Boca

4-4-1-1: o esquema copero?

 

biachiliberta

O Boca Juniors fez seu primeiro treinamento visando a partida de volta contra o Newell’s Old Boys, que vale uma vaga nas semifinais da Libertadores. Nele, Carlos Bianchi armou a equipe com o mesmo esquema tático utilizado na partida contra o Corinthians: o cauteloso 4-4-1-1, diferente do 4-3-1-2, tradicionalmente utilizado pelos xeneizes.

O Virrey escalou hoje a equipe titular com: Orión, Marín, Pérez, Caruzzo e Clemente; Erbes, Somoza, Erviti e Sanchez Miño; Riquelme; Martinez. Chiqui Pérez entra no lugar do suspenso Burdisso, e Burrito Martinez esquentou o lugar para Blandi, que treinou à parte hoje, mas que certamente será titular. Mas a equipe ainda não está confirmada, e não está descartado o tradicional 4-3-1-2, com a saída de Sanchez Miño, com Blandi e Martinez formando o ataque xeneize.

A pergunta que muitos se fazem é o possível impacto da goleada sofrida pelo Boca contra o Newell’s no último domingo pelo Final. Mesmo tendo mandado a campo uma equipe completamente reserva, muitos temem que os 4 a 0 sofridos em Rosário podem de alguma maneira influenciar o ânimo da equipe. Mas o treinador não perdeu tempo e veio a público fazer uma declaração forte: “prefiro ganhar uma Libertadores do que dez campeonatos nacionais”. A declaração visa claramente tirar o peso da derrota e direcionar o foco para o confronto decisivo de quarta-feira.

O treinador do Boca acrescentou: “depois do 4 a 0, o favorito a vencer na quarta é o Newell’s, mas a Libertadores é um torneio que sabemos jogar. O que vivemos no domingo pelo torneio Final foi difícil, mas agora é hora de pensar que o jogo de quarta-feira será totalmente diferente. Temos de pensar que vamos nos classificar. Para nós só importa chegar à final e vencer a Libertadores”.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.