Primeira Divisão

Futebol argentino não terá mais torcida visitante

duco

A briga entre facções rivais da barra do Boca Juniors no último domingo segue agitando o mundo futebolístico argentino. A violência fora das quatro linhas, mas associada ao esporte, tem sido o tema central dos debates dos últimos dias. E o governo do país resolveu agir: em conjunto com a AFA decretou o fim do ingresso de torcedores visitantes em todas as divisões do futebol argentino.

“Há 10 dias tentávamos impedir a entrada de torcedores visitantes nos estádios, e a partir de hoje espero que todos percebam que é uma medida importante, disse Sergio Berini, secretário nacional de segurança. Segundo o La Nación, a iniciativa teria partido do governo federal, descontente com a passividade dos dirigentes do futebol argentino perante a crescente violência associada ao esporte. O violentíssimo confronto do último domingo teria convencido a AFA a adotar a medida proposta pela Casa Rosada.

Se o governo culpa os cartolas pela violência fora das quatro linhas, a recíproca também é verdadeira. Já no domingo, após o confronto entre os barras do seu clube, o presidente do Boca Juniors culpava a falta de leis e a polícia (ou seja, o governo) pelos episódios de violência. Mas Daniel Angelici não ficou por aí, e expressou à Rádio 9 sua insatisfação com a medida tomada: “não deveríamos proibir torcedores visitantes por causa de uns 200 arruaceiros”.

A medida idealizada pelo governo federal e aceita pela AFA pretende impedir que torcedores visitantes ingressem nos estádios de todas as divisões do futebol argentino. Na verdade a maior parte das divisões de acesso já restringia a entrada de torcedores das equipes que atuassem fora de seus domínios. A novidade é que agora a medida também vale para a primeira e segunda divisões.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.