Primeira Divisão

Resumo da rodada tem Newell’s Old Boys cada vez mais líder

Victor-Lopez-celebra-cabezazo_OLEIMA20131014_0002_5

Mais três jogos fecharam a rodada de domingo do Torneio Inicial. No primeiro deles, o Estudiantes derrotou o Racing, que perde mais uma vez no campeonato. Já o Boca Juniors e Rosario Central não saíram do empate na La Bombonera e o líder Newell’s Old Boys venceu mais uma partida, dessa vez diante do River Plate e agora chega a 26 pontos na liderança isolada do certame.

Na primeira partida do domingo, o Racing perdeu mais uma vez, a nona derrota em onze partidas. Treinado interinamente por Nacho González, a Academia não foi mal, e fez uma partida equilibrada contra o Estudiantes. Mas o mau momento entregou a fatura quando Gomez marcou contra logo no início do segundo tempo, decretando a vitória pincharrata. Com dois pontos em onze rodadas, o Racing é a pior equipe da temporada, e começa a se preocupar com o rebaixamento. Mostaza Merlo, o novo treinador, terá trabalho.

Enquanto isso, em um resultado surpreendente, o Olimpo vencia o Vélez de virada em Liniers. O Fortín começou melhor e logo abriu o placar com Zárate, e seguiu apresentando um bom futebol. Mas em apenas seis minutos (aos 27 e aos 33) o aurinegro virou, com gols de Rosales e Cerutti. A virada inesperada abalou o Vélez, que atacou na base do desespero e não evitou a derrota que praticamente termina com as esperanças de título. Segundo se noticiou após o jogo em várias emissoras de rádio, Ricardo Gareca pode estar prestes a deixar o comando técnico da equipe.

E as surpresas continuaram. Na Bombonera o Boca Juniors ficou no empate com o Rosário Central e perdeu a chance de lutar pela liderança. Apesar do bom início canalla, Gigliotti abriu o placar aos 12 minutos concluindo um bom contra-ataque puxado por Sanchez Miño. Mas os rosarinos seguiram atacando, enquanto os xeneizes levavam perigo no contra-ataque. Quando tudo parecia definido, Loco Abreu empatou aos 44 minutos do segundo tempo. Placar terrível para os mandantes, mas que não alivia a situação dos visitantes, que seguem na zona do rebaixamento.

No fechamento da rodada nesse domingo, faltou até energia no Estádio Marcelo Bielsa, mas o que não faltou foi vontade e entrega das equipes. Quem se deu melhor foi o líder Newell’s Old Boys, que venceu o River Plate após o gol de cabeça de Victor López, depois de cruzamento na área e saída errada de Barovero, que novamente fez belas defesas, ajudando parcialmente o River Plate. Ainda teve tempo antes do apagar das luzes em definitivo, de Andrada ser derrubado dentro da área por Heinze, porém o árbitro Pompei não assinalou a penalidade máxima, para irritação de Ramón Díaz, que agora vê sua equipe cada vez mais distante na briga pelo título do Torneio Inicial, bom para o Newell’s, que chega a 26 pontos na ponta da tabela.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 12 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.