Arquivo

B Nacional: última rodada decide o destino dos “quatro fantásticos”

Impressionante, mas a segunda divisão argentina chega à sua última rodada com quatro equipes separadas por apenas um ponto. Isso quer dizer muita coisa: River, Instituto, Central e Quilmes podem ir do céu ao inferno no final de semana. Pior ainda: podem disputar até um minitorneio para decidir os seus destinos para a próxima temporada.

De início, todos imaginavam que a temporada da B Nacional seria uma das mais disputadas e competitivas da história. Porém, ninguém em sã consciência poderia supor o cenário atual. Antes da últlima rodada, os quatro primeiros estão separados por apenas um ponto. Isto quer dizer que o River pode subir como o campeão da B Nacional. Quer dizer também que o clube de Núñez pode até permanecer na segunda divisão, caso vá à promoción e não supere o seu rival nos playoffs.

O mesmo vale para Rosário Central, Instituto e Quilmes. O pior é que todas essas equipes podem simplesmente somar a mesma pontuação, na rodada final. Nesse caso, um minitorneio ocorreria para resolver a confusão.

Tudo isso ocorre principalmente por causa do Patronato e do Central. O Patrón havia tirado a liderança o Canalla, ao vencê-lo em Santa Fe. Neste caso, o River ficou com a ponta e tudo indicava que assim seria até o final. Só que o mesmo Patronato ganhou do Millo e ofereceu ao Central a chance de reassumir a liderança. No entanto, o Canalla fez o favor de perder para o último colocado da competição e ainda contou com a reação do Instituto e com a regularidade do Quilmes. Resultado: que a última rodada decida.

Na última rodada, River e Instituto jogarão com um ponto a mais que Central e Quilmes. O que significa que mesmo com derrotas ainda poderiam ascender, desde que os seus rivais não vençam. Já Canalla e Cervecero precisarão dos três pontos para subirem diretamente. Se empatarem, e River e Instituto perderem, teremos um empate entre as quatro equipes.

Nesse caso, todos jogariam contra todos em partida-única e em cancha neutra. Da mesma forma que ocorreria com o cenário de um tríplice empate.

Neste momento, River e Instituto, com 70 pontos subiriam automaticamente, enquanto Central e Quilmes disputariam a promo. Vejamos todos os cenários:

Igualdade entre os dois primeiros: nesse caso, o saldo de gols define o campeão entre as duas equipes que subiriam automaticamente para a elite argentina.

Igualdade entre o segundo e o terceiro colocados: neste cenário, haveria uma partida-desempate entre as equipes. Isto ocorreria para se definir quem vai à promo e que acompanha o campeão na volta à elite.

Igualdade entre o terceiro e o quarto colocados: no caso, o que vai definir as posições para os jogos da promo será o saldo de gols. Vale lembrar que o 3º colocado da B Nacional encara o 18º da tabela de promédios da primeira divisão, enquanto o 4º colocado da B Nacional jogaria com o 17º da mesma tabela. Vejamos a possibilidade do quádruplo e tríplice empate e o que resta a cada equipe:

Para haver um quádruplo empate: ocorrerá se River e Instituto percam e Central e Quilmes empate seus jogos. Resultado: haveria um minitorneio em que todos jogariam entre si.

Para haver um tríplice empate: este cenário ocorrerá se um dos dois, River ou Instituto, não vença na última rodada e Central e Quilmes consigam apenas um ponto.

O que resta a cada equipe

River Plate: 70 pontos, joga contra o Almirante Brown, no Monumental de Núñez.

Instituto: 70 pontos. Joga em Alta Córdoba contra o Ferro Carril Oeste.

Rosário Central: 69 pontos. Joga contra o Sportivo Desamparados, no ninho da cobra; na cancha da Víbora. Vale lembrar que o conjunto de San Juan luta para não cair à B Metro.

Quilmes: 69 pontos. Joga contra o Guillermo Brown, na Patagônia. Vale lembrar que também o Brown Madryn luta contra o rebaixamento. Outro lembrete importante é que a cancha é acanhadíssima e que o River é o time com a maior torcida do entorno de Puerto Madryn.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

2 thoughts on “B Nacional: última rodada decide o destino dos “quatro fantásticos”

  • Instituto vence Ferro e é campeão !
    Rosario não passa do empate contra o Ferro!
    River nervoso perde em casa para o Almirante.
    Quilmes tenta mas não consegue bater o Brown em casa.
    Empate Tríplice entre River, Rosario e Quilmes

  • Elsio Limoeiro Filho

    Matheus, aproveita e me passa os números da quina de São João.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.