Arquivo

Com um pé no céu e outro no inferno

Tigre está a um passo de seu primeiro título. Mas, combinação de resultados, pode culminar com partida-extra pelo caneco como também colocá-los em um triangular para evitar a promoción. AFA confirma que, se cair, Tigre continuará como campeão da temporada.

O futebol argentino pode não ter o melhor campeonato do Mundo. Tem um dos piores regulamentos da história, que beneficia os grandes na briga contra o rebaixamento. Mas, não deixa de ser emocionante, apesar do baixo nível técnico. Hoje, três times lutam diretamente pelo título e cinco contra a degola – sendo um destes times, o Tigre em uma situação delicada, podendo estar com um pé no céu (o título) ou no inferno (promoción, que pode resultar em um rebaixamento).

O time de Victoria, única equipe do norte da Grande Buenos Aires (região onde predomina o Rugby) entre as equipes da primeira divisão, esteve grande parte do campeonato na zona de rebaixamento direito. E conseguiu algo inigualável. Restando apenas uma rodada para o fim do campeonato, conseguiu ultrapassar San Lorenzo e Banfield em pontos, e mais recentemente o Atlético de Rafaela em média, estando fora do Z-4. Por tal feito, o time está na liderança do Clausura – campeonato argentino do segundo semestre – podendo conquistar o seu primeiro titulo nacional na próxima rodada, diante de sua torcida.

Mas, para que isso aconteça, o Tigre precisa torcer contra alguns de seus rivais direitos. Se vencer, precisa torcer por um tropeço do Arsenal. Se empatar, o Boca não pode vencer e o Arsenal não pode somar pontos. Caso a primeira combinação não ocorra, ou seja, vitória do time de Sarandí com uma do Tigre, haverá uma partida extra entre as duas equipes. Já na segunda hipótese (empate de Tigre, Arsenal e vitória do Boca) haverá um tríplice empate na briga pelo título. Em ambos os casos, o inferno da promoción seria livrado.

Mesmo em caso de derrota, o Tigre pode ser campeão. Neste caso, entretanto, o time corre o risco de disputar não só uma partida desempate pelo título (neste caso, nem Boca e nem Arsenal podem vencer) como também um duelo contra uma vaga na promoción. Isso aconteceria se o Atlético de Rafaela empatasse com o Godoy Cruz, em Mendoza. Ambos os times ficariam empatados na média de pontos e disputariam uma partida extra. E como tudo pode ficar pior, se o San Martin de San Juan não pontuar ante o San Lorenzo, haveria um tríplice empate na briga contra uma vaga na promoción.

A AFA, que manteve-se calada durante toda competição, confirmou de forma extraoficial no início da tarde que caso o Tigre vença uma hipotética final contra o Arsenal, teria de jogar a promoção, correndo o risco de cair para a B Nacional. Ainda que seja rebaixado, o time não perderia o título argentino conquistado no campo. Contudo, o time de Victoria perderia a vaga na Sul-Americana – só pelo fato de disputar a promoção já perderia a vaga conquistada em relação aos resultados de 2011 – como também a vaga na Libertadores de 2013.

Atualizada às 14h08

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

2 thoughts on “Com um pé no céu e outro no inferno

  • Luiz gustavo

    o campeonato Argentino pode não ser tecnicamente o melhor campeonato mais certamente é o mais infartante do mundo! que ultima rodada emocionante veremos

  • Eduardo

    Vale lembrar que o Arsenal enfrenta o Belgrano, este vem se mostrado uma terrível pedra no sapato dos que o enfrentam e rebaixou o todo-poderoso River Plate. Não ficaria surpreso até mesmo com uma vitória do Pirata em pleno Viaducto, na minha modesta opinião o Tigre tem uma tarefa (um pouco) menos árdua diante do Independiente. Já o Boca perdeu a chance de ouro para faturar o título sendo goleado em casa, aposto em um empate diante do Albo na Floresta. A sorte está lançada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 13 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.