Categories: River

A modéstia de Ramón: Messi e Mourinho? “Sou igual a eles”

“Eu sou o cara!”. Este foi o tom

Em entrevista ao jornal espanhol Marca, o atual técnico do River Plate, Ramón Diaz resolveu falar coisas surpreendentes. Um pouco do que disse foi em certo tom de brincadeira; um outro pouco, em tom um pouco mais sério. Contudo, o que importa mesmo foi o que falou. E a importância disso está no que as suas palavras revelam de sua personalidade.

Sem nenhum constrangimento Ramón Díaz encarou o microfone do diário Marca, da Espanha e brindou a todos com inúmeras pérolas. Todas elas reveladoras de uma personalidade bastante egocêntrica, ou narcisista, se preferirem. Ao falar de Messi, não ficou sequer vermelho ao revelar que jogava muito parecido com La Pulga. Ou melhor, não que ele se parecia com Messi, mas que o ídolo do Barça é quem parece com o ex-atleta Ramón Díaz.

E quando perguntado sobre o técnico de sua preferência, não titubeou e associou o seu perfil ao de José Mourinho, atual comandante do banco do Real Madrid. Além disso, o técnico do Millo antecipou que alguns jogadores podem chegar ao River no meio do ano. Entre eles estaria Demichelis (um nome quase certo) e “el conejo” Saviola, ambos jogadores do atual elenco do Málaga, da Espanha. Veja as respostas de Díaz ao jornal espanhol.

Qual jogador se parece com o jogador Ramón Díaz?

“Messi”, respondeu Ramón sorrindo amarelo e observando os sorrisos que suas palavras geravam. “Ele é canhoto como eu; é veloz. Obvio que é o melhor jogador do mundo. Porém, vejo que ele é capaz de fazer algumas coisas que eu fazia. Obviamente que ele marcou muito mais gols do que eu”.

Messi é o melhor jogador da história do futebol?

“A mim ele agrada muito. O que conseguiu Messi não conseguiu nem Maradona. Ninguém. Quatro bolas de ouro consecutivas, e tudo apenas com o Barcelona. E ainda é muito jovem; vai seguir ganhando coisas importantes”.

Com qual técnico de futebol você se identifica?

“Gosto muito do estilo do Mourinho. É um grandessíssimo treinador. Ele é um grande treinador, assim como eu sempre fui. Gosto muito que me respeitem e gosto muito de passar toda a minha experiência aos jogadores de maneira a que eles façam o melhor possível. Tenho como estilo assumir toda a pressão de forma que o jogador faça a sua parte dentro de campo e se divirta. Pretendo sempre que o atleta tenha toda tranquilidade, enquanto eu assumo a pressão das pessoas e da imprensa”.

Você ainda tem o desejo de voltar à Copa Intercontinental para se vingar da derrota sofrida? (O Marca se refere à derrota na final da Intercontinental para Juventus da Itália, por 1×0, em 1996. Na ocasião, Díaz tinha um super-elenco, com “El Príncipe” Francescoli, Berti, Ortega e Sorín. Já La Vecchia Signora, de Marcelo Lippi, tinha Zidane, Del Piero, Bokšić e Didier Deschamps. Del Piero foi o nome do gol aos 36 minutos do segundo tempo).

“Claro que sim!”, disse Ramóm. “Só que para tanto precisamos primeiro jogar a Libertadores. Imagina só: eu esperei por dez anos para voltar ao River; como não iria querer disputar a Libertdores e ganhá-la? Claro que sim, tenho todo o desejo de me vingar numa final mundial”, completou o técnico do Millo, deixando escapar a mágoa ardente por aquela derrota dolorosa para a comunidade River Plate.

Dizem por aí que Demichelis e Saviola podem voltar ao River em curto prazo. É possível?

“Sim, a possibilidade existe e é real. Claro que temos de esperar até junho para falar com eles. No entanto, ambos têm muita vontade de voltar. Estão já há muito tempo na Europa e sabem o que o River ainda pode significar em suas carreiras; conhecem o clube. Por certo vão gostar muito de poder retornar”, informou Díaz, desfaçando, contudo, que um acerto com Demichelis já está sendo tramado nos bastidores e que o nome do jogador logo deve ser anunciado.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Recent Posts

César Luis Menotti, o técnico da Copa 1978 que a seleção teve graças ao Juventus-SP

Originalmente publicado em 5 de novembro de 2018 - e com atualizações em 5 de…

2 semanas ago

As Principais Características dos Slots Online

Os slots online, também conhecidos como máquinas caça-níqueis ou simplesmente slots, são um dos jogos…

2 meses ago

7 jovens talentos argentinos para ficar de olho em 2024

Apesar do excelente desempenho nas Eliminatórias Sul-Americanas e da incerteza sobre a continuidade de Lionel…

5 meses ago

50 anos do primeiro Mundial do Independiente

Originalmente publicado no aniversário de 40 anos, revisto, atualizado e ampliado Há exatos 50 anos,…

6 meses ago

Elementos em comum entre Boca Juniors e Fluminense

Os seis duelos pela Libertadores entre 2008 e 2012 corrigiram certa lacuna do século XX,…

7 meses ago

50 anos do Huracán 1973: o time que ressoou na Copa 78 levando Menotti à seleção

Originalmente publicado no aniversário de 45 anos, em 16-09-2018 - e revisto, atualizado e ampliado…

8 meses ago

This website uses cookies.