Primeira Divisão

Lanús: conheça um pouco da sensação do Campeonato Argentino 2016

A Copa Libertadores de 2016 ainda está nas quartas de final, mas a Argentina já conhece o seu primeiro representante para o ano que vem: é o Lanús, time que é a atual sensação do país com uma campanha incontestável no Campeonato Argentino 2016 e que além da vaga já conquistou o direito de estar na final e disputar o título argentino, troféu que pode levantar pela segunda vez em sua história. Faltando apenas duas rodadas para o final da primeira fase, o time tem 37 pontos conquistados, 9 a mais do que o segundo colocado Estudiantes. São 12 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota em todo o campeonato, sendo que nos últimos 5 jogos foram 5 vitórias com 1 gol sofrido. O time tem a melhor defesa da competição, só sofreu 6 gols até aqui e divide o melhor ataque com Godoy Cruz e Racing, com 26 marcados.

O comandante da equipe é Jorge Almirón, que após uma passagem apagada pelo Independiente, parece ter se reencontrado com as glórias no Granate. “Obviamente é uma felicidade muito grande ter conquistado este primeiro objetivo (a classificação para a final), a integração entre time e torcida tem sido muito importante pra nós. Nossa comissão técnica é fantástica e trabalha muito unida para que estes resultados apareçam”, declarou no domingo após o final da partida contra o Aldosivi.

almiron-1
“El Negro” Almirón é quem comanda o Lanús rumo a seu segundo título argentino

O homem gol do Lanús no campeonato é o veterano Jose Sand, de 35 anos que no jogo contra o Aldosivi marcou de peito o segundo gol do jogo (confira abaixo). Em sua segunda passagem pelo Lanús, o atacante já balançou as redes adversárias 13 vezes em 14 jogos e é o artilheiro isolado da competição, seguido por Ábila do Huracan e Garcia do Godoy Cruz, ambos com 9. Com passagens por River Plate, Racing e Tijuana-MEX, desde a temporada passada quando atuava pelo Aldosivi vem mantendo uma boa média de gols e mostra que a idade não está pesando em nada quando o assunto é balançar as redes.

Elenco

O restante do elenco é formado por jogadores com certa experiência, com passagens por diversos clubes argentinos e carreira internacional, mas não tão badalados. A zaga é uma mescla de juventude com experiência, já que conta com os jovens Jose Gomez (ex-San Martin) de 22 anos e Gustavo Gomez de 23 anos, este titular da seleção paraguaia que disputa as eliminatórias para Copa do Mundo 2018; Diego Braghieri de 29 anos, mais famoso por quase ter quebrado a perna de Ronaldinho Gaúcho quando atuava pelo Arsenal de Sarandi em 2013 e Diego Colotto de 35. com sólida passagem no futebol espanhol. O meio campo tem Román Martinez, veterano de 33 anos com passagens por Estudiantes, Tigre e futebol espanhol; Gonzalo Castellani, de 28 anos emprestado do Boca Juniors e a segurança de Lautaro Acosta, um dos remanescentes do time campeão da Sul Americana em 2013. Já no ataque, além do artilheiro Sand, o Lanús conta com os serviços de Pablo Mouche, que defendeu o Palmeiras nas últimas duas temporadas.

Lanus-primer-finalista-argentino_OLEIMA20160508_0225_28
Sand: aos 35 anos é o artilheiro isolado do Argentino

Granate “copero”

Após a vitória sobre o Aldosivi, o Lanús ainda alcançou outro feito: pelo 12° ano consecutivo o time vai disputar um torneio internacional, façanha que atualmente nenhum dos 5 grandes anda conseguindo. Enquanto o Granate completa mais de uma década nas competições organizadas pela Conmebol, tendo conquistado a Copa Sul Americana em 2013, o Boca neste momento tem 5 seguidas, River 4, San Lorenzo e Estudiantes 3 e os rivais Racing e Independiente, 2.

Lanus-internacional-Infografia-Luciano-Canet_OLEIMA20160508_0238_28
(Infografía Luciano Canet – Olé)

Além da Copa Sul Americana, o Lanús também foi campeão da Copa Conmebol em 1996, quando derrotou o Independiente Santa Fe da Colômbia na final. Foi vice da mesma em 1997, perdendo o título para o Atlético-MG na final e em 2014 perdeu a Recopa para o mesmo Atlético, em um jogo eletrizante no Mineirão.

Alexandre Silva

Quase ex-jornalista. Apresentador e repórter na Rádio Transamerica BH, mineiro e torcedor da Seleção Argentina desde a Copa de 98. @AlexandreSilva8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 9 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.