Especiais

Sobre fantasmas e outras histórias…

FANTASMA-inventiva-Boca-River-Telam_CLAIMA20110515_0210_24
Primeira aparição oficial do “Fantasma de la B”

Desde Buenos Aires – Certa vez o imortal gênio da caricatura e literatura argentina, Roberto Fontanarrosa, profetizou: “O futebol que vale é aquele que permanece na lembrança”. Sábias palavras, carregadas de razão e conhecimento. Existem aquelas partidas que ficam gravadas na memória popular por seu resultado, um gol antológico nos minutos finais ou então pelo inesquecível lance daquele habilidoso camisa 10.

Mas existem outras partidas que ganham a eternidade sem contar com qualquer um dos elementos citados anteriormente. É justamente sobre esses jogos que essa série de especiais vai se sustentar; quando as lendas, os mitos e o folclore são escritos pela criatividade e engenhosidade dos hinchas.

Situações como as que serão descritas aqui são difíceis de ser imaginadas no Brasil. Não por falta de vontade ou iniciativa dos nossos torcedores em “tirar um sarro” de seus rivais, mas em virtude das inúmeras restrições e proibições impostas pela polícia e poder público.

No nosso primeiro capítulo, vamos abordar um personagem que já é figurinha carimbada nas rodadas finais do campeonato argentino.

O “FANTASMA DE LA B”

1015125_509229179132238_757140438_o

Entidade que assombra qualquer estádio onde jogue um time ameaçado pelo rebaixamento. Atualmente costuma aparecer por Avellaneda procurando pelo Independiente, mas nem sempre foi assim. Uma de suas primeiras aparições públicas foi durante o Superclássico de 2011 na Bombonera vencido pelo Boca por 2 a 0. Um garoto surgiu no meio da tribuna Xeneize fantasiado com um lençol e a letra “B” escrita em vermelho.

A ideia agradou tanto que neste ano começou a receber novas versões. Com o Rojo seriamente ameaçado pelo descenso, os torcedores do Racing decidiram que havia chegado o momento da redenção após o trágico ano de 1983; quando o Independiente sagrou-se campeão no último jogo diante de uma Academia que terminou sendo rebaixada.

Até o momento são cinco os vídeos (confira abaixo) de um fantasma que utiliza distintos meios de transporte para tentar chegar na cancha do Rojo. Até na África ele apareceu! A trilha sonora não poderia ser mais sugestiva: “Hoy te vas” do cantor Américo já é quase um hino entre todos os racinguistas.

No último domingo o Cilindro parecia que iria entrar em ebulição. Além da vitória por 2 a 0 no clássico contra o Boca, a torcida local comemorava a derrota do eterno rival para o River e que praticamente condenou o Independiente à segunda divisão. Ainda deu tempo de um fantasminha invadir o gramado, dar uma cambalhota e correr de volta para a arquibancada.

Tudo era festa.

No próximo especial dessa série, vamos contar como o refrão de uma música cantada nos estádios das divisões de acesso no final dos anos 80, ganhou a simpatia e uso cotidiano de grande parte dos portenhos, menos aqueles que moram em Floresta, é claro.

 

httpv://youtu.be/fqDpV63LE2k

httpv://youtu.be/OIE0X1laKbo

httpv://youtu.be/SBZz_klsw20

httpv://youtu.be/ibJk6n1VwqM

httpv://youtu.be/ndDzuFww66Y

 

Leonardo Ferro

Jornalista e fotógrafo paulistano vivendo em Buenos Aires desde 2010. Correspondente para o Futebol Portenho e editor do El Aliento na Argentina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.