Arquivo

A Argentina de Sabella

Desde Buenos Aires – Na próxima sexta-feira começa as eliminatórias para o Mundial de 2014. Com a ausência do Brasil, por ser o país sede já possui lugar assegurado na próxima Copa, a Argentina assumirá o papel de protagonista ao lado do Uruguai.

Os jogadores já chegaram, os treinamentos em Ezeiza já iniciaram, mas Sabella ainda possui algumas dúvidas no time para a estréia contra o Chile, no Monumental de Nuñez. Principalmente no meio campo, onde procura um substituto para Mascherano, suspenso por ter sido expulso na última partida da seleção pela Copa América.

Muito se falou sobre Braña ou Rinaudo como candidatos para assumir a vaga, mas o provável escolhido será Banega, que nos dois primeiras treinamentos táticos figurou entre os titulares e não saiu mais.

A provável equipe que entrará em campo nesta sexta será formada por: Andújar; Zabaletta, Burdisso, Demichelis, Otamendi, Rojo; Sosa, Banega, Di María; Messi e Higuaín

A imprensa local tem exaltado o trabalho do novo treinador e se mostrado satisfeita com sua proposta. Apesar ter vivido a experiência como técnico da albiceleste apenas por quatro jogos, Sabella agrada pela boa mentalidade tática, aberta a novos esquemas e boa adaptação de esquemas de acordo com o que a sitaução exija.

Prova disso foram os dois primeiros jogos à frente da seleção. No primeiro contra a Venezuela, vitória magra e uma formação 4-3-3 que não agradou muito. Já no segundo jogo contra a Nigéria, utilizou um 3-3-2-2, que sem a bola defende com muita gente e com a bola libera Di María para chegar mais ao ataque. Esta última opção está mais ao gosto do técnico para a estreia.

Contra o Brasil, pelo superclássico das Américas, utilizou esquemas defensivos, pois admitia possuir uma seleção mais fraca tecnicamente que a dos vizinhos. Ainda sim, conseguiu segurar o jogo rápido e de toque de bola da seleção canarinho por 145 minutos. Só encontrou dificuldades quando precisou sair para buscar o resultado.

Muito dessa simpatia com relação ao treinador tem a ver com seus antecessores. Sergio Batista estava longe de ser uma unanimidade e Maradona… Maradona sempre é um tema a parte, mas é fato que não reunia uma grande quantidade de simpatizantes no período que esteve no comando da seleção.

Susto com Demichelis e Aguero descartado

No treinamento desta manhã, um susto quando Demichelis dividiu uma bola pelo alto com Roja e caiu inconsciente no gramado. Uma ambulância foi chamada até o local, mas o defensor se recuperou e saiu caminhando lentamente para realizar alguns exames e não deverá ser problema para a partida.

Em uma coletiva, Sergio Aguero afirmou que dificilmente jogará a segunda partida contra a Venezuela. O jogador que sofre de uma contratura no músculo adutor esquerdo, já estava descartado para este primeiro encontro contra o Chile.

Leonardo Ferro

Jornalista e fotógrafo paulistano vivendo em Buenos Aires desde 2010. Correspondente para o Futebol Portenho e editor do El Aliento na Argentina.

7 thoughts on “A Argentina de Sabella

  • Willian Alves de Almeida

    E Osvaldo vai jogar pela seleção Italiana…

  • Gustavo

    Já é hora de experimentar alguém na zaga, pois Demichelis ( principalmente) e Burdisso não são nada confiáveis. Tb acho que o treinador deveria criar uma maneira de colocar o Pastore de titular, já que, certamente, é um dos melhores do mundo!! Quando o Lamela estiver recuperado, vai dar uma (agradável) dor de cabeça ao Sabella como arrumar o meio-campo!!

  • Renan

    Temos que começar bem.! Fundamental vencer os 3 primeiros jogos.

    A esporte interativo não irá mostrar o jogo sexta?

  • Raulinson josé

    A entrada do Banega no meio campo pode nos dar muitas opções para saída de bola,mais possibilidade de posse e cadência.Espero que Mascherano volte como zagueiro,ele é limitadíssimo como volante,não consegue dar dinâmica ao jogo,é um atraso para qualquer sistema com 3 zagueiros e 2 laterais,o que nos remete a um 5-3-2 ou 5-1-3-1 ou 5-4-1.
    A defesa com 3 zagueiros e Mascherano=4 zagueiros na prática e mais dois laterais sem características ofensivas resultando em 6 jogadores sem características ofensivas.
    Se levarmos em conta que Di Maria corre,mas não sabe fazer a bola correr,veremos que ficamos somente com Sosa e Messi para essa função,ou seja,perdemos o meio campo,perdemos o poder de criação e ficamos dependendo de Messi com jogadas individuais ou passes geniais,o que é muito pouco,visto que ele é só um e não pode jogar contra 11 sempre.
    Quanto a imprensa argentina está feliz com Sabella,é normal porque ela age assim com todos que entram,aí os resultados nunca chegam e ela diz:TÁ VENDO,EU AVISEI QUE NÃO TINHA EXPERIÊNCIA,QUE NÃO ESTAVA À ALTURA DO CARGO,BOM MESMO É AQUELE OUTRO……

  • jaisson alves de sousa

    + Q selecao RUIM, Sosa titular e o Pastori na reserva num tem logica isso, Montillo nem na reserva fica, ate J.Gutierrez e convocado e incrivel esses tecnicos da argentina como sao RUINS p convocar!!!!!!!!!
    os zagueiros Demicheles mt RUIM , Otamendi sem seguranca esse deveria ficar au meno no banco , o Demicheles longe da selecao!!! o velocista Di Maria deveria ser reserva, Rojo mt fraco reserva absoluto, prefiro o Insua!!!!! ele convocou ate o perna de pau do Brana, deixou Canteiros de fora e brincadeira !!!!!!!!
    PELO Q EU TO VENDO A SELECAO ARGENTINA VAI FICAR + 25 ANOS CM GANHAR NDA C CONTINUAR COM ESSES TECNICOS RUINS… TA FEIA A COISA PS HERMANOS !!!

  • jaisson alves de sousa

    CORRIGIR sao 18 anos cm ganhar nda vai ficar + 18 !!!

  • Jadson S. Vieira

    Gosto do Banega nesta formação. Creio que a saída de jogo e os contra-taques serão mais eficientes com a presença dele. Duas coisas me desagradam nesta seleção argentina, a ausência de alguém para ajudar o Messi na distribuição do jogo e a insistência em colocar Demicheles e Budisso como titulares. Estamos vendo que o Messi está sobrecarregado. No Barcelona ele faz muitos gols visto que Daniel Alves, Xavi (principalmente este) e Iniesta servem-no muito bem. Na seleção ele é obrigado a servir e com isso faz poucos gols. Acho que a entrada de Pastore e Banega e o auxilio de Di Maria poderia ser mais interessante para vermos uma seleção Argentina de mais toque de bola ao estilo Barcelona. Para a zaga, acredito que Pareja é mais seguro do Demi e Bur. Outras boas opções seria Garay (não foi nem convocado) e Mascherano (cortado por contusão) improvisado na defesa. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.