Arquivo

Acesso Metropolitano: Sarmiento de Junín volta em alta e assume liderança isolada da B Metropolitana

Neste fim de semana, os torcedores das equipes da Primeira B Metropolitana e da D foram premiados com o retorno do futebol, após o período de férias. Alguns clubes demonstraram bom calibre na preparação física e ritmo de jogo, casos do Sarmiento de Junín, agora o líder isolado da B Metro, e do Colegiales, que fez bonito sobre Lamadrid, em Villa Devoto. Outros, parecem reféns da forte pré-temporada e precisarão de tempo para voltar à competitividade, casos do Brown de Adrogué e do Nueva Chicago. O mesmo vale para quase todas as equipes da Primeira D. Quase; pois duas delas venceram com propriedade seus adversários e seguem na parte de cima da tabela: tratam-se do Centro Español e do Fénix.

Primeira B Metropolitana

O Sarmiento bateu no Tristán Suárez por 1×0, em Junín, e ficou com a liderança isolada da B Metro. Apesar do magro resultado, o conjunto verde foi muito superior ao seu rival e poderia ter vencido o duelo por uma bela goleada. O gol da vitória saiu logo aos 11 minutos de partida com Ramón Ábila, que se aproveitou de uma ótima jogada de Ezequiel Cerutti. Antes disso, o Sarmiento já havia perdido ao menos duas chances claras de abrir o marcador. Embora tivesse várias outras chances para ampliar ainda no primeiro tempo, o resultado ficou mesmo no 1×0. Já na segunda etapa, o técnico Sergio Lippi pediu que sua equipe apenas controlasse as ações e mantivesse o resultado. Com o triunfo, o Sarmiento se sagrou o líder isolado da B Metropolitana.

Ábila comemora o gol isolado do triunfo do Sarmiento de Junín

Duas outras equipes também parecem prontas para tirar vantagem da letargia de quase todas as demais. Uma dela é o Colegiales; a outra, o Estudiantes Caseros. O Cole foi a Villa Devoto e precisou de apenas 28 minutos para golear o General Lamadrid por 4×0. A equipe foi tão arrasadora que o próprio treinador, Atilio Svampa, pediu que seus jogadores diminuíssem o ritmo. O destaque vai para o goleador Angel Vildozo, autor de dois gols. No mesmo ímpeto que o Colegiales está o Estudiantes de Buenos Aires. Em Caseros, o Pincha recebeu a boa equipe do Flandria e venceu por 3×1. O resultado foi importante para o Estudiantes, pois a equipe vinha de um grande vacilo ao fim de 2011.

Como era de se esperar, algumas equipes parecem longe da melhor forma técnica e tática como resultado dos fortes trabalhos da pré-temporada. O caso principal é o Brown de Adrogué, que não saiu do zero diante do irregular San Telmo. Mesmo com o apoio de seus torcedores, o conjunto dirigido por Vicó não conseguiu chegar ao gol. Não que faltassem oportunidades para isso; foram muitas, mas foi justamente na finalização das jogadas que o Tricolor de Adrogué acusava a forte pré-temporada que fez. Situação parecida é a do Platense. Em Vicente López, o Calamar bateu no Temperley por 1×0 com um gol de Luis Solignac, aos 45 minutos do segundo tempo, e sob desespero e até protesto de sua fiel torcida. Pior que o Platense está o Nueva Chicago, que fora de casa perdeu por 2×1 para o Villa San Carlos.

Outros resultados: Barracas Central 0x2 Sp. Italiano; Dep. Morón 0x1 Almagro; Dep. Armenio 0x2 Comunicaciones.

Classificação:

Sarmiento: 45 pontos; Brown de Adrogué: 43 pontos; Estudiantes: 42 pontos; Nueva Chicago: 34 pontos; Platense: 34 pontos; Los Andes: 32 pontos; Comunicaciones: 32 pontos; Villa San Carlos: 32 pontos; Almagro: Def. de Belgrano: 26 pontos; Dep. Armenio: 26 pontos; Flandria: 25 pontos; San Telmo: 24 pontos; Sp. Italiano: 24 pontos; Barracas Central: 23 pontos; Acassuso: 23 pontos; Temperley; 19 pontos; Dep. Morón: 19 pontos; Tristán Suárez: 16 pontos; General Lamadrid: 14 pontos.

Primeira D

O destaque da rodada vai para duas equipes, o Centro Español e o Fénix. O Gallego bateu no San Martín Burzaco, no duelo de duas das melhores equipes da Categoria. Porém, como era de se esperar, a partida foi extremamente difícil para o conjunto local. Quando todos davam o confronto por empatado, surgiu Miramontes para colocar a pelota contra o próprio arco e decretar a vitória do Centro Español. Eram decorridos 47 minutos do segundo tempo. Com o triunfo o Gallego ficou por 24 horas na primeira posição da Categoria. Na tarde de hoje, o Fénix foi à cancha do Acassuso e bateu no Sportivo Barracas por 3×1. Com o resultado, o Blanquinegro manteve a liderança isolada da Primeira D.

Imagem da hinchada do Centro Español, que venceu o San Martín com um gol aos 47 do segundo tempo

Outro que reiniciou muito bem na Categoria foi o Argentino de Quilmes, que bateu no Deportivo Paraguayo por 4×1 fora de casa. O resultado colocou o Mate na terceira posição e deu mostra de que a equipe deverá ser um dos favoritos para o ascenso ao fim da temporada.

Outros resultados: Argentino de Rosario 0x1 Atlético Lugano; Atlas 1×1 Juventud Unida; Victoriano Arenas 4x1Yupamqui; Claypole 0x1 Cañuelas; Central Ballester 0x0 Ituzaingó; Deportivo Muñiz 1×1 Riestra.

Classificação:
Fénix: 36 pontos; Centro Español: 34 pontos; Argentino de Quilmes: 33 pontos; San Martín Burzaco 29 pontos; Cañuelas: 28 pontos; Deportivo Riestra: 28 pontos; Atlas: 23 pontos; Yupanqui: 23 pontos; Victoriano Arenas: 23 pontos; Juventud Unida: 21 pontos; Ituzingó: 20 pontos; Dep. Paraguayo: 20 pontos; Claypole: 20 pontos; Lugano: 20 pontos; Dep. Muñiz: 20 pontos; Argentino de Rosário: 18 pontos; Spotivo Barracas: 17 pontos; Central Ballester: 9 pontos.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 12 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.