Primeira Divisão

San Lorenzo confirma a freguesia e derrota o Boca; River cai no Monumental

Correa garantiu a vitória no começo do segundo tempo; Torrico defendeu pênalti no final
Correa marcou no começo do segundo tempo; Torrico garantiu a vitória

Desde Buenos Aires – Nos jogos de domingo, o destaque ficou para o clássico disputado no Nuevo Gasómetro. E com mais uma vitória do San Lorenzo sobre o Boca por 1 a 0, golaço de Correa. Entre todos os grandes da Argentina, o Ciclón é o único que possui vantagem sobre os Xeneizes em clássicos: são 71 vitórias, 47 empates e 62 derrotas. Com o importante triunfo desta tarde, o Cuervo ficou apenas a dois pontos de distância do Newell’s, líder do Torneo Inicial com 28 unidades. E a próxima rodada promete: colocará frente a frente a Lepra e o Ciclón em Rosario.

Em um jogo movimentado e com duas penalidades desperdiçadas, o ídolo Pipi Romagnoli foi o primeiro que teve a chance de marcar desde a marca da cal. Escolheu – e telegrafou – o canto para o voo seguro de Orión ainda no primeiro tempo. No começo da etapa complementar, Correa fez bela jogada individual e fuzilou para o delírio da torcida local. Era o gol que ao mesmo tempo afastava o Boca das chances de título, e deixava o San Lorenzo mais vivo do que nunca na luta pelo campeonato. Já no final da partida, aos 43 minutos, outra penalidade, mas dessa vez para o Boca. Na ausência de Riquelme, Chiqui Pérez se encarregou da cobrança e falhou. O goleiro Torrico leu perfeitamente o movimento do cobrador e garantiu uma vitória importantíssima.

No Monumental de Nuñez o River se deparou com os velhos problemas de sempre e caiu diante do Estudiantes por 2 a 1. Ramón Díaz optou por uma formação mista e já não esconde mais de ninguém a prioridade pela Sul-Americana. O Millo até conseguiu sair na frente com um gol do estreante Menseguez, mas sofreu o empate ainda no primeiro tempo depois de duas tentativas de Román Martínez. ex-Tigre. Para piorar a situação dos donos da casa, Cristian Ledesma recebeu o segundo amarelo e foi expulso aos 28 minutos. O Pincha aproveitou a superioridade numérica e decretou a virada com o gol de Carlos Auzqui.

Nos outros dois jogos do dia, o Lanús derrotou o Tigre por 3 a 2 em Victoria. Partida emocionante pois o Granate conseguiu abrir uma vantagem de 3 a 0, mas viu o Matador descontar duas vezes seguidas e colocar em risco o triunfo. Agora o time do sul da grande Buenos Aires se concentra para o jogo de volta contra o River pela Sul-Americana. Quem passar nesse confronto garante vaga na Libertadores de 2014 por ser o melhor time argentino na competição, uma vez que o Vélez já tem seu lugar garantido.  E o Fortín visitou o Quilmes e conseguiu arrancar um empate por 1 a 1. Diz abriu o placar para o Cervecero e Cardozo, de cabeça, marcou para o Vélez. Gareca é outro que dá importância total ao torneio internacional deste segundo semestre. No meio de semana receberá a Ponte Preta no jogo de volta das quartas de final. Na ida em Campinas, empate por 0 a 0.

Leonardo Ferro

Jornalista e fotógrafo paulistano vivendo em Buenos Aires desde 2010. Correspondente para o Futebol Portenho e editor do El Aliento na Argentina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dezenove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.