Primeira Divisão

A quinta-feira de futebol na Argentina

Em todos os jogos da segunda rodada se repeita um minuto de silêncio em memória das vítimas da explosão em Rosario
Em todos os jogos da segunda rodada é repeitado um minuto de silêncio em memória às vítimas da explosão no prédio em Rosario

Desde Buenos Aires – A quinta-feira de futebol na Argentina começou cedo: às 17h00 duas partidas movimentavam a continuação da segunda rodada do Torneo Inicial 2013. No sul da grande Buenos Aires, o Quilmes tentou, lutou, sofreu… mas conseguiu derrotar o Godoy Cruz pelo placar mínimo: 1 a 0. O gol foi de Caneo que só entrou na partida depois da insistência dos torcedores em gritarem seu nome. O técnico Nelson Vivas não fez ouvidos surdos e colocou o camisa 10 em campo. Não se arrependeu.

Na outra partida que ocorria simultaneamente, mas na província de Santa Fé, o Atlético Rafela soube virar o placar diante de um Lanús bem organizado e que promete muito, novamente, nesse campeonato. O detalhe foi que o Granate abriu o placar com ele, Santiago Silva! O terceiro gol do atacante uruguaio em dois jogos. Bianchi do alto de sua sabedoria deve estar pensando se fez a coisa certa ao afastá-lo do plantel para este ano. Porém o fator “casa” foi determinante e com um gol logo no minuto seguinte de Vera, o Atlético Rafaela colocou a já mencionada “casa” em ordem e teve a tranquilidade para virar com Depetris; placar final 2 a 1.

E na última partida de hoje, o Vélez embalado pela vitória na estreia fora de casa diante do Tigre, vinha com água na boca para devorar o Arsenal, que sofreu demais para empatar com o Estudiantes de La Plata no último minuto e jogando em Sarandí. Já diz o desgastado ditado “futebol não é uma ciência exata”. E não é mesmo. Apesar da suposta fragilidade aparente, o Viaducto dominou todo o primeiro tempo e na etapa final teve a chance mais clara do jogo nos pés de Caraglio (cuidado com a pronúncia desse nome). O Fortín reagiu, passou a controlar o jogo, porém ainda foi pouco. Um amargo empate sem gols deixou Gareca com cara de poucos amigos, o que quer dizer a cara de sempre.

Amanhã, teremos mais três jogos válidos pela segunda rodada:

17h00 Olimpo x Tigre

19h10 Racing x San Lorenzo

21h15 River Plate x Rosario Central

Na terça-feira o Newell’s de David Trezeguet fará sua estreia em Rosario diante do Gimnasia y Esgrima La Plata. A Lepra ainda precisa recuperar o jogo contra o Boca na Bombonera, válido pela primeira rodada, já que ganhou alguns dias a mais de folga da AFA devido sua campanhar na Copa Libertadores.

 

Leonardo Ferro

Jornalista e fotógrafo paulistano vivendo em Buenos Aires desde 2010. Correspondente para o Futebol Portenho e editor do El Aliento na Argentina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.