Primeira Divisão

Boca Juniors perde para o Pincha e deixa a liderança do Torneio Final

Todos correm para o abraço vencedor em Carrilo, autor dos dois gols pincharratas
Todos correm para o abraço vencedor em Carrilo, autor dos dois gols pincharratas

O Boca foi ao Estádio Único de La Plata e perdeu para o Estudiantes por 2×1. Com o resultado, a equipe de Bianchi se afasta da liderança da competição. Pior que isso foram as incertezas ao fim da partida: Riquelme saiu contundido vira dúvida; Burdisso expulso coloca a defesa em alerta e, o pior de tudo, de que maneira o conjunto da Ribera vai solucionar seus problemas defensivos e a pobreza na criação de jogadas? No Pincha, Guido Carrillo teve o árduo trabalho de substituir Verón; não só deu conta do recado, como foi o nome do jogo.

O primeiro tempo foi morno e, principalmente nos primeiros 20 minutos, foi até sonolento. Nada de Boca até então. A única boa chegada ao ataque ocorreu por parte do Pincha. Jorge Luna teve a pelota e o arco de Orión à sua disposição. Definiu mal e foi interceptado pelo porteiro xeneize. O Boca respondeu com Martínez. Não fosse por Desábato e a pelota do Burrito, que já havia passado por Rulli, encontraria as redes pincharratas. Sánchez Miño e Riquelme protagonizaram mais duas boas oportunidades para os visitantes. Na primeira, Rulli salvou; na outra, o arremate do enganche encontrou a linha de fundo.

No segundo tempo, o cotejo também começou morno e sem sinalizar grandes emoções. Com a meta de Orión bem fechada, o conjunto local tinha dificuldades para aprofundar suas jogadas e levar perigo. O problema se repetia do outro lado, só que, neste caso, ele seria contornado se Riquelme estivesse numa noite boa. Não estava. Sem encontrar solução, o Boca viu seu rival resolver o problema. Uma falta quase no meio campo oportunizou ao conjunto local que levantasse a pelota à área de Orión. Dando mostra do quanto segue com problemas defensivos, a bola foi simplesmente “preparada” pelo defensor xeneize, que a deixou prontinha para o arremate certeiro de Guido Carrillo: 1×0.

Com o gol, o conjunto bonarense tentou empatar rapidamente. Chance para isto teve com Nico Blandi. Novamente o porteiro Rulli apareceu para salvar o Estudiantes. Só que a pelota foi reboteada e sobrou para Burrito Martínez. Pressionado por Desábato, o meia-atacante jogou a pelota para a torcida.

Preocupado com a intensificação do trabalho ofensivo do Boca, o Pincha tratou de se resguardar no campo de defesa e sair para o ataque apenas em situações muito favoráveis. A situação evidenciou que na falta de criatividade de Riquelme parece não haver um plano B para o conjunto xeneize. Ajustes Bianchi tem procurado insistentemente para as constantes falhas defensivas. Tudo indica que terá de procurá-los também para os setores de meio-campo e ataque.

Tudo indicava que o placar ficaria mesmo no único gol de Carrillo. Só que já nos acréscimos, o árbitro Diego Ceballos marcou um pênalti controverso para o Pincha. Carrillo foi para a pelota e novamente foi o nome do gol: 2×0. Com o resultado, o Boca se afasta da liderança do Torneio Final. Com seis pontos, já está a três dos líderes Argentinos e Gimnasia. Para piorar, o Lobo ainda tem um jogo a menos na competição.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.