Primeira Divisão

Boca e Lanús chegam, e luta pelo título promete muita emoção

Gol de Cata Díaz colocou o Boca de vez na briga pelo título
Gol de Cata Díaz colocou o Boca de vez na briga pelo título

Os resultados do domingo e da segunda-feira colocaram ainda mais pimenta na briga pelo título do Inicial 2013.  As vitórias de Boca Juniors e Lanús levaram a um cenário em que, a apenas três rodadas do fim, cinco equipes estejam separadas por apenas quatro pontos.

No domingo, o Boca teve muitas dificuldades, mas ao fim conseguiu uma virada incrível sobre o Tigre, com dois gols nos minutos finais da partida. O Matador havia começado melhor, e abriu o placar aos 18 minutos, com um gol contra de Chiqui Pérez. Na reta final do primeiro tempo os xeneizes pressionaram, e foram premiados logo no início do segundo tempo com a discutível expulsão de Pérez Garcia, por segundo amarelo, fruto de uma suposta simulação de pênalti.

Com um jogador a mais, os comandados de Bianchi foram com tudo para o ataque.  E a virada chegou nos minutos finais, em duas faltas cobradas por Riquelme. Aos 39 minutos Paredes aproveitou o passe do camisa 10 e bateu forte para empatar. E já nos descontos Cata Díaz cabeceou um centro perfeito de Román para dar a vitória aos xeneizes. O placar deixou o Boca com 27 pontos, a apenas dois do líder Newell’s, empatado com o San Lorenzo na vice-liderança.

Quem perdeu a chance de se aproximar do Newell’s na liderança foi o Arsenal. O Viaduto chegaria a um ponto da liderança caso derrotasse o Lanús fora de casa. Mas Pasqualini e Silva marcaram nos últimos minutos, dando a vitória aos granates por 2 a 0. O placar deixou ambas as equipes com 25 pontos, a quatro de distância do líder. Sendo que o Lanús tem a vantagem de ter confrontos diretos com Boca Juniors e Newell’s nas duas últimas rodadas.

Ao fim, o Newell’s segue líder com 29 pontos, seguido por Boca e San Lorenzo com 27 e Lanús e Arsenal com 25. As três últimas rodadas prometem ser enfartantes.

Outras partidas: Belgrano 2 x 0 Colón, Racing 0 x 1 Argentinos Jrs., Vélez Sarsfield 0 x 0 River Plate.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 9 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.