteglione), Maggiolo (Ftacla) e Luna (gol aos 34′ ST).

Árbitro: Patricio Loustau

 

 

 

Leonardo Ferro

Jornalista e fotógrafo paulistano vivendo em Buenos Aires desde 2010. Correspondente para o Futebol Portenho e editor do El Aliento na Argentina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.